Estados Unidos enviam Seleção Sub-20 para o Pan do Rio
New York, USA, 09 (AFI) – A Confederação de Futebol dos Estados Unidos, US Soccer, não enviou sua seleção principal para a disputa dos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro. A equipe que se apresentará no Brasil será a Seleção Sub-20, comandada pela treinadora Jillian Ellis, que desenvolveu a maior parte da sua carreira nas equipes Universitárias Norte-americanas, obtendo destaque no comando da renomada UCLA, da Califórnia.
A Seleção principal dos Estados Unidos, que ocupa a liderança isolada no ranking da FIFA, estará reunida no período do Pan para a disputa de amistosos contra as principais potências européias da modalidade, sendo que o primeiro desafio será a forte Seleção da Noruega, no dia 14 de Julho, em Connecticut, nos EUA.
Para Jillian, os Jogos do Rio de Janeiro servirão como uma excelente oportunidade de preparação das meninas do Tio Sam para as eliminatórias do Mundial Sub-20 de 2008, que será disputado no Chile. A Seleção Sub-20 dos Estados Unidos realizou 12 amistosos preparatórios para disputar o Pan, obtendo seis vitórias, três empates e três derrotas.
Pensando no Mundial, a treinadora convocou uma equipe bastante jovem, com muitas jogadoras na faixa dos 17 anos. Das 18 atletas escolhidas, apenas duas não estarão dentro do limite inferior a 20 anos para o Mundial do Chile, a atacante Lauren Cheney e a defensora Brittany Taylor. Todas as jogadoras selecionadas atuam em Universidades ou escolas de segundo grau, que possuem investimento e infra-estrutura desportiva superior à maioria absoluta dos grandes clubes de futebol masculino do Brasil.
Os Estados Unidos enfrentarão na primeira fase do Pan as seleções do Paraguai, adversário da estréia no dia 11/07, Panamá, Argentina e México. Devido à grande diferença de idade em relação às demais Seleções, as Norte-Americanas podem encontrar dificuldades para avançar à próxima fase. Panamá e Paraguai devem ser batidos sem muito esforço, mas os jogos contra Argentina e México, que estão confirmados com suas seleções titulares, serão certamente equilibrados.
Atuando no México no mês de Fevereiro, as donas da casa obtiveram com sua Seleção principal duas vitórias sobre a equipe Sub-20 dos Estados Unidos, por 1 a 0 e 4 a 2. Mas vale lembrar que após o revés as Americanas tiveram várias mudanças no elenco e obtiveram duas vitórias contra equipes adultas da Inglaterra no mês de maio, 3 a 1 sobre o Leeds e 3 a 1 sobre o Blackburn. Será certamente o grupo mais disputado da primeira fase do Pan.
Confira a relação completa das jovens atletas Americanas:
Goleiras: Chantel Jones (Virginia), Alyssa Naeher (Penn State);
Zagueiras: Lauren Barnes (Upland, Calif.), Kaley Fountain (Wake Forest), Nikki Marshall (Colorado), Brittany Taylor (Connecticut), Lauren Wilmoth (UCLA);
Meio-campo: Becky Edwards (Florida State), Tobin Heath (North Carolina), Teresa Noyola (Palo Alto, Calif.) Nikki Washington (North Carolina), Kylie Wright (Rancho Santa Margarita, Calif.).
Atacantes: Lauren Cheney (UCLA), Michelle Enyeart (Portland), Melissa Henderson (Garland, Texas), Jessica McDonald (Phoenix College), Casey Nogueira (North Carolina), Kelley O’Hara (Stanford)





































































































































