Final de 77: Wanderley - Perdemos onde interessava
Campinas, SP, 12 (AFI) – Perdemos onde interessava. É desta maneira que o volante Wanderley Paiva (foto) descreveu a perda do título do Campeonato Paulista de 1977 pela Ponte Preta para o Corinthians. Dos seis confrontos entre as duas equipes na époica, a Macaca perdeu apenas dois, justamente as partidas da decisão, que foram disputada em três jogos.
“Jogamos seis vezes contra o Corinthians naquele campeonato e perdemos apenas duas vezes. Infelizmente, perdemos onde interessava, onde não podíamos perder”, revelou o ex-volante, que atualmente segue no futebol como técnico.
No Paulista de 1977, Ponte e Timão se enfrentaram em todos os três turnos, com o time de Campinas vencendo todas. No primeiro turno, a Alvinegra enfiou 4 a 0 no clube da Capital, no Moisés
Lucarelli. No segundo turno, os campineiros ganharam do Alvinegro, por 2 a 1, no recorde oficial de publico no Pacaembu. Já no terceiro turno, a Ponte Preta venceu, por 1 a 0, no Morumbi.
Nascido em Três Corações, no Interior de Minas Gerais, na terra do Rei Pelé, Vanderlei começou sua carreira no Atlético-MG, passando pelo América-SP, antes de chegar a Ponte, em 1977. Ele lembra como todos os pontepretanos ficaram frustrados com a perda do título, com o time que para muitos torcedores foi o melhor da história do clube.
“Nós ficamos muito frustrados com aquela derrota. Ainda mais porque sabíamos que tínhamos um time melhor do que o do Corinthians. Nós tínhamos um time muito bom”, comentou o ex-jogador, que em 2000 entrou para a seleção de todos os tempos da Ponte Preta.
Após se aposentar, Wanderlei, como a maioria dos jogadores, seguiu no futebol, tornando-se técnico. Ele começou sua carreira justamente na Macaca, 1981, onde também foi técnico em 2006. Atualmente, sem clube, mora em Campinas, esperando ser convidado por algum clube para poder voltar ao futebol.
Perfil
Nome: Wanderlei Paiva Monteiro
Nascimento: 07/04/1946, em Três Corações – MG
Clubes como jogador: Ponte Preta, Atlético-MG, América-SP, Londrina-PR, Palmeiras e Comercial-SP.
Clubes como técnico: Ponte Preta, União São João, Roma Apucarana- PR, São Raimundo-AM, Crac-GO, Coruripe-AL, Anapolina-GO, Barretos-SP, Mirassol-SP, Joinville-SC, Gama-DF, Corinthians-AL, Vila Nova-GO, Internacional-SP, Juventus-SP, Figueirense-SC, Atlético-PR, Londrina-PR, Matsubara-PR, Ferroviário-CE, América-SP, Rio Branco-SP, Paulista-SP, Marília-SP, Taquaritinga-SP, Comercial-SP, São José-SP.
Títulos como jogador: Brasileiro: Mineiro: 1970 e Brasileiro: 1971 (com o Atlético-MG); Brasileiro Série B: 1980 (con o Londrina-PR).
Títulos como técnico: Campeão Paulista Júnior (com a Ponte Preta); Campeão Paulista do Interior: 1985 (com o Comercial-SP); Campeão Paulista Série A-2: 2002 (com o Marília-SP); Campeão Goiano: 2004 (com o Crac-GO).





































































































































