Quinta-feira é aniversário do maior estádio do mundo

maraca 130Desde a introdução do futebol no país, os espaços para a prática do esporte sempre foram construídos no Brasil ou até improvisados de forma amadora.

Rio de Janeiro, RJ, 31 (AFI) – Na próxima quinta-feira, fará 59 anos que foram iniciadas as obras da construção do maior estádio do mundo, mais conhecido como Maracanã. O nome foi dado em homenagem ao jornalista esportivo Mário Filho, já falecido, que se destacou pelo empenho e apoio à sua construção.

Conforme a prática do esporte foi contagiando a nação, o Governo viu-se obrigado a investir na construção de um moderno e funcional estádio. Através da imprensa esportiva, desenvolveram-se em todo o país campanhas pró-construção de um estádio que tivesse condições de sediar uma Copa do Mundo, o que ocorreu em 1950 e pode voltar a acontecer em 2014.

O governo de Eurico Gaspar Dutra investiu maciçamente na construção do gigantesco estádio localizado no coração da cidade do Rio de Janeiro, projetado pelos arquitetos Rafael Galvão, Pedro Paulo Bernardes, Orlando Azevedo e Antônio Dias Carneiro e construído por um consórcio de empresas brasileiras no prazo recorde de dois anos.

O Maracanã, apelidado carinhosamente pelos cariocas com o nome do pequeno rio que corre em frente ao estádio e também dá nome ao bairro onde está localizado, já foi palco de importantes eventos, tanto esportivos quanto culturais.

A sua construção teve início no dia dois de agosto de 1948, na administração do prefeito Ângelo Mendes de Morais. Trabalharam na obra gigantesca 1.500 homens e, nos meses finais, este número elevou-se para 3.500 operários por dia, chegando aos 11.000 às vésperas da inauguração.

O estádio chegou a acomodar 200 mil espectadores e atualmente está limitado a aproximadamente 103 mil, ocupando uma área de 146.452 metros quadrados. Para os XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007, que ocorreram de 13 a 28 de julho, o Estádio Mário Filho passou por uma longa reforma.

O Tigres do Brasil espera poder em breve jogar no maior do mundo e, uma vez que disputará o Campeonato Carioca da Segunda Divisão, também está construindo o seu estádio, previsto para ser inaugurado no segundo semestre de 2007.