Crônica FBA: Surpresas, goleadas, presente e futuro...
Campinas, SP, 17 (AFI) – A 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B se caracterizou por placares atípicos e pelos visitantes um tanto ou quanto abusados. Das dez partidas, apenas duas tiveram os donos da casa como os vencedores. Cinco foram os jogos em que as equipes que jogavam fora de casa ganharam. Além disso, foi registrada a maior goleada deste ano na competição, um estrondoso 7×0.
De início, vamos analisar as duas únicas vitórias dos times mandantes. A primeira, na sexta-feira, aconteceu em Campinas, no sábado, com a Ponte Preta batendo o Santo André por 2×1. Para quem soube apenas do resultado é plausível que o ache perfeitamente normal. Porém, quem acompanhou toda a partida teve a oportunidade de verificar toda a dramaticidade que um jogo de futebol pode proporcionar.
Jogando em casa e precisando da vitória para continuar alimentando os sonhos de sua fanática e exigente torcida, a Ponte saiu perdendo para o time do ABCD Paulista e só conseguiu seus gols no fim do duelo. Com direito a pênalti duvidoso e técnico emocionado após a sensacional vitória, o time campineiro voltou a respirar na competição. Com 37 pontos, ainda tem chances de brigar por umas das vagas à Série A, em 2008.
O outro resultado positivo obtido por um clube mandante não teve nada de complicado, muito pelo contrário. Jogando um futebol vistoso, ofensivo e fulminante, o Paulista não deu a menor chance para o novato Barueri, que foi obrigado a buscar a bola nas redes por sete vezes. A sensacional goleada, a maior deste ano na Série B, levou a equipe de Jundiaí ao 13º lugar e deu a energia que os jogadores precisavam para escapar de vez da zona do rebaixamento.
E parou por aí mesmo. De resto, mais três empates e cinco vitórias dos times visitantes. E no momento que vive o campeonato, uma rodada como esta pode ser fatal, pois se pegarmos os quatro times mais bem colocados, vamos verificar que três venceram fora de seus domínios. A única que não venceu, o Criciúma, perdeu justamente para uma que está no G-4, o Ipatinga. Partida esta que determinou a demissão do recém contratado Renê Weber, técnico do Tigre catarinense. Após apenas três partidas, o clube de Santa Catarina “descobriu” que a culpa era do treinador. Bola fora!
Bola dentro maior foi do Coritiba, que ganhou do bom Brasiliense, na Capital Federal. Disposto a se consolidar de vez na liderança da Série B, o Coxa Branca dá fortes indícios de que o ano de 2008 vai ser de primeira.
E a Lusa do Canindé, que vinha se transformando no time do “quase”? Em várias rodadas, estava prestes a conseguir entrar no G-4, mas sempre ficava de fora. Desta vez os Leões da Fabulosa saíram eufóricos do Bento de Abreu, após o confronto com a difícil equipe do Marília, que outrora ocupava o grupo dos melhores do campeonato.
A Portuguesa terá a chance de confirmar o bom momento na próxima sexta-feira, quando terá pela frente o cambaleante São Caetano, que deixou a vitória sobre o Santa Cruz escapar na última rodada. E tamanha é a má fase no clube, que no final os jogadores comemoram o fato de não terem perdido, visto que Kuki e Cia. quase viraram o marcador, que antes do empate apontava 2×0 para o Azulão.
O já tradicional e esperado jogo da próxima rodada terá Ipatinga e Brasiliense como protagonistas. Depois de vencer o, até então, invencível em casa Criciúma, o time de Minas Gerais terá o experiente escrete de Brasília pela frente, no Ipatingão. O grande jogo está marcado para sábado, às 16h.
Já o Criciúma, que vem de uma incrível seqüência de maus resultados, tentará começar a inverter a curva negativa contra o Fortaleza, fora de casa. Se olharmos para a tabela de classificação, poderíamos supor que a missão do Tigre catarinense não seria muito difícil, dada a má campanha dos cearenses. Porém, jogando no acanhando Presidente Vargas e com o apoio de sua grande torcida, o Fortaleza aparece até como favorito para ganhar este duelo.
Quem pode se dar muito bem nesta rodada é a Ponte Preta. Após a suada vitória nos acréscimos, sobre o Santo André, a Macaca joga fora de casa, mas contra o lanterna Ituano. Caso confirme o favoritismo, a Ponte pode chegar de vez perto do G-4, já que seus adversários diretos têm compromissos pra lá de indigestos.
Um grande e tradicional clube que abriu uma razoável vantagem e aparece como o único favorito e consolidado (neste momento) a se perpetuar nesta condição e obter a tão sonhada vaga à Serie A. em 2008. Este é o panorama que podemos visualizar neste contexto do Campeonato da Série B atual, após 25 rodadas disputadas.
Jogo a jogo, gol a gol, ponto a ponto, o funil vai se fechando e o caminho vai se tornando cada vez mais tortuoso. Precisando se dedicar ao máximo em sua esfera pessoal e profissional, o ser humano tem apenas esta fórmula para procurar vencer. Como na vida, o Campeonato Brasileiro da Série B ensina, rodada após rodada, que esta fórmula está longe de ser uma falácia ou um lugar comum estimulado pelo modelo neoliberal capitalista. É sim, provado pelas mais diversas circunstâncias, o único caminho a ser tomado para quem busca as vitórias e sabe conviver com os fracassos do passado. A Série B está aí para estes clubes aprenderem com seus erros e planejarem as mais valiosas vitórias do futuro. Boa rodada para todos!
Críticas e sugestões para o e-mail [email protected].





































































































































