Série C começa neste sábado com rodada completa. Confira!

Campinas, SP, 6 (AFI) – O Campeonato Brasileiro da Série C começa neste sábado com rodada completa. Serão 32 jogos envolvendo todos os times participantes. Apenas um jogo terá portões fechados. O Ceilândia-DF irá receber o Atlético-GO, no Estádio Abadião, sem a presença do público. Quatro jogos abrem a competição ás 15 horas, seguidos de um jogo às 15h30, dezoito às 16 horas, quatro às 17 horas, três às 18 horas e dois às 19h30. Os destaques ficam por conta dos seis times paulistas.

São seis clubes do Estado de São Paulo que participam da competição, todos com condição de lutar pelo acesso: Guarani, Rio Claro, Sertãozinho, Juventus, Noroeste e Bragantino. Com um título do Brasileiro na bagagem, conquistado em 1978, o Guarani é o time de maior tradição, e após dois meses de preparação, e embalado pelo acesso conquistado na Série A-2, estréia contra o Jaguaré, no Estádio Conilon, em Jaguaré, no Espírito Santo, às 18 horas, pelo Grupo 11, que ainda conta com América-RJ e Tupi. No último ano, o time campineiro foi um dos rebaixados na Série B.

Dos paulistas, além do Guarani, apenas o Bragantino já esteve na elite do futebol nacional. O feito aconteceu na década de 90, quando, inclusive, a equipe, comandada na época por Carlos Alberto Parreira, foi vice-campeã em 1991, perdendo para o São Paulo. A permanência na Série A durou até 1999.

Neste ano, o time de Bragança Paulista chegou até as semifinais do Paulistão, sendo eliminando pelo campeão do Santos. O sucesso fez vários jogadores saírem do clube e irem para o Corinthians. Até por isso, o Braga passou por uma grande reformulação e contratou quase que um time inteiro. Com o técnico Roberval Davino (foto) no comando, a equipe faz seu primeiro jogo no Estádio Morenão, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, às 16 horas, contra o CENE-MS pelo Grupo 13. Sertãozinho e Águia Negra-MS completam a chave.

E Sertãozinho e Águia Negra-MS fazem o outro jogo do grupo, no Estádio Frederico Dalmazo, em Sertãozinho, às 16 horas. Será o primeiro jogo oficial que o time paulista faz contra uma equipe de outro estado. São muitas as apostas do Touro dos Canaviais para esta Série C – a primeira competição inter-estadual da história do Santilli 002 130clube -a começar pelo técnico Pedro Santili (foto), que depois de fazer sucesso como auxiliar-técnico de Emerson Leão, realiza seu primeiro trabalho com treinador. A diretoria também contratou cinco jogadores que levaram o Mirassol ao acesso inédito para a elite de São Paulo: os zagueiros Zeilton e Júlio César, o meia Xuxa e os atacantes Jessé e Fabinho.

Após fazer uma bela inter-temporada na Alemanha, onde disputou uma série de amistosos contra times locais e não perdeu nenhum, o Rio Claro aposta nos jogos dentro de casa para se dar bem na Série C. O técnico Paulo Cezar Catanoce sabe das dificuldades da competição, mas acredita que o elenco montado tem condições para avançar e crescer ao longo do torneio. E o primeiro desafio é em Rio Claro, às 15 horas, contra o Volta Redonda, no Estádio Augusto Schmidt Filho. É a primeira vez que o Galo Azul participará da Série C.

O Rio Claro está no Grupo 12, junto com Friburguense e Noroeste, que fazem o outro jogo da chave, às 19 horas, em Nova Friburgo. Para esse primeiro jogo, a delegação encarou uma viagem de mais de 14 horas de ônibus. Destaque do interior paulista nos últimos anos, o Noroeste tenta, pela segunda vez consecutiva, expandir os horizontes e fazer sucesso também no certame nacional. No último ano, o time de Bauru conquistou apenas 50% dos pontos disputados. Foram 16 jogos, com sete vitórias, três empates e seis derrotas, ou seja, 24 pontos dos 48 possíveis.

E a capital do estado também terá seu representante. O Juventus, da Mooca, está no Grupo 14, ao lado de Madureira-RJ, Vila Nova-MG e Democrata-MG, que será o adversário do Moleque Travesso na estréia da competição, no Estádio da Rua Javari, às 15 horas. O time comandando pelo técnico Márcio Bittencourt, ex-Corinthians, irá se dividir entre a Série C e a Copa Federação Paulista de Futebol, que começa no próximo fim de semana. O treinador, apesar de ter ciência das dificuldades que serão encontradas, acredita que o elenco montado terá condições de fazer boa campanha nas duas competições.

Confira os jogos da 1ª. rodada:

15 horas
Rio Claro x Volta Redonda-RJ
Juventus x Democrata-MG
São Raimundo-RR x Fast Clube-AM
Atlético-BA x Linhares-ES

15h30
Roma Apucarana-PR x Chapecoense-SC

16 horas
Barras-PI x Sampaio Corrêa-MA
Potiguar-M-RN x Nacional-PB
Porto-PE x Icasa-CE
Vera Cruz-PE x Central-PE
Atlético-PB x ABC-RN
Confiança-SE x Bahia-BA
ASA-AL x América-SE
Poções-BA x Coruripe-AL
Ceilândia-DF x Atlético-GO
CRAC-GO x Cacerense-MT
Itumbiara-GO x Guará-DF
América-RJ x Tupi-MG
Sertãozinho x Águia Negra-MS
Villa Nova-MG x Madureira-RJ
Ulbra-RS x Paranavaí-PR
Joinville-SC x Caxias-RS
Esportivo-RS x Adap Galo Maringá-PR
CENE-MS x Bragantino

17 horas
Jaruense-RO x Rio Branco-AC
Nacional-AM x Tuna Luso-PA
Amapá-AP x São Raimundo-AM
Ananindeua-PA x Araguaína-TO

18 horas
Jaguaré x Guarani
Jaciara-MT x Vila Nova-GO
Itapipoca-CE x River-PI

19h30
Imperatriz-MA x Paysandu-PA
Friburguense-RJ x Noroeste