Portuguesa 1 x 1 Paulista - Lusa a um passo do G4

São Paulo, SP, 29 (AFI) – A Portuguesa perdeu uma ótima oportunidade de assumir um lugar entre os quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro da Série B. O time lusitano apenas empatou por 1 a 1 com o Paulista, na noite desta sexta-feira, no Estádio Canindé, em São Paulo, na abertura da nona rodada. Já o Galo pôs fim a um seqüência de quatro derrotas seguidas fora de casa. A equipe de Jundiaí não apresentou um grande futebol, mas foi competitiva e em nenhum momento o time luso pressionou incisivamente. No final do jogo, os jogadores e os dirigentes do Paulista reclamaram bastante da arbitragem. Segundo os jundiaienses, o pênalti que resultou no gol da Portuguesa não existiu e um gol do Galo, marcado aos 47 minutos do segundo tempo, foi mal anulado pelo arbitro.

Com o resultado, a Lusa passou a ocupar a sexta colocação, com 13 pontos. Já os visitantes seguem próximos da zona de rebaixamento, já que estão no 16º lugar, com nove pontos. 100 jogos
Em um tempo onde não há identificação entre jogadores e clubes, o torcedor lusitano tem um motivo para se orgulhar. O lateral-direito Wilton Goiano, um dos xodós da torcida rubroverde, completou na partida seu 100º jogo com a camisa da Portuguesa.

Ele é o terceiro jogador do atual elenco que bater a marca. O lateral-esquerdo Leonardo e o volante Alexandre foram os outros. Antes da partida, o atleta foi homenageado pela diretoria do clube.Wilton, que chegou ao Canindé no inicio de 2005, participou da campanha vitoriosa do título paulista da Série A-2 2007 e do time que quase conquistou o retorno à elite do futebol brasileiro, em 2005.

Gol relâmpago
“Estou aqui pra isso. Deu uma brecha tenho que por pra dentro”, disse Neto Baiano.

O jogo começou truncado, mas logo aos 4 minutos, o Paulista abriu o placar. Após trama do ataque jundiaiense, a bola sobrou para Neto Baiano. O matador tricolor não perdoou e estufou as redes portuguesas. 1 a 0 Paulista.

Mesmo após o gol, o Paulista não deixou a Portuguesa dominar o jogo. Os donos da casa tinham maior posse de bola, mas não conseguiam criar reais chances de gol. Aos 36 minutos, a Lusa ainda perdeu um dos seus melhores jogadores. O atacante Vaguinho sentiu uma contusão e teve que ser substituído por Joãozinho. Na saída para o intervalo, os jogadores do Paulista comemoravam a vitória, mas ressaltavam as dificuldades que teriam no segundo tempo.

“Estamos na frente, mas o time da Portuguesa é muito forte no Canindé e tenho certeza que vão voltar com tudo na segunda etapa. Temos que voltar atentos para manter a vitória”, disse o volante Jairo. Pressão e empate
O segundo tempo começou e a Portuguesa voltou como Jairo previa. Com um forte ímpeto ofensivo, a Lusa encurralou o Paulista. Aos 15 minutos, em um lance polêmico em que Jorginho Paulista tentou proteger o lance dentro da área, o árbitro marcou pênalti em cima do lateral-direito Wilton Goiano. O goleiro Tiago saiu de sua meta e converteu a penalidade: 1 a 1.

“É brincadeira. Trabalhamos sério durante a semana e acontece isso. Eu estava próximo ao lance e vi que não foi pênalti”, reclamou o volante Claudinei. O time do Paulista não conseguia coordenar as jogadas de ataque e o técnico Marcelo Veiga, assim como fez contra o Santa Cruz, substituiu Davi e Juliano. Em seus respectivos lugares, entraram Wanderson e Zeziel.

Mesmo com as alterações, o Paulista não melhorou ofensivamente. Mas como o time da Portuguesa também não tinha qualidade na chegada, o jogo caminhava para o empate. Aos 47 minutos, porém, o Paulista marcou o segundo gol com Marcos Denner. Porém, mais uma vez contestado pelos jogadores jundiaienses, o arbitro anulou o gol, alegando impedimento. “Não dá nem para falar nada. Todos viram que o gol deveria ter sido validade”, reclamou Marcelo Veiga.

Próximos jogos
Ficha técnica

No próximo dia 7 de julho (sábado), às 16 horas, a Portuguesa volta a campo para enfrentar o Santa Cruz, no Estádio do Arruda, em Recife. Já o Paulista jogará contra o Marília, na próxima sexta-feira, às 20h30, no Estádio Jaime Cintra, em Jundiaí.

Portuguesa 1 x 1 Paulista
Local: Estádio do Canindé, em São Paulo-SP
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza-SP
Renda: R$ 28.450,00.
Público: 2.462 pagantes.
Cartões Amarelos: Halisson (Portuguesa); Neto Baiano, Claudinei, Jorginho Paulista, Thiago Vieira, Victor e Wanderson (Paulista).
Gols: Tiago aos 9’/2T (Portuguesa); Neto Baiano aos 4’/1T (Paulista).

Portuguesa
Paulista
Victor; Eli Sabiá, Thiago Vieira (Johnny) e Jairo; Marco Aurélio, Claudinei, David (Zeziel), Juliano (Wanderson) e Jorginho Paulista; Neto Baiano e Marcos Denner.
Técnico: Marcelo VeigaTiago; Bruno, Samuel (Rogério) e Halisson; Wilton Goiano, Marcos Paulo, Eric, Preto e Leonardo; Vaguinho (Joãozinho) e Rivaldo (Samuel Lopes).
Técnico: Vágner Benazzi