Portuguesa 1 x 1 Brasiliense - Só faltou a Lusa colaborar

São Paulo, SP, 10 (AFI) – A Ponte Preta até que ajudou ao ser goleada pelo Ceará por 4 a 1, mas a Portuguesa ficou apenas no empate com o Brasiliense por 1 a 1, na noite desta sexta-feira, no Estádio Canindé, em São Paulo, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Dessa forma, o time rubro-verde não conseguiu um lugar no G-4. Com o resultado, a Lusa assumiu o quinto lugar com 28 pontos, deixando a Macaca para trás, com 27, mas não conquistou seu objetivo que era entrar na zona de classificação. Já os visitantes continuam em quarto, com 29, assegurando assim um lugar entre os quatro.

A Lusa entrou em campo?
A partida começou bastante truncada e com poucas jogadas de ataque. Mais disposta, a Lusa tentou pressionar explorando o lado direito de seu ataque, contudo, sem levar muito perigo à meta de Guto. Já o Brasiliense começou fechado e tentando sair nos contra-ataques.

Nem bem o jogo começou e o técnico Vagner Benazzi teve uma grande baixa. Logo a um minuto, o meia Preto dividiu uma bola com o volante Coquinho e teve deixar o campo lesionado. Em seu lugar, o treinador colocou Joãozinho. Com a modificação, a Portuguesa perdeu seu “cérebro” no meio para a entrada de um velocista.

A primeira chance real aconteceu aos 15. O lateral Leonardo bateu cruzado pela esquerdo e Guto espalmou para fora. Um minuto depois, no entanto, foi a vez do Jacaré quase abrir o placar. A zaga lusitana bateu cabeça, a bola sobrou para o atacante Warley pegou de primeira, obrigando o goleiro Tiago a fazer um milagre no ângulo direito.Se na primeira tentativa Tiago salvou, na segunda os visitantes não perdoaram. Após um bate-rebate, o volante Carlos Alberto finalizou de canhota e a bola esbarrou no zagueiro Halisson, enganando o goleiro rubro-verde. A saída de Preto logo no inicial prejudicou a equipe paulista, que perdeu em criatividade no meio-campo.

Com dificuldades para superar a retranca adversária, os donos da casa começaram a ceder espaços para a equipe candanga. Aos 35, o lateral Rodriguinho tabelou com Warley e cruzou rasteiro pela esquerda. O atacante Allan Delon, porém, chutou por cima do gol, e perdeu oportunidade incrível de ampliar.No final, a Lusa esboçou uma pressão em busca do empate, mas não conseguiu chegar com perigo. Após criar as melhores chances no primeiro tempo, o time comandado por Wanderley Paiva tratou de segurar a vitória parcial até o intervalo.

Faltou balançar as redes
Embora Benazzi não tenha realizado alterações, a Portuguesa voltou com uma postura totalmente diferente na segunda etapa. Mais ofensivo, o time conseguiu chegar ao empate logo aos três minutos. O volante Rai fez belo passe para o atacante Diogo, que driblou o lateral Rafael Toledo e acabou derrubado. Na cobrança, o goleiro Tiago bateu colocado para marcar.

O gol deu um novo ânimo ao time rubro-verde, que começou a imprimir velocidade em suas jogadas de ataque e chegar com mais freqüência. Aos 12, Leonardo cruzou pela esquerda e o zagueiro Halisson, de peixinho, carimbou a trave direita de Guto. Um minuto depois, foi a vez do próprio Leonardo chutar e carimbar o poste novamente.Perdido em campo, o Brasiliense não conseguia passar do meio-campo e apenas tentava evitar a pressão. Aos 16, Halisson de novo perdeu gol feito ao cabecear livre para fora. Após os 17 minutos, o ritmo do jogo diminuiu e a Lusa já chegava com tanta facilidade a meta do arqueiro candango.

Apesar de pressionar e acertar a trave em duas oportunidades com o zagueiro Halisson e o lateral Leonardo, a Lusa não conseguiu chegar a virada. Próximos Jogos
No próximo dia 18/08 (sábado), às 16 horas, a Portuguesa volta a campo para enfrentar o Criciúma, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma. Enquanto isso, o Brasiliense jogará contra o São Caetano, na próxima sexta-feira, às 20h30, no Estádio Boca do Jacaré, em Taguatinga.

Ficha Técnica

Portuguesa 1 x 1 Brasiliense

Local: Estádio Canindé, em São Paulo – SP Portuguesa
Tiago; Bruno, Marco Aurélio e Halisson; Wilton Goiano, Dias, Rai (Alexandre), Preto (Joãozinho) e Leonardo; Clayton (Rogério) e Diogo.
Técnico: Vágner Benazzi

Árbitro: Álvaro Azaredo Quelhas – MG
Cartões Amarelos: Joãozinho, Leonardo e Bruno (Portuguesa); Coquinho (Brasiliense)
Gols: Tiago aos 3’/2T (Portuguesa); Carlos Alberto aos 20’/1T (Brasiliense)

Brasiliense
Guto; Rafael Toledo (Patrick), Padovani, Junior Baiano (Pedro Paulo) e Rodriguinho; Coquinho, Carlos Alberto, Agenor e Iranildo (Adrianinho); Allan Delon e Warley.
Técnico: Wanderley Paiva.