Australiano: Rodada de muitos gols e queda do último invicto

Rio de Janeiro, RJ, 17 (AFI) – A 8ª rodada da Hyundai A-League, o Campeonato Australiano de Futebol, foi marcada pela excelente média de gols: quase quatro por jogo. Ao todo foram 15, o melhor registro entre todas as rodadas, evelando a média da competição para 2,15 (69 gols marcados em 32 partidas).

Esta 1ª rodada do 2º turno teve como destaque as derrotas do líder Central Coast e do Melbourne, até então o último invicto.

O Central Coast Mariners foi derrotado no Bluetongue Central Coast Stadium, pelo Queensland Roard, diante de 8.113 pagantes. Josh McCloughan fez o único gol da partida, logo aos 5′ do 1º tempo. Ainda na etapa inicial, o time da casa teve Bradley Porter expulso, aos 31′. Os visitantes tiveram em campo os brasileiros Reinaldo e Marcinho (levou cartão amarelo aos 20′ do 2º tempo e foi substituído um minuto depois).

O Melbourne Victory foi goleado pelo Adelaide United, fora de casa: 4 x 1. Ljubo Milicevic marcou contra aos 15′ do 1º tempo e Travis Dodd ampliou aos 16′. Archie Thompson descontou aos 47′, mas na etapa final, novamente Travis Dodd estufou as redes, aos 18′, e Lucas Pantelis decretou a goleada, aos 46′. Cássio e Diego atuaram os 90 minutos pelo time da casa e Leandro Love foi substituído aos 18′ do 2º tempo na equipe visitante. Compareceram ao Hindmarsh Stadium, 13.372 torcedores.

Este resultado beneficiou o Newcastle Jets, que venceu o Wellington Phoenix e assumiu a vice-liderança. Com 11.947 espectadores no Energy Australia Stadium, James Holland marcou aos 16′ e Joel Griffiths ampliou aos 40′ da etapa inicial. Os visitantes, que tiveram os brasileiros Cléberson e Daniel o tempo todo, descontaram com Steven Old, aos 49′ do 2º tempo. O time da casa contou com Denni desde o começo e Jardel, que entrou aos 40′ da etapa final.

O único empate da rodada foi entre Perth Glory e Sydney FC, no Members Equity Stadium, que recebeu apenas 6.876 pessoas. Alex Brosque (40′) pôs os visitantes em vantagem. No 2º tempo, uma chuva de gols: Jamie Harnwell (7′) empatou, James Robinson (14′) e Mitchell Prentice (24′) ampliaram para os mandantes, mas o brasileiro Patrick (35′) e Alex Brosque (48′) impediram a derrota para o lanterna. No Sydney atuou outro brasuca: o campeão do mundo Juninho Paulista.

Classificação:
1º Central Coast = 14 pontos;
2º Newcastle = 13;
3º Melbourne Adelaide Queensland = 11;
6º Sydney = 9;
7º Wellington = 8;
8º Perth Glory = 5.

Próxima rodada:
19/10 – Newcastle Jets x Queensland Roar.
20/10 – Sydney FC x Adelaide United.
21/10 – Melbourne Victory x Perth Glory e Wellington Phoenix x Central Coast Mariners.

Artilharia:
4 gols – Alex Brosque (SYD), Bruce Djite (ADE) e Shane Smeltz (WEL).
3 gols – Archie Thompson (MEL), Sasho Petrovski (CEN) e Travis Dodd (ADE).