Grêmio 1 x 0 Flamengo - Fla repete Timão e é o lanterna

Porto Alegre, RS, 22 (AFI) – A crise também se instalou no clube mais popular do Rio de Janeiro. Na tarde deste domingo, o Grêmio venceu o Flamengo por 1 a 0, jogando no estádio Olímpico, em Porto Alegre, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, e complicou a situação do rubro-negro carioca na tabela.
Depois de um primeiro tempo equilibrado, em que o atacante Souza foi expulso, por meter o braço na cara do meia gremista Tcheco, em atitude covarde. Na segunda etapa, o zagueiro flamenguista Irineu fez contra o único gol da partida e decretou a alegria dos gaúchos presentes no estádio.
O resultado deixou o Grêmio na zona de classificação à Taça Libertadores. Agora, o Tricolor gaúcho é o 4º colocado, com 21 pontos. Na última colocação e realizando péssima campanha, o Flamengo soma apenas oito pontos na competição nacional, e segura a lanterna.
Expulsão justa e só
A partida entre Grêmio e Flamengo prometia ser movimentada, com o time da casa tomando a iniciativa e sufocando os cariocas, mal colocados no Brasileiro. No entanto, quem tomou às rédeas da partida foi o Mengão, que, nos primeiros dez minutos, tocou a bola como se estivesse na primeira posição no certame nacional.
Aos cinco, Léo Moura invadiu a área e bateu cruzado, mas Saja espalmou para escanteio. Dois minutos depois, aproveitando a sonolência da zaga adversária, Souza cabeceou com perigo, para grande defesa do argentino. O Grêmio melhorou quando o jovem atacante Carlos Eduardo entrou na partida, com sua habilidade e velocidade.
O jogo era agradável, mas a violência começou a imperar em campo. Em cobrança de falta muito retardada pelo Flamengo, o tempo fechou e os jogadores começaram a trocar empurrões e tapas. Sem ação, o árbitro apenas distribuiu dois cartões amarelos, para Tcheco e Thiago.
Na seqüência do lance, Souza deu uma cotovelada no capitão gremista e foi expulso de campo, prejudicando o jogo do Flamengo, que passou a se defender. William perdeu grande chance, ao cabecear e ser atrapalhado pela grande defesa de Bruno, no reflexo.
Só da Grêmio
Com um a menos, o Mengão apenas se defendeu nos 45 minutos finais. O Grêmio colocou o ágil meia Kelly e passou a pressionar, vendo que a vitória estava cada vez mais perto. Mas, mesmo com a boa vontade dos atacantes gaúchos, quem decidiu a partida foi o zagueiro Irineu.
Aos 15, o zagueiro tentou cortar uma cobrança de escanteio de letra e mandou contra as redes defendidas por Bruno, que nada pôde fazer. Inconformado com o erro de seu comandado, Ney Franco decidiu lançar o ídolo Obina no ataque,k na vaga do mesmo Irineu.
Mas a falta de ritmo de jogo e qualidade no futebol apresentado pelo Fla, Obina nada fez sozinho. Com isso, o Grêmio esperou a partida acabar, tocando a bola com calma.
Próximos Jogos
Na próxima rodada, em reedição da famosa “Batalha dos Aflitos”, o Grêmio vai até Recife, para enfrentar o Náutico, time que venceu na última rodada da Série B de 2005. A partida será na quarta-feira, às 20h30. O Flamengo enfrenta, no Rio de Janeiro, um adversário direto na briga pelo rebaixamento: o América, também na quarta-feira, às 20h30.
Ficha Técnica
Grêmio 1 x 0 Flamengo
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Elvécio Zequetto (MS)
Cartões Amarelos: Tcheco, Tuta, Gavilán, Itaqui, Schiavi (Grêmio); Irineu (Flamengo)
Cartão Vermelho: Souza (Flamengo)
Gol: Irineu aos 15’/2T (Grêmio)
Grêmio
Saja; Patrício, William, Schiavi e William Thiego (Itaqui); Gavilán, Anderson Pico (Kelly), Tcheco, Ramón (Adilson) e Carlos Eduardo; Tuta.
Técnico: Mano Menezes
Flamengo
Bruno; Irineu (Obina), Thiago (Moisés) e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Jaílton, Cristian, Léo Medeiros e Juan (Leonardo); Renato Augusto e Souza.
Técnico: Ney Franco