Paraguai 5 x 0 Colômbia - Goleada com show de Santa Cruz

Maracaibo, Venezuela, 28, (AFI) – O atacante Roque Santa Cruz deu show e marcou três gols na goleada por 5 a 0 do Paraguai sobre a Colômbia pelo Grupo C da Copa América, nesta quinta-feira, no Estádio José Pachenco Romero, em Maracaibo. Os outros dois gols foram marcados por Cabañas, artilheiro da Copa Libertadores da América, pelo América-MEX. Com a vitória, os paraguaios ficaram muito bem para o restante da competição, já que o Grupo C é considerado muito difícil por ter Argentina e Estados Unidos. Já a Colômbia ficou em situação complicada e precisará de pelo menos um empate com a Argentina para não precisar torcer por resultados dos outros grupos.

Susto no início
Os paraguaios iniciaram a partida com uma leve superioridade em campo e já deram um susto nos colombianos logo no início com uma cabeçada perigosa de Roque Santa Cruz. Porém, a Colômbia conseguiu marcar adiantado e neutralizar o ataque adversário, equilibrando a partida.

Pênalti desperdiçado
Os colombianos tiveram uma chance de ouro de abrir o placar quando Ferreira, que joga pelo Atlético-PR, foi derrubado na área por Riveros e o árbitro marcou pênalti. Mas Dominguez cobrou muito fraco e o goleiro Villar não só defendeu como agarrou a bola com segurança.

O pênalti desperdiçado acendeu os paraguaios e o time abriu o placar com um rápido contra-ataque, aos 29 minutos. Santa Cruz ficou cara-a-cara com o goleiro Calero e não perdoou, marcando o primeiro gol paraguaio. Após o gol, a partida seguiu equilibrada até o fim do primeiro tempo.

Passa boi, passa boiada
O Paraguai chegou com tudo para o segundo tempo e marcou um gol-relâmpago. Santa Cruz recebeu um lançamento de longa distância e conseguiu correr mais que Ivan Córdoba, concluindo para o fundo das redes na saída do goleiro colombiano, aos 25 segundos da etapa complementar.

A Colômbia criou duas oportunidades boas antes dos 25 minutos, mas não finalizou bem e perdeu as chances.

Sem precisar de muito esforço, os paraguaios conseguiram aproveitar a passividade dos colombianos e Santa Cruz marcou seu terceiro gol na partida, aos 34 minutos. O artilheiro aproveitou um cruzamento de Bonet da direita e cabeceou livre para o gol. Nenhum dos três zagueiros que estava na área notou a presença do centroavante.

Cinco minutos depois, foi a vez do artilheiro da Copa Libertadores fazer seu papel. Cabañas marcou com um chute firme, fazendo o quarto gol. Para fechar a goleada, aos 42, Cabañas novamente marcou em um contra-ataque veloz que terminou com um toque sutil na saída do goleiro, que levou o 5° gol.Paraguai 5 x 0 Colômbia

Ficha Técnica

Local: Estádio Pachencho Romero, em Maracaibo (Venezuela)Paraguai
Villar; Darío Verón, Júlio Cáceres, Paulo da Silva e Morel Rodríguez; Bonet, Edgar Barreto, Riveros e Jonathan Santana (Enrique Vera); Oscar Cardozo (Cabañas) e Roque Santa Cruz (Dante López).
Técnico: Gerardo Martino.

Árbitro: Jorge Larrionda (Uruguai)
Gols: Roque Santa Cruz, aos 29’/1T; Roque Santa Cruz, aos 25’’/2T; Roque Santa Cruz, aos 36’/2T; Cabañas, aos 39’/2T; Cabañas, 42’/2T (Paraguai)

Colômbia
Calero; Vallejo, Ivan Córdoba, Yepes e Arizala (Marín); Viáfara, Vargas, Domínguez (Torres) e Ferreira; Perea e Rodallega (Luiz Gabriel Rey).
Técnico: Jorge Luís Pinto.