Portuguesa 2 x 3 Ipatinga – Tigre barra Lusa e entra no G-4
São Paulo, SP, 31 (AFI) – Jogando com portões fechados e apresentando um futebol apático, a Portuguesa perdeu a série invicta de cinco partidas no Campeonato Brasileiro da Série B. A Lusa foi derrotada pelo Ipatinga, por 3 a 2, no Estádio do Canindé, em São Paulo, pela 22.ª rodada.
Com o resultado, os mineiros subiram para a quarta posição e somaram o 34.º ponto. Por outro lado, a equipe paulista ficou na oitava colocação, com 33 pontos.
Tigre domina o começo, mas cede empate no final
Sem poder contar com o apoio de seus torcedores, já que perdeu mando de jogo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), a Portuguesa não começou bem e abriu muitos espaços no meio de campo.
Logo com seis minutos, o Ipatinga assustou, ao marcar gol impedido, que o árbitro não validou. Mas, dois minutos depois, o Tigre marcou para valer abriu a contagem na Capital Paulista. Márcio Gabriel aproveitou cruzamento na pequena área e tocou de canela, sem chances para o goleiro Tiago.
A Lusa não dava mostras que iria conseguir reencontrar seu caminho. Assim, o técnico Vágner Benazzi foi abrigado a deixar de lado o esquema 3-5-2 e partiu para o 4-4-2, sacando o zagueiro Halisson para a entrada do meia-atacante Joãozinho.
A mudança melhorou a consistência do meio de campo, porém o Ipatinga estava bem fechado na defesa e não dava oportunidades de reação.
Mas somente aos 44 minutos a Lusa conseguiu furar o bloqueio. Leandro Salino derrubou Preto na grande área. Na cobrança de pênalti, o goleiro-artilheiro Tiago chutou forte no canto direito, Fred chegou a tocar, mas não conseguiu segurar.
Lusa se entrega e Tigre garante três pontosPróximos Jogos
Os times volta a jogar na terça-feira, pela 23.ª rodada. Às 20h30, a Portuguesa vai até Fortaleza encarar o Ceará. Às 10h30, o Ipatinga recebe o Vitória, no Interior de Minas Gerais.
Os times voltaram do intervalo e as ações continuaram as mesmas. O Ipatinga teve as melhores chances no início, enquanto que a Portuguesa ficava perdida em campo, sem reação.
Com 12 minutos, Diego Silva aproveitou cruzamento da esquerda e cabeceou para ampliar. Apresentando um futebol envolvente, aos 19’, Diego Silva aproveitou rápido contra-ataque foi derrubado na grande área por Tiago. Gerson Magrão cobrou pênalti no canto esquerdo e marcou o terceiro.
Mesmo perdida, a Portuguesa conseguiu diminuir. Aos 23’, Rai cobrou falta de longe e o goleiro Fred aceitou. Os paulistas pouco criaram depois, pois paravam na forte marcação do Ipatinga e da dupla de zaga Márcio Alemão e Léo Oliveira.
Desta forma, os mineiros somente administraram e tentavam nos contra-golpes.
Ficha Técnica
Portuguesa 2 x 3 Ipatinga
Local: Estádio do Canindé, em São Paulo – SP
Árbitro: Edílson Ramos da Mata – MT
Renda e público: portões fechados
Cartões Amarelos: Bruno Rodrigo, Tiago e Lima (Portuguesa); Alessandro, Leandro Salino, Léo Oliveira e Adeílson (Ipatinga)
Gols: Tiago 44’/1T e Rai 23’/2 (Portuguesa); Márcio Gabriel 8’/1T, Diego Silva 12’/2T e Gerson Magrão 19’/2T (Ipatinga)
Portuguesa
Tiago; Bruno Rodrigo, Halisson (Joãozinho) e Marco Aurélio; Wilton Goiano, Rai, Pedro Ayub, Preto (Bruno Soares) e Leonardo; Vaguinho (Lima) e Diogo.
Técnico: Vágner Benazzi.
Ipatinga
Fred; Márcio Gabriel, Márcio Alemão, Léo Oliveira e Beto; Henrique, Leandro Salino (Luciano Sorriso), Augusto Recife, Gérson Magrão; Alessandro (Adeílson) e Diego Silva (Eber).
Técnico: Émerson Ávila.





































































































































