Saiba como estão os adversários brasileiros na Sul-americana
Rio de Janeiro, RJ, 14 (AFI) – Na próxima quarta-feira começa a fase internacional da Copa Nissan Sul-americana 2007 para os brasileiros. Goiás, São Paulo, Botafogo e Vasco pegarão times argentinos nas oitavas-de-final da competição. Veja quem é e como está cada um destes clubes abaixo.
O Arsenal de Sarandí eliminou o favorito San Lorenzo, campeão da Copa Mercosul de 2001, na fase nacional. Na partida de ida empate por 1 a 1. Casteglione marcou o gol do time mandante aos 47′ da etapa final. Na volta, mesmo fora de casa, o Arsenal goleou por 3 a 0, gols de Mosquera (8′ do 1º), Bottinelli (40′ do 1º), contra, e Calderón (22′ do 2º). Agora pega o Goiás.
No Campeonato Argentino, o Arsenal está em 7º lugar, com 13 pontos. São 4 vitórias, 1 empate e 3 derrotas: 10 gols marcados e 10 sofridos. Na última quarta-feira recebeu o River Plate, em Sarandí, e venceu por 2 a 1. José Calderón, que veio do Estudiantes, é o artilheiro do time, com 3 gols. Dois estrangeiros fazem parte do elenco: o colombiano Jossimar Mosquera e o paraguaio Ariel Bogado. O destaque do time é o meia Leonardo Biagini.
O Arsenal tem apenas dois títulos em sua história desde a fundação, em 1957: a 4ª divisão nacional em 1962 e a 3ª, em 1964.
Atual campeão da Copa Libertadores, o Boca Juniors estréia direto nesta fase. O time é um dos líderes do Campeonato Argentino, com 16 pontos (5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, com 11 gols pró e 7 contra). Para variar, ainda não foi derrotado em “La Bombonera”. Seu artilheiro é Pablo Ledesma, com 5 gols. No elenco há vários estrangeiros: Claudio Morel Rodríguez (PAR), Álvaro González Luengo (URU), Fabián Vargas (COL) e Carlos Bueno (URU). Com a volta de Riquelme ao Villarreal español, seu principal jogador é o atacante Martín Palermo.
São 22 títulos nacionais, 6 Libertadores, 3 Mundiais Interclubes, 3 Recopas Sul-americanas, 2 Copas Sul-americanas e 1 Supercopa.
Morel Rodríguez e Banega não enfrentarão o São Paulo por estarem machucados.
Assim como o Boca, o River Plate também estou diretamente na fase internacional da Sul-americana. No atual Campeonato Argentino não faz boa campanha, ocupando apenas a 8ª posição, com 12 pontos, fruto de 3 vitórias (todas em casa), 3 empates (todos fora) e 2 derrotas (todas fora). São 17 gols a favor e 10 contra. Fernando Belluschi é o artilheiro do time, com 4 gols. O mei Ariel Ortega é o principal jogador, que tem no seu plantel um chileno (Alexis Sánchez) e um colombiano (Radamel Falcao García).
O adversário do Botafogo, que terá a honra de estrear o estádio João Havelange, nova casa do clube carioca, possui em sua história 32 títulos nacionais, além de 2 Libertadores, 1 Mundial Interclubes e 1 Supercopa.
O Lanús se classificou na fase nacional da Copa Sul-americana ao eliminar o Estudiantes La Plata, atual campeão argentino. Venceu a partida de ida por 2 a 0, gols de Pelletieri (18′ do 1º) e Sand (23′ do 1º), e perdeu a volta por 2 a 1. Domínguez, zagueiro que estava no Corinthians, marcou o gol contra aos 14′ do 2º tempo, que deu a vaga ao Lanús. Agora o adversário será o Vasco.
No Campeonato Argentino, está invicto em casa e ao todo são 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, com 15 gols marcados e 13 sofridos, o que deixa o time em 4º lugar, com 14 pontos. Com 5 gols, o atacante José Sand, que já passou pelo Vitória-BA, é o seu principal goleador. O elenco possui jogadores estrangeiros: Claudio Flores Banegas (URU), Eduardo Ledesma (PAR), Roberto Carlos Jiménez (PER) e o brasileiro Jadson Vieira, defensor que estava no jogando no Uruguai. O goleiro Carlos Bossio é o principal atleta do Lanús.
Em sua história, venceu 5 vezes a 2ª divisão nacional e uma vez a 3ª. Ganhou também a Copa Conmebol em 1996.





































































































































