Corinthians pode atrapalhar Copa do Mundo no Brasil ?

Rio de Janeiro, RJ, 4 (AFI) – O Brasil pode perder a Copa do Mundo de 2014 por causa do Corinthians? Esta é a preocupação da direção da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por causa da quase certa CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito – que deve investigar as denúncias de que a MSI lavou dinheiro no time do Parque são Jorge.

Ricardo Teixeira (foto), presidente da CBF, pediu que os senadores boicotem a criação da CPI. Ele alega que a investigação pode atrapalhar o trabalho em curso para que o Brasil venha a sediar a Copa do Mundo de 2014. Para não dar pretexto a eventual fiasco nessa área, Silvio Torres e Álvaro Dias se comprometeram a “segurar” a criação da CPI até o dia 31, quando será definida a sede da Copa.

Silvio Torres, ao contrário do que sugere a oposição de Teixeira, acha que a CPI deve agradar à Fifa. Ele lembrou que a entidade patrocina um comitê especial de investigação de crimes, como os que estão sendo investigados pelo Ministério Público nos contratos do Corinthians com o MSI.

Como vai funcionar
A CPI mista (deputados e senadores) vai investigar suposta ocorrência de formação de quadrilha, crimes contra o sistema financeiro nacional e a ordem tributária, sonegação e evasão de divisas na parceria do Corinthians com o MSI. De iniciativa do deputado Silvio Torres (PSDB-SP) e do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), o requerimento de criação da comissão obteve até agora o apoio de 210 deputados, 39 além do necessário, e 17 senadores.

Torres foi ex-relator da CPI da Nike, que em 2000 e 2001 investigou série de irregularidades no futebol e corintiano de coração, Torres acredita que a torcida de seu time apóia a iniciativa. “O que todos querem é que tudo isso seja esclarecido”, alega. O deputado acredita que ocorreu no Corinthians o mesmo de outros times, “de tentar suprir uma situação financeira precária com dinheiro vindo não se sabe de onde”.