Vasco 2 x 1 Botafogo - Clássico violento e emocionante

Rio de Janeiro, RJ, 14 (AFI) – E acabou a agonia do Vasco. Após nove jogos sem vitórias (oito pelo Brasileirão e um pela Sul-Americana), o time cruzmaltino venceu o clássico contra o Botafogo, por 2 a 1, na tarde deste domingo, no Estádio do Maracanã, pela 30a rodada do Brasileirão.

Nem mesmo a reestréia de Cuca serviu para animar os jogadores do Botafogo. O time continua sem vencer na competição, já são seis rodadas sem saber o que é vitória. O Vasco, além de voltar a vencer, voltou a marcar um gol. Após 450 minutos, Leandro Amaral quebrou o jejum de gols, que já durava cinco jogos.

Os três pontos somados elevou o Vasco para a 7ª posição, com 43 pontos. A equipe ainda tem um jogo a menos, que será disputado quinta-feira que vem, contra o Flamengo. Já o Botafogo, que um dia liderou o campeoanto por muitas rodadas, agora ocupa a 11ª posiçao, com 42 pontos

Primeiro tempo
Eram 450 minutos ou cinco jogos sem marcar. O Vasco pressionou o Bota desde o começo, mas foi só aos 10 minutos que a torcida voltou a gritar gol. Em bela troca de passes, Perdigão tocou de calcanhar para Marcelinho, que cruzou na marca do pênalti para Leandro Amaral, com categoria, marcar.

O Botafogo continuava a mostrar o mesmo futebol apático das últimas rodadas. Já o Vasco, que não tinha nada haver com isso, jogava um bom futebol, principalmente pela direta, onde o atacante Marcelinho infernizava a zaga botafoguense.

Aos 18 minutos, Marcelinho se livrou de Leandro Guerreiro e tocou na entrada da área para Leandro Amaral. Ele dominou, mas na hora de chutar foi travado pelo zagueiro.

O gol de empate do Alvinegro Carioca poderia ter saído dos pés do meia Lúcio Flávio. Primeiro, ele bateu rasteiro da entrada da área e a bola bateu nas duas traves. No rebote, mesmo com Silvio Luiz caído, o meia finalizou pra fora.

A partir do momento que Cuca adiantou Jorge Henrique como terceiro atacante, o Fogão melhorou na partida. Porém, uma entrada criminal de Eduardo, tirou o jogadorda partida. Reinaldo entrou em seu lugar. Faltas duras e sem necessidade, prevaleceram nesse primeiro tempo.
Aos 36 minutos, Perdigão levantou na área, a zaga não conseguiu afastar e a bola sobrou para o zagueiro Vilson chutar forte, mas por cima do gol. Dois minutos depois foi o Fogão que levou perigo. Coutinho desceu com velocidade, passou por três zagueiros, entrou na grande área e chutou rasteiro, no canto esquerdo de Silvio Luiz, que pegou com dificuldades.

Segundo tempo
Assim como no primeiro tempo, o Vasco dominou o inicio de partida, mas depois deu espaços para o Botafogo. Aos 6 minutos, Leandro Amaral deixou Wagner Diniz na cara do gol e o goleiro Julio César levou a melhor sobre o lateral.

O Botafogo exigiu boa defesa de Silvio Luiz, aos 14 minutos, no chute de fora da área de Lúcio Flávio. Aos 29 minutos, o goleiro vascaíno nada pôde fazer. Dodô deixou Reinaldo na cara do gol e o atacante chutou de primeira, forte, no meio do gol. Tudo igual no Maraca, com público decepcionante.

As duas equipes continuavam cometendo muitas faltas. Muitas delas próximos da área. Em uma oportunidade, o argentino Dário Conca cobrou falta com violência no travessão.

Com um a menos, devido a expulsão do volante Amaral, o Vasco achou o segundo gol já no final da partida. O volante Andrade cobrou falta na área e o zagueiro Jorge Luiz cabeceou com estilo, no ângulo. 2 a 1 para o Bacalhau. Nos acréscimos, Enilton deu uma entrada criminosa em Joilson e também foi expulso. O Vasco termina a partida com nove jogares.

Próximos Jogos
No sábado, às 18h10, o Botafogo joga em casa diante do Goiás. Já o Vasco vai até Minas Gerais enfrentar o Atlético-MG, às 17 horas.

Ficha Técnica

Vasco 2 x 1 Botafogo

Local: Estádio do Maracanã (Rio de Janeiro-RJ)
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ)
Cartões amarelos: Alex, Luciano Almeida, Coutinho, Joilson (Botafogo) Eduardo, Marcelinho, Perdigão, Amaral (Vasco)
Cartão vermelho: Enilton e Amaral (Vasco)
Gols: Leandro Amaral 10’/1T, Reinaldo 29’/2T, Jorge Luiz 41’/2T

Vasco
Sílvio Luiz; Vilson (Andrade), Júlio Santos e Jorge Luiz; Wagner Diniz, Amaral, Perdigão, Conca (Enilton) e Eduardo (Guilherme); Leandro Amaral e Marcelinho.
Técnico: Celso Roth.

Botafogo
Julio César; Renato Silva, Alex e Luciano Almeida (Thiago Marin); Joilson, Coutinho (Alessandro),Leandro Guerreiro e Lucio Flavio; Jorge Henrique (Reinaldo), Zé Roberto e Dodô.
Técnico: Cuca.