Portuguesa 1 x 0 Vitória - Juiz se enrola e Lusa bate Leão

São Paulo, SP, 26 (AFI) – A Portuguesa finalmente conseguiu engrenar na Série B do Campeonato Brasileiro. A Lusa venceu o Vitória na noite desta terça-feira por 1 a 0, com uma mãozinha do árbitro Marcelo Venito Pacheco, no estádio do Canindé, em São Paulo, pela oitava rodada da competição, chegando à sua terceira vitória consecutiva. O jogo foi transmitido ao vivo pela Com o resultado a Lusa chegou aos 12 pontos e pulou para a 8ª posição. Já o Vitória, que reclamou da arbitragem após a partida, permaneceu com 12 pontos, mas caindo para a sétima colocação. Rádio FI, com transmissão de Luciano Luiz e comentários de Geraldo Nery.

Jogo aberto mas sem gols
O goleiro Ney foi exigido pelo ataque lusitano novamente aos 14 minutos. Rivaldo recebeu na grande área, protegeu do zagueiro e bateu forte, para boa defesa do goleiro rubronegro. A melhor chance do Vitória foi aos 24 minutos.

Após duas vitórias consecutivas, a Portuguesa começou com tudo em cima do Vitória. Nos primeiros cinco minutos a Portuguesa já tinha assustado o goleiro Ney duas vezes, com Rivaldo e Vaguinho. O troco do time baiano foi logo aos seis minutos, com Joãozinho, que chegou a balançar a rede mas a arbitragem anulou o gol.

O zagueiro Sandro lançou em profundidade, Índio aproveitou toque de Joãozinho e bateu colocado. O zagueiro Marco Aurélio, que voltava, desviou para escanteio, para alivio nas arquibancadas do Canindé. A Lusa respondeu mais uma vez com Rivaldo, que recebeu na grande área e bateu cruzado, na trave direita de Ney: 0 a 0. Nervosismo no intervalo
“Isso aqui é um jogo de futebol. Qualquer toque em cima deles ele marca”, esbravejou o zagueiro Marcos Aurélio, na descida aos vestiários.

“Isso aqui tá uma brincadeira”, concluiu o técnico Benazzi, que frequentemente critica atuações dos árbitros brasileiros. Juiz e Lusa respondem
As duas equipes voltaram dos vestiários com as mesmas formações. A Portuguesa também começou como no início da etapa inicial, tomando iniciativa do jogo e descendo ao ataque para abrir o placar.

As coisas foram facilitadas para a Lusa quando Vanderson foi expulso pelo Vitória. Ele se estranhou com Rivaldo, cometeu falta elevou o cartão vermelho direto, para surpresa de todos no Canindé. “Não sei o que aconteceu. Foi aquela coisa de tapa aqui e lá e ele acabou me expulsando. Era para os dois tomarem cartão amarelo”, desabafou Vanderson.

Mesmo com um jogador amenos foi o Vitória que quase marcou. O lateral-esquerdo Alyson recebeu cruzamento de Apodi e perdeu a melhor chance do time baiano, frente à frente com Thiago. O troco da Lusa foi fatal. O atacante Rivaldo, melhor em campo pela a Lusa, arriscou de fora da área, Ney espalmou e Vaguinho aproveitou com o gol vazio: 1 a 0. No ataque seguinte o time paulista quase ampliou. Leonardo cruzou da esquerda, Rivaldo furou e Vaguinho, de novo, quase marcou de letra, rente à trave de Ney.

Próxima rodada
A Portuguesa volta a campo pela nona rodada da Série B contra o Paulista, na próxima sexta-feira, no Canindé. O Vitória vai receber a Ponte Preta, neste sábado, no Barradão. O zagueiro Marcos Aurélio levou o terceiro cartão amarelo e não pega o Galo da Japi.

Ficha Técnica

Portuguesa 1 x 0 Vitória

Local: Estádio Canindé, em São Paulo-SPPortuguesa
Tiago; Bruno, Samuel e Marco Aurélio; Wilton Goiano, Marcos Paulo, Alexandre (Joãozinho), Preto (Bruno Soares) e Leonardo; Vaguinho e Rivaldo (Rogério).
Técnico: Vágner Benazzi

Árbitro: Marcelo Venito Pacheco-RJ
Renda: R$ 39.230,00
Público: 2.741 pagantes
Cartões amarelos: Wilton Goiano, Marcos Aurélio, Samuel (Portuguesa); Jean e Bida (Vitória)
Cartão vermelho: Vanderson (Vitória)
Gols: Vaguinho aos 22’/2T (Portuguesa)

Vitória
Ney; Apodi, Sandro, Jean (Eucimar) e Alyson; Vanderson, Chicão, Bida e Faioli (Jéferson); Índio e Joãozinho (Paulo César).
Técnico: Givanildo Oliveira