Coritiba 1 x 0 Fortaleza - Quarta derrota seguida é demais!
Curitiba, PR, 29 (AFI) – O Coritiba venceu o Fortaleza, por 1 a 0, nesta sexta-feira á noite, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, enterrando o time cearense numa crise, depois de sofrer sua quarta derrota consecutiva dentro do Campeonato Brasileiro da Série B. O Coxa se reabilitou da derrota para o Ipatinga (por 1 a 0), chegou aos 16 pontos, na vice-liderança. O Tricolor de Aço continua com 12 pontos, em nono lugar, deixando claro que está na hora de troca de técnico caso pretenda conquistar o acesso.
Jogando a semelhança de seu treinador Marco Aurélio Moreira, o Fortaleza foi um time violento e nervoso e terminou o jogo com dois jogadores a menos, devido as expulsões de Cocito e Tiago Campos. O gol da vitória, porém, foi marcado num pênalti duvidoso. E , no final do jogo, o Fortaleza ainda desperdiçou um pênalti: o zagueiro César cobrou e o goleiro Edson Bastos defendeu, mostrando muito reflexo.
Muitas faltas e cartões
Vindo de três derrotas consecutivas, o Fortaleza entrou em campo, nitidamente, para evitar outra derrota. Assim, se posicionou bem atrás, na tentativa de explorar algum contra-ataque. Pior do que isso: os cearenses abusaram das faltas, o que acarretou uma série de perigosos cartões amarelos.
O Coxa decepcionou por sua falta de iniciativa ofensiva, sem criatividade para fugir da marcação adversária. Não se pode dizer que nenhum dos dois times teve uma chance real para abrir o placar. O empate sem gols acabou sendo justo.
Reclamações e expulsão
Não satisfeito em “descer a bota”, os jogadores do Fortaleza foram para cima do trio de arbitragem durante o intervalo. Vários jogadores se dirigiram ao trio, destacando o volante Cocito e o zagueiro Preto. Na confusão, Cocito recebeu o cartão vermelho, mesmo porque já tinha antes (durante o jogo) recebido o amarelo.
O técnico Marco Aurélio Moreira também se aproximou do árbitro e reclamou bastante.
”O juiz e o bandeirinha estão provocando nosso time. Sem contar que está intimidando todo mundo com tantos cartões amarelos”.
Marco Aurélio teria xingado o trio de arbitragem e também acabou expulso. Na volta para o segundo tempo, soube da sua expulsão e tentou se explicar de maneira diferente:
”Não sei o que aconteceu. Fui lá no meio para acalmar todo mundo. Depois a gente vê como fica”. O comando do time passou para o fisicultor Rodolfo Mel, que durante muito tempo trabalhou no futebol paranaense.
Mudanças esperadas
Com a expulsão de Cocito, no intervalo, o técnico cearense resolveu reforçar sua marcação. Assim, tirou o meia Rogerinho para a entrada do volante Dude. O Coritiba, com um a mais em campo, ganhou um novo atacante. Saiu Chumbinho, que atuava como meia, e entrou Keirrison, um atacante nato.
Além das mudanças, o desenho tático do jogo ficou desenhado: o Fortaleza na defesa e o Coritiba só no ataque. Mas o time paranaense foi em busca dos gols de forma desordenada. Só mesmo de um lance fortuito sairia o gol.
E este lance capital aconteceu aos 16 minutos, numa “invenção” do juiz Iolando Marciano Rodrigues, de Santa Catarina, que marcou pênalti numa dividida dentro da área com o atacante Gustavo e o zagueiro César. Um pênalti, no mínimo, duvidoso. Na cobrança, aos 19 minutos, o experiente Anderson Lima marcou. Mas chutou mal, no meio do gol, e a bola ainda tocou na perna do goleiro Getúlio Vargas.
Aos 28 minutos, Tiago Campos deu uma “tesoura” em Diogo e foi expulso, deixando o Fortaleza com nove jogadores. Três minutos depois aconteceu o inesperado: Rodrigo invadiu a área e foi obstruído por Henrique: pênalti para o time cearense. O zagueiro César cobrou à meia altura, mas Edson Bastos tocou na bola, que tocou no travessão e voltou para as suas mãos. Depois dessa, estava claro: o Fortaleza não mudaria a história do jogo.
Próximos Jogos
Os dois times voltam a campo no próximo sábado, dia 7 de julho. O Coritiba, de novo em casa, vai receber o CRB, enquanto o o Fortaleza, em casa, tentará a reabilitação diante do Avaí.
Ficha Técnica
Coritiba 1 x 0 Fortaleza
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba-PR
Data: 29/06/2007
Renda e Público: não divulgados
Árbitro: Iolando Marciano Rodrigues-SC
Cartões amarelos: Chumbinho, Diogo e Pedro Ken (Coritiba); Cocito, Adriano Chuva, Simão, César, Léo e Preto (Fortaleza)
Cartões vermelhos: Cocito e Tiago Campos (Fortaleza)
Gol: Anderson Lima, pênalti, aos 19 minutos do 2.º tempo.
Coritiba
Edson Bastos; Anderson Lima, Leandro, Henrique e Fabinho; Careca, Pedro Ken (Ivo), Caíco (Diogo) e Chumbinho (Keirrison); Gustavo e Henrique Dias.
Técnico: Renê Simões
Fortaleza
Vargas; Ari, César, Preto e Léo; Tiago Campos, Cocito, Rogerinho (Dude) e Simão; Rinaldo (Rodrigo) e Adriano Chuva (Bruno Mezenga).
Técnico: Marco Aurélio Moreira





































































































































