Crônica FBA: Cardápio recheado na Super Terça

Campinas, SP, 01 (AFI) – Nesta terça-feira teremos mais uma rodada cheia do Campeonato Brasileiro da Série B, um prato cheio para o torcedor apreciador do esporte mais popular do país. Entre grandes e decisivos jogos, paixões e emoções que cercam os duelos, poderemos perceber como cada time se comportará após uma 27ª rodada magnífica. No dicionário, “magnífico” é definido como pomposo, ostentoso, suntuoso. Só mesmo a reunião destes três adjetivos para chegarmos perto do que foi a partida entre Coritiba e Ipatinga, na sexta-feira passada. O duelo marcava o encontro dos dois líderes da competição e tinha como palco o belíssimo estádio Couto Pereira, abarrotado pela torcida coxa-branca. Este cenário, por si só, já faria parte de qualquer roteiro para uma história emocionante e expressiva.

Naturalmente, por se tratar de uma partida que valia a liderança da competição, Coritiba e Ipatinga fizeram um jogo tenso, por vezes até truncado. Todavia, as chances de gols foram abundantes, com os goleiros se destacando em ambos os times.

Cada vez mais absoluto na Série B, o Coritiba terá pela frente um adversário em ascensão nesta terça-feira, o Fortaleza. Embalado pela vitória fora de casa contra o forte Brasiliense, os cearenses saíram de perto da incômoda zona de rebaixamento e já começam a sonhar com o G-4. No alçapão do Presidente Vargas, a torcida do Leão mostra sua força e fica difícil segurar a pressão do time da casa. Será um grande confronto!

Quando quase todos já se conformavam com o empate em 0 a 0, o que não seria um resultado ruim para os dois, Ricardinho sofreu pênalti para o Coritiba. Eis que Anderson Lima, excelente cobrador de jogadas de bola parada protagoniza cenas nunca antes vistas.

Somente após quatro cobranças de pênalti, já que o árbitro mandou voltar (com razão) três vezes por conta do adiantamento do goleiro do Ipatinga, o jogador da equipe paranaense conseguiu fazer o gol.

O apito final? Somente aos 54 minutos do segundo tempo! Jogo que ficará marcado na memória do torcedor do Coritiba, merecendo um capítulo a parte quando se contar a história da campanha que permitiu a volta do Coxa à Série A, o que já parece concretizado. Vitória e Portuguesa fizeram o melhor jogo da rodada passada. Aberta e cheia de opções, a partida poderia terminar com qualquer resultado, mas premiou a Lusa por sua maior competência no ataque. Além disso, as falhas que a defesa do Vitória tem demonstrado no campeonato precisam ser menos freqüentes para que o clube baiano confirme sua condição de favorito e assuma de vez o seu lugar no G-4. Para os românticos do futebol, é uma pena o Vitória não ter se consolidado no grupo dos quatro melhores, já que tem o padrão de jogo mais elogiado da Série B. A Lusa não quis saber disso e tratou de assumir a terceira colocação, com pinta de quem pode ficar lá até o final. Nesta terça, dependendo do resultado do duelo entre Ipatinga e Avaí, pode até assumir o segundo lugar, caso vença o Paulista fora de casa. Será a hora da Portuguesa provar para sua torcida que deixou de ser o time do quase, quando por várias rodadas rondou o G-4, sem nele entrar. A tendência é que consiga a vitória para cima do time de Jundiaí, apesar da luta incessante do adversário pela fuga da zona de rebaixamento.

O Vitória viajará até Campinas para enfrentar a Ponte Preta. De técnico novo e após uma semana para poder trabalhar com seu novo grupo, a Macaca de Paulo Comelli pode reencontrar o bom futebol e vencer os baianos. Este seria chamado o jogo da completa incógnita, já que o Vitória é sempre uma dúvida e a Ponte Preta joga todas suas fichas para a recuperação neste duelo. Alternativa interessante para quem gosta de suspense. Bom para o torcedor.

Conforme prometido na semana passada, Visão Alternativa tentará traçar um pouco do que acontece na zona de rebaixamento. Com Remo e Ituano se destacando muito negativamente dos demais, fica complicado não apontá-los como virtuais rebaixados. Uma pena, como seria para qualquer equipe, já que perderíamos o único representante da região norte do Brasil e um tradicional clube do interior de São Paulo.

Porém, terão bastante tempo para se reorganizarem, disputarem bem a Série C, e voltarem arrebentando em 2009. Criciúma, Ipatinga, Vitória e Barueri são os grandes exemplos a serem seguidos. Estes são justamente os clubes que vieram da Série C e estão entre os 10 primeiros colocados no Campeonato Brasileiro da Série B deste ano. E destes quatro, a tendência é de que pelo menos dois estejam na Série A, em 2008.

Do Santo André, com 32 pontos, até a Ponte Preta, com 38, todos ainda correm riscos do descenso. O equilíbrio não nos permite visualizar uma ou duas equipes com mais chances de se juntar a Ituano e Remo na Série C, em 2008. Mas se continuar com a queda vertiginosa das últimas rodadas, o CRB entrará no novo ano disputando uma divisão abaixo. Surpreendente para os alagoanos, que chegaram a lotar o Rei Pelé várias vezes para ver uma equipe lutando pelos primeiros lugares.

Estamos quase chegando à reta final do Campeonato Brasileiro da Série B. É o momento dos torcedores ficarem cada vez mais ligados no que acontece em seus clubes, via rádio, internet, jornal, televisão. Cada alteração no time, suspensão de jogador, contusão de atletas passa a ser monitorado pelo apaixonado público. O estádio acaba sendo o palco final para os mais variados sentimentos colhidos pelos torcedores ao longo da semana. Sentimentos de esperança, motivação, medo, agonia, respeito, que no final das contas são o tempero especial para a magnitude do cardápio desta Super Terça!