México 0 x 3 Argentina - Vitória convincente em jogão

Puerto Ordaz, Venezuela, 11 (AFI) – Mostrando mais uma vez um futebol alegre e ofensivo, a Argentina conseguiu a sua quinta vitória em cinco jogos na Copa América. A vítima da vez foi o México, goleado por 3 a 0, nesta quarta-feira à noite, em Puerto Ordaz, em jogo válido pela semifinal da competição continental.

O resultado classifica a Argentina para a final, contra o Brasil, no próximo domingo, às 18 horas. Será a segunda vez seguida que Argentina e Brasil se enfrentam na final. No Peru, em 2004, deu Brasil nos pênaltis.

Será a sexta final entre os rivais na Copa América, com quatro vitórias da Argentina e uma, justamente a última, do Brasil.

O jogo foi bem disputado, principalmente no primeiro tempo, quando os dois times criaram várias chances. A Argentina aproveitou uma falha da defesa e abriu o placar com Heinze. No segundo tempo, quando o México jogava bem, os argentinos marcaram dois, com Messi e Riquelme, matando o jogo.

O jogaço
Os dois times, buscando a vitória a todo momento, não se intimidaram com a pressão das semifinais da Copa América. Mesmo sem grande inspiração dos atacantes no começo da partida, as chances apareceram.

A primeira foi da Argentina, aos quatro minutos, com Riquelme. Ele mandou um chute de fora da área, exigindo defesa de Sánchez. A resposta mexicana foi imediata. Aos nove minutos, Arce fez jogada no ataque, mas foi desarmado pela zaga. O rebote, porém, ficou com Cacho, que soltou uma bomba, mas a bola subiu.

Os dois times foram se alternando com os bons e maus momentos no primeiro tempo. Tevez, aos 20 minutos, chutou bem, mas a bola foi para fora.

Logo em seguida, mais uma resposta mexicana. Guardado recebeu no ataque, cortou a zaga e chutou. A bola, caprichosa, explodiu na trave.

Quando o primeiro tempo caminhava para o empate sem gols, a defesa do México falhou e saiu o primeiro gol da Argentina. Aos 44 minutos, Riquelme bateu falta na área, a zaga mexicana ficou olhando e Heinze mandou para dentro: 1 a 0.

Matando o jogaço
O segundo tempo também começou em alto nível. O México, precisando do empate, partiu para cima e quase marcou aos cinco minutos, com Guardado e aos oito, com Castillo. Neste lance, o atacante do México recebeu na área, sozinho, mas chutou no travessão.

O castigo da Argentina foi imediato e fatal. Aos 15 minutos, Messi foi lançado na direita do ataque, na entrada da área. Ele olhou para o goleiro e deu um toquinho, encobrindo Sánchez e fazendo um verdadeiro golaço.

Três minutos depois, Tevez fez boa jogada no ataque e foi derrubado por Rafa Márquez: pênalti. Na cobrança, Riquelme deu um toquinho, no meio do gol, quebrando a espinha do goleirão mexicano: 3 a 0.

Depois de matar o jogo, a Argentina só administrou o resultado e deixou o tempo passar, esperando o final do jogo e a vaga na final da Copa América.

Ficha Técnica

México 0 x 3 Argentina

Local: Estádio Polideportivo Cachamay
Data: 11/07/2007
Árbitro: Carlos Chandía
Cartões amarelos: Rafa Márquez e Medina (México). Verón e Messi (Argentina).
Gols: Heinze, aos 44’/1T; Messi, aos 15’/2T e Riquelme, aos 20’/2T (pênalti) (Argentina)

México
Sánchez; Castro, Megallón, Rafa Márquez e Pinto; Arce, Correa (Pineda), Torrado (Medina) e Guardado; Castillo e Cacho (Bravo).
Técnico: Hugo Sánchez.

Argentina
Abbondanzieri; Zanetti, Ayala, Milito e Heinze; Mascherano, Cambiasso; Verón (Gago) e Riquelme (Aimar); Messi e Tevez (Palacio).