Brasil 3 x 0 Argentina - Bicampeões com goleada na freguesia

Maracaibo, Venezuela, 15 (AFI) – Bicampeão!!! Pouca gente acreditava, mas o Brasil fez o inesperado. Apresentando um bom futebol, a Seleção de Dunga goleou os fregueses da Argentina por 3 a 0, neste domingo à tarde, na final da Copa América.

O chocolate nos hermanos dá ao Brasil o segundo título seguido da Copa América, o segundo também em cima da Argentina, que está virando um verdadeiro freguês do futebol brasileiro. Aliás, novamente, um time “B” brasileiro vence a Seleção principal dos rivais.

Nas últimas três decisões de títulos, duas Copas Américas e uma Copa das Confederações, o Brasil ficou com o caneco. Além disso, a Seleção não perde na competição continantal para os hermanos desde 1991.

O Brasil não deu chances para a Argentina. Com 2 a 0 no primeiro tempo, com uma boa atuação, o time de Dunga foi bem no geral, jogando com autoridade. Na segunda etapa, foi só cozinhar os adversários e matar o jogo nos contra-ataques.

Análise
O título valeu, principalmente por ser em cima dos maiores rivais históricos do futebol brasileiro. Mas fica uma análise para a posteridade: o zêlo defensivo de Dunga vale a pena? Ou dá para mesclar os volantes com meio-campistas habilidosos. Outra questão: Kaká e Ronaldinho Gaúcho serão titulares juntamente com Robinho? Essas questões serão respondidas pelo teimoso Dunga, que estreou com pé direito em competições oficiais.

Robinho foi o destaque desta Seleção, sendo o grande jogador, artilheiro da Copa América com seis gols marcados. No mais, atuações regulares dos jogadores convocados.

Dois vira
Sem medo, o Brasil começou bem o jogo, não ficando na defesa. Para a felicidade do torcedor brasileiro, o primeiro gol da partida saiu logo aos quatro minutos de partida.

Júlio Baptista recebeu na esquerda do ataque, dentro da área, dançou para cima de Ayala e mandou um lindo chute, de pé direito, no ângulo esquerdo de Abbondanzieri, que nada pôde fazer.

Apesar de sair atrás no placar, a Argentina não se apavorou, pelo menos nos primeiros minutos.

Aos oito, Riquelme recebeu na área e mandou uma pancada de pé esquerdo. A bola foi amiga do Brasil e explodiu na trave.

Depis desse lance, entretanto, o jogo ficou eqüilibrado, já que o Brasil estava bem em campo, com o time redondo.

Sai Elano
Estava tudo muito bom para o Brasil, mas Elano sentiu uma contusão, após o ex-santista levar uma pancada de Cambiasso, em dividida de bola. Dunga, antes covarde, não colocou o brucutu Fernando no lugar do volante. Ele improvisou o lateral-direito Daniel Alves no meio-campo, aos 33 minutos.

Um minuto depois, a segunda chance argentina, novamente com Riquelme. Ele mandou um chutaço de fora da área, mas Doni defendeu com categoria.

A substituição foi boa para o Brasil, que não perdeu qualidade na defesa e no ataque. E foi justamente de Daniel Alves que saiu o segundo gol brasileiro. Ele cruzou para a área, mas Ayala, tentando tirar, colocou a bola no fundo das redes: 2 a 0 e título pintando para o Brasil.

É mais um do Brasil!!!
Precisando virar para ficar com o título, a Argentina foi toda para o ataque. O técnico Alfio Basile abriu a equipe e colocou Aimar e Gonzáles para tentar o empate.

No entanto, jogando um senhor futebol, a defesa brasileira não deu a mínima chance para o todo-poderoso ataque dos hermanos fregueses.

Enquanto a Argentina tentava e não conseguia, o Brasil matou o jogo em um contra-ataque. Aos 23 minutos, Vágner Love recebeu no ataque e lançou com perfeição para Daniel Alves, que apareceu pela direita e chutou cruzado, rasteiro, no canto direito de Abbondanzieri: 3 a 0!

Com o jogo ganho, o Brasil passou a explorar ainda mais os contra-ataques e só não fez o quarto gol, por falta de pontaria do ataque canarinho.

Ficha Técnica

Brasil 3 x 0 Argentina

Local: Estádio Pachencho Romero (Maracaibo, Venezuela)
Data: 14/07/2007
Cartões amarelos: Josué, Doni, Alex, Gilberto e Júlio Baptista (Brasil). Tevez e Mascherano (Argentina)
Gols: Júlio Baptista, aos 3’/1T; Ayala, aos 39’/1T (contra) e Daniel Alves, aos 23’/2T (Brasil)

Brasil
Doni; Maicon, Juan, Alex e Gilberto; Josué, Mineiro, Elano (Daniel Alves) e Júlio Baptista; Robinho (Diego) e Vágner Love (Fernando).
Técnico: Dunga.

Argentina
Abbondanzieri; Zanetti, Ayala, Gabriel Milito e Heinze; Cambiasso (Aimar), Mascherano, Verón (González) e Riquelme; Messi e Tevez.
Técnico: Álfio Basile.