Opinião José Flávio Scavassa: Capturar é preciso!
Santa Bárbara d’Oeste, SP, 17 (AFI) – O presidente do União Agrícola Barbarense, Reinaldo Brugnerotto, parece que está mesmo escaldado com propostas de parcerias e não quer nem saber mais ouvir falar sobre o assunto. O negócio agora é a captação de recursos que ele chama de “captura”. E acho mesmo que o presidente está correto, pois o investimento de dinheiro no futebol está tão difícil que captar não basta, é preciso capturar.Brincadeira à parte, o projeto já estaria sendo desenvolvido por três empresários, sendo dois de Santa Bárbara e um de Americana. É uma tentativa válida, mas alguns pontos fundamentais ainda devem ser esclarecidos. Por exemplo: quem são esses empresários? Em que ramo comercial ou industrial (caso não sejam empresários de jogadores) eles atuam? Onde vão buscar essa captação de recursos? Qual será a contrapartida dos investidores? E, finalmente, haverá alguma recompensa para os empresários se eles obtiverem sucesso nessa empreitada?
O presidente Reinaldo Brugnerotto sempre prezou muito pela transparência dos seus atos, por isso tenho certeza de que no momento certo ele explicará o funcionamento básico desse plano de captação de recursos para o clube.
Sérgio Farias
Na semana passada, recebi uma mensagem do técnico Sérgio Farias, campeão brasileiro da Série C (3ª divisão) de 2004 com o União Agrícola Barbarense. Depois de realizar um excelente trabalho em Santa Bárbara, ele aceitou o convite para trabalhar no futebol da Coréia do Sul. Sérgio também está preocupado com o futuro do futebol do Leão da 13 e até apresenta algumas sugestões aos dirigentes:
“Mesmo estando do outro lado do mundo, não deixo de acompanhar o Leão da 13 e gostaria de estimular o presidente ´Italiano` a continuar a luta para reerguer o clube, porém sei que não é fácil se não tiver a ajuda dos empresários da cidade e pessoal qualificado para planejar a disputa de competições menos expressivas como a Copa Federação e estabelecer uma base para a disputa do próximo Campeonato Paulista. Concordo com você quanto à necessidade de um diretor / coordenador técnico, mas é necessário estabelecer uma diretriz, contratar o pessoal com antecedência e acompanhar o desenvolvimento das etapas de formação da equipe. Hoje em dia, é impossível montar boas equipes sem a ajuda dos empresários, no entanto é possível aglutinar interesses para atingir objetivos, como fiz nos anos em que estive em Santa Bárbara. Hoje, o clube não possui recursos para contratar e também deixou de ser uma vitrine atraente. (…) Pelo menos cinco jogadores de mais qualidade deverão vir através de empresários da cidade ou de fora dela e o complemento do grupo deverá ser feito com jovens jogadores da região que tenham potencial e que estejam buscando oportunidade de crescimento profissional. Sinto uma enorme vontade de retribuir a oportunidade que me foi dada em 2004, mas no momento só posso tentar ajudar dando sugestões. Não tenho o contato telefônico dos atuais dirigentes e conselheiros, mas estarei sempre à disposição. Um forte abraço para todos que como eu gostam do União Agrícola Barbarense.”
Mural da Bola
*O União fez um verdadeiro negócio da China com o Clube Atlético Catarinense de Itajaí. Os jogadores que para lá se transferiram depois de terminada a participação do alvinegro na Copa FPF tiveram suas rescisões pagas pelo clube daquele estado. O presidente “Italiano” estava rendendo graças aos céus pelo fato de não ter de assumir essas despesas.
*Na tarde do próximo domingo, tem Palmeiras e Corinthians pelo Campeonato Brasileiro. A Rádio Luzes – Rede Jovem Pan Sat transmite o clássico que será realizado no Morumbi. No 1º Turno, o Verdão venceu por 1 a 0.
“Tenho Dito”
“O Corinthians tem uma diretoria `acéfana´.” Do saudoso presidente corintiano Vicente Matheus, em 1982, falando a respeito dos dirigentes da época. Qualquer semelhança com a atualidade luta para ser somente uma mera coincidência.
Troféu Apagão
Para o presidente corintiano Alberto Dualib que se enrola cada vez mais sempre que fala sobre os negócios escusos da ex-parceira MSI. O clube é muito grande e vai se recuperar dessa crise, porém não deverá sair sem seqüelas, para apreensão da segunda maior torcida de futebol do país.
Troféu Gol de Placa
Para o União Barbarense que quer sacudir bem rápido a poeira da Copa Federação Paulista de Futebol e começar no mais curto espaço de tempo possível os trabalhos visando o campeonato estadual de 2008.





































































































































