Opinião José Flávio Scavassa: Cadê a Sintonia?

Depois de um começo que prometia ser promissor, a parceria entre o União Agrícola Barbarense e a empresa portuguesa Gold Price começou a apresentar sinais muito prematuros de desgaste e pode até nem decolar. A minuta do contrato ainda não foi concluída porque a empresa estaria alegando dificuldades para entregar o contrato social com o número do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). É estranho isso, pois já ouvi algumas vezes que a Gold Price tem um escritório de representação na Avenida Paulista, em São Paulo.

Os portugueses também alegam que estão encontrando dificuldades burocráticas para remeter dinheiro ao Brasil e a questão do pagamento dos salários para os jogadores já preocupa a diretoria unionista. Você não tem a sensação de já ter ouvido histórias semelhantes anteriormente?!?

Agora, o supra-sumo dessa falta de sintonia foi a declaração do presidente da Gold Price, Antonio Monteiro, ao microfone da Rádio Luzes, antes do primeiro jogo do time em Santa Bárbara pela Copa Federação Paulista. O dirigente disse com todas as letras que a empresa tinha intenção de gerenciar todo o clube e não só o futebol. Foi a deixa para o presidente do alvinegro, Reinaldo Brugnerotto “Italiano” entrar em cena e afirmar que, se for essa a intenção, a parceria tem 100% de chance de não ser concretizada.

É inconcebível que, depois de dois meses, assuntos fundamentais para uma aliança tão importante ainda estejam sendo discutidos. Cadê o investimento inicial? Cadê os jogadores prometidos? Cadê o pagamento dos compromissos financeiros básicos como salários? Cadê o novo mobiliário do departamento de futebol? Cadê o contrato? Cadê o vinho? Cadê o queijo? Cadê a sintonia?

Mural da Bola

() O advogado indicado pela Gold Price para fazer uma auditoria nas contas do União também seria empresário de jogadores. Dois deles estariam no atual elenco. Ilegal não deve ser mas, convenhamos, não é uma situação comum.

() O presidente unionista Reinaldo Brugnerotto até admite entregar também a administração da área social do clube para os portugueses, desde que eles quitem todas as dívidas. Porém, ele afirmou que em nenhum momento das negociações isso foi cogitado. As partes só teriam tratado do futebol e a questão de administrar a área social não teria passado de um mal entendido. Pelo jeito, vamos precisar de um tradutor para entrevistar os empresários portugueses.

() Ouvi várias explicações para as vaias implacáveis do público aos atletas estrangeiros durante as competições dos Jogos Pan-Americanos realizados no Rio de Janeiro. Uma das vertentes aponta para a falta de uma melhor cultura esportiva por parte dos brasileiros. E no caso das vaias dirigidas ao presidente Lula na abertura dos jogos, também seria isso?

() Quarta-feira, a partir das 14h, a Equipe Líder da Rádio Luzes transmite Grêmio Barueri B e União, direto da Arena Barueri, o novo estádio municipal daquela cidade. O jogo é válido pela 5ª Rodada da Copa FPF. No sábado, em Santa Bárbara, diante do Guarani B, o Leão da 13 encerra sua participação no 1º Turno dessa 1ª Fase, pois estará de folga na última rodada

“Tenho Dito”
“Que não seja por falta de tchau.” Reinaldo Brugnerotto “Italiano”, presidente do União Barbarense, ao responder o que aconteceria se os portugueses da empresa Gold Price não abrissem mão de administrar, além do futebol, também a área social do clube, durante participação espontânea no Jornal de Esportes Gol de Placa da Rádio Luzes.

Troféu Apagão
Para a falta de sintonia entre a empresa portuguesa Gold Price e dirigentes do União Barbarense que lançaram uma intenção de parceria para o futebol que, pelo jeito, vai ficar apenas na intenção.

Troféu Gol de Placa
Para o Paraná Clube que nos últimos anos é sempre apontado como um dos prováveis rebaixados à 2ª divisão do Campeonato Brasileiro e quase sempre incomoda os grandes disputando as primeiras posições. E quando são feitas comparações entre as folhas de pagamento do clube paranaense com grandes clubes de São Paulo e do Rio de Janeiro, tem cartola que procura fugir rapidinho do assunto.

José Flávio Scavassa é coordenador da Equipe Líder
da Rádio Luzes da Ribalta (AM 1360), emissora
integrante da Rede Jovem Pan Sat, e escreve
às segundas-feiras.
e-mail: [email protected]