Futebol Feminino: Brasil inicia era rumo ao Pan e ao Mundial
Campinas, SP, 23 (AFI) – A Seleção Brasileira de Futebol Feminino está concentrada desde o último dia 20 de Junho no belo Hotel Hilton Hasbrouck, situado no estado de New Jersey. A equipe do técnico Jorge Barcellos terá pela frente neste sábado seu primeiro grande desafio na reta final de preparação para os Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro, medindo forças com a forte Seleção dos Estados Unidos, em partida confirmada para as 17h (18h pelo horário de Brasília) no Giants Stadium.
Para Barcelos, será uma oportunidade única de testar a reação do grupo de craques em condições bastante adversas. O primeiro ponto a ser destacado, é o fato do estádio possuir um gramado sintético e com dimensões bastante reduzidas, principalmente na largura, o que favorece bastante o esquema de jogo do adversário, baseado nas jogadas aéreas. As Norte-americanas já realizaram oito partidas internacionais neste tipo de gramado, totalmente desconhecido pela maioria das atletas brasileiras. O ponto positivo, é poder contar com atletas já consagradas, dando maior força ao grupo de jovens talentos que vem sendo trabalhado pelo treinador desde o Mundial Sub-20 da Rússia em 2006.
A estrutura oferecida pela CBF nesta rápida passagem pelos Estados Unidos é digna das mais consagradas equipes do futebol profissional masculino. As meninas contam com um acompanhamento rigoroso tanto nos aspectos ligados à evolução física, tática e técnica, como também nos campos fisiológico e nutricional, já que existem objetivos a serem alcançados quanto à média de percentual de gordura do grupo. Apesar do rígido controle, as meninas têm à sua disposição um cardápio variado e nutritivo, a base de saladas, legumes, carnes magras, frutas, sucos naturais e iogurtes.
Vale lembrar que não foram esquecidos os trabalhos de acompanhamento ginecológico e a preparação psicológica para enfrentar os grandes desafios que se aproximam, pois logo após o Pan a Seleção terá que se concentrar na disputa da Copa do Mundo da China, em Setembro, e ainda na preparação para a repescagem classificatória para as Olimpíadas de Pequim, prevista para Março de 2008.
O supervisor Paulo Leal Dutra, que se dedica com afinco à evolução da Seleção Brasileira Feminina desde 1993, não esconde sua satisfação pelo ótimo ambiente de trabalho, com total harmonia entre as craques convocadas e a comissão técnica. Ele destaca a presença da Presidente da Federação Paraibana de Futebol, Rosilene Gomes, que chefia a delegação a convite do Presidente Ricardo Teixeira. Rosilene une os papéis de mão e dirigente esportiva com rara competência, colaborando muito para a manutenção do clima de serenidade entre as jogadoras.
A imprensa local tem acompanhado com grande interesse a delegação do Brasil, dando grande destaque aos retornos da zagueira Tânia Maria, da meia Maycon e principalmente da atacante Kátia Cilene, primeira atleta negra estrangeira a conquistar o ESPY awards, considerado o “Oscar” do esporte de alto rendimento dos Estados Unidos. Também merece destaque a presença da atacante Cristiane, autora do gol que deu ao Brasil a medalha de ouro dos Jogos Panamericanos de 2003, e da ala Simone Jatobá, companheira de equipe de Kátia Cilene no Lyon, da França.
O Brasil está confirmado com: Andréia; Simone Jatobá, Aline Pelegrino (capitã), Tânia Maranhão e Michele; Renata Costa, Daniela Alves, Formiga e Maycon; Cristiane e Kátia Cilene.
Jorge Barcellos sabe da responsabilidade de enfrentar a Seleção que lidera o ranking mundial da FIFA, e procurou escalar uma equipe bastante competitiva e a mais entrosada possível. Chama atenção à presença de oito craques com passagem pelo Saad/Bioleve no time titular: Andréia, Simone Jatobá, Aline Pelegrino, Tânia Maranhão, Daniela Alves, Formiga, Maycom e Kátia Cilene já vestiram a camisa do mais tradicional clube do Futebol Feminino Brasileiro, sendo que Andréia, Tânia Maranhão, Daniela Alves, Formiga e Maycon defenderam as cores do azul e branco na atual temporada.
Uma notícia que alegrou ainda mais o ambiente na Seleção foi o retorno de mais três grandes craques à equipe a tempo da disputa do Pan. A atacante Pretinha, que está atuando no Japão, a ala Rosana, que atua na Áustria e a meia Marta, eleita a melhor jogadora do Mundo em 2007 pela FIFA e que atua na Suécia, confirmaram suas apresentações à Seleção logo no retorno da delegação ao Brasil, quando a equipe finalizará sua preparação para o Pan na cidade de Caldas Novas, em Goiás.
Mostrando que nos Estados Unidos as mulheres ocupam papel de destaque na prática do Futebol, o amistoso entre Brasil e Estados Unidos terá como preliminar o confronto entre as seleções masculinas sub-20 dos Estados Unidos e do Chile, com início a partir das 14h15h. O preço dos ingressos varia entre R$ 40,00 e R$ 180,00, sendo esperado um publico superior a 20 mil torcedores. A partida das meninas terá transmissão ao vivo para toda a América do Norte, pela ESPN 2, e pela Galavision, enquanto os marmanjos não terão a partida transmitida ao vivo. As principais empresas do País compraram 100% do espaço publicitário disponível, fato que deveria ser seguido pelos desatentos empresários brasileiros.
Este é o primeiro confronto entre Brasil e Estados Unidos desde a final dos Jogos Olímpicos de Atenas, quando as meninas do Tio Sam conquistaram o ouro na prorrogação, pelo placar de 2 a 1. A carrasca das brasileiras naquela partida, Abby Wambach, está confirmada na equipe titular dos Estados Unidos, que trará mais duas craques bastante conhecidas internacionalmente, a goleira Briana Scurry e a meia Kristine Lilly.
Brasil e Estados Unidos já se enfrentaram 21 vezes com suas Seleções principais, com ampla vantagem das norte americanas, que venceram 18 vezes. A única vitória brasileira foi obtida em 1998, pelo placar de 1 a 0, quando o Brasil era dirigido pelo técnico José Duarte. Formiga, Kátia Cilene, Tânia Maranhão e Maycon participaram daquele confronto, e esperam poder repetir a dose neste sábado.





































































































































