Parabéns! Vila Belmiro completa 91 anos nesta quarta

Santos, SP, 10 (AFI) – A inauguração do Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro) aconteceu em 1916, quatro anos após a fundação do Santos Futebol Clube.

A primeira partida foi realizada dez dias depois e o Santos FC conquistou uma importante vitória diante do Ypiranga, pelo Campeonato Paulista, por 2 a 1. O primeiro gol da partida foi marcado por Adolpho Millon Júnior e o segundo por Jarbas. Bororó descontou para o Ypiranga.

O estádio recebeu o nome do patrono do clube, Urbano Caldeira em 1933, no ano de seu falecimento. Na década de 60, na Era Pelé, a sede do Alvinegro Praiano ganhou o apelido de A Vila Mais Famosa do Mundo.

No dia 20 de setembro de 1964, foi registrado o recorde de público do estádio, 32.989 espectadores, em uma partida não finalizada entre o Peixe e o Corinthians. A capacidade da Vila atualmente é de 20.120 pessoas.

Novos camarotes Defensores da Vila

Após o Paulistão de 1996, o gramado da Vila Belmiro se tornou um dos melhores do Brasil, pois recebeu um sistema de drenagem e irrigação controlado por computador, que permite perfeitas condições de jogo em qualquer tempo.

A modernização dos domínios do Santos FC ainda incluiu diversas reformulações estruturais: Memorial das Conquistas (2003); Centro de Imprensa Armando Gomes (2004); Camarotes Artilheiros da Vila (2005); Camarote da Presidência (2005); Complexos da Presidência e Administrativo (2006); Camarotes Defensores da Vila (2006).

A próxima meta é ampliar a sede do Alvinegro Praiano. No último dia 06 de agosto, a diretoria do Santos FC apresentou ao prefeito de Santos, João Paulo Tavares, um projeto com esse objetivo.

Além de aumentar a capacidade da arena, a reforma visa proporcionar mais segurança e conforto aos torcedores, bem como credenciar a Vila Belmiro a receber jogos decisivos, eventos de grande vulto e ser utilizada durante a Copa de 2014, caso o Brasil seja confirmado como país sede da competição.

Texto assessoria de imprensa Santos