Bomba! Peixe e Timão sofrem punição do STJD

522227 9728 cpSantos, SP, 19 (AFI) – O Superior Tribunal de Justiça (STJD) puniu o Santos nesta terça-feira à noite com a perda de uma mando de campo, além de uma multa no valor de R$ 10 mil em virtude de uma par de tênis atirado pela torcida ao gramado durante o clássico entre Corinthians e Santos (foto), que terminou empatado, por 1 a 1, no dia 03 de junho, na Vila Belimiro, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.

Mas apesar da suspensão, o Peixe não precisará cumprir imediatamente o veredicto do STJD. O Alvinegro tem o direito de jogar o clássico contra o São Paulo na Vila Belmiro, já que segundo os dirigentes santistas, o Estatuto do Torcedor dá prazo de 10 dias, a partir da condenação, para a pena ser aplicada depois do confronto contra o Tricolor.

O Santos foi enquadrado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – deixar de tomar providências capazes de prevenir ou reprimir desordens em sua praça de desportos. A punição será cumprida no dia 30 junho, quando o time do litoral irá receber o Grêmio.

O time da Vila ainda pode recorrer da decisão, mas dificilmente o fará, já que como a pena varia de 1 a 10 partidas de gancho, não seria difícil o clube ter sua situação agravado em caso de um novo julgamento.

Timão também é punido
O Corinthians também não passou ileso pelo STJD, o clube foi punido no valor de R$ 2.500,00 por ter atrasado o seu retorno do intervalo ao gramado em dois minutos após o prazo permitido. O Timão foi multado no artigo 215 do CBJD, – deixar de apresentar a sua equipe em campo até a hora marcada para o início ou reinício da partida.

No Brasileirão, o Santos é o 14.º colocado, com sete pontos em seis jogos. Já o clube do Parque São Jorge é o segundo, com doze pontos, nos mesmos seis jogos. No domingo o Peixe enfrentará o São Paulo. O Corinthians só volta a campo no dia 30 de junho contra o Palmeiras, em virtude do adiamento do seu jogo contra o Botafogo.