PAN: Craque que pediu dispensa da Seleção carrega Tocha

Porto Alegre, RS, 29 (AFI) – Estrelas do esporte gaúcho participaram nesta sexta-feira, dia 29, do Revezamento da Tocha Rio 2007 pelas ruas de Porto Alegre, na primeira escala da Chama Pan-americana na região Sul do país. De férias no Brasil, Ronaldinho Gaúcho teve a honra de encerrar o trajeto do símbolo dos Jogos na cidade em que nasceu, acendendo uma pira instalada no Largo Glênio Peres, no Centro, onde estavam programados vários espetáculos com artistas locais.Campeã mundial do solo em 2003 e classificada para o RIO 2007, a ginasta gaúcha Daiane dos Santos também foi uma das condutoras da Tocha pela cidade. Também participaram o atacante Fernandão (Internacional) e o ex-goleiro Danrlei (Grêmio).

Em Porto Alegre, a Chama Pan-americana seguiu as tradições gaúchas. A Tocha foi acesa em uma pira em formato de chimarrão, um dos símbolos mais famosos do estado do Rio Grande do Sul. A Tocha foi iluminada em frente ao Palácio Piratini, sede do governo estadual, pela governadora Yeda Cruisius. Ela entregou o símbolo para o ex-jogador de vôlei Carlão, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona-92 e Embaixador do Revezamento da Tocha na região Sul, que iniciou o percurso. Também participou da cerimônia o cônsul-geral do Uruguai na cidade, Pablo Ernesto Corrêa. O Uruguai é o país representado por Porto Alegre no Revezamento.

Neste sábado, a Chama Pan-americana segue no Sul do Brasil, visitando Foz de Iguaçu (Paraná). O Revezamento se encerra no dia 13 de julho, quando o fogo chega à cidade do Rio de Janeiro para a Cerimônia de Abertura dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007.