Série B do Brasileiro: Começam as definições na reta final
Brasília, DF, 21 (AFI) – A Série B do Campeonato Brasileiro de 2007 chegou na sua 31ª rodada. Faltam sete para seu encerramento. Até aqui disputados 310 jogos, foram marcados 904 gols, com média de 2,92 gols por partida.
O Vitória tem o melhor ataque da competição, com 60 gols marcados. Porém, o artilheiro da Série B vem da Capital da República. Val Baiano, do Gama, é o primeiro colocado, com 22 gols marcados.
Já Coritiba e Ipatinga têm as duas melhores defesas da competição, com 32 gols sofridos. Já o Ituano, com 60 gols e o Remo, com 59 gols sofridos, tem as piores defesas. O São Caetano tem o pior ataque, com 35 gols marcados.
O Coritiba, com 18 vitórias, um aproveitamento de 62% na competição, já prepara a festa pelo retorno à elite brasileira de 2008. Conforme o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, o Coxa está com 99% de chances de subir. A Portuguesa, 52 pontos e 55% de aproveitamento, tem 80%; o Ipatinga, 51 pontos e aproveitamento de 54%, tem 67% de probabilidade de subir.
O Vitória, com 50 pontos e 53% de aproveitamento, está cotado em 77% de voltar ao grupo dos grandes do brasileiro, em 2008.
O Criciúma, porém, o emergente Fortaleza que vem de uma bela recuperação, estão bem próximos do grupo dos quatro que sobem para a Série A de 2008. Respectivamente, 27 e 19% de probabilidades.
A grande decepção é o Brasiliense. O time candango que figurava entre os quatro primeiros, ainda comandado por Wanderley Paiva (foto), trocou de técnico por duas vezes e perdeu o rumo de vez. Caiu para a 12ª posição, com 42 pontos ganhos. Tem de se cuidar para não cair para a terceirona nacional. Matematicamente, junto com o seu arqui-rival Gama, ambos tem chances de 1% para subirem. Terão de vencer suas próximas sete partidas.
Quanto ao rebaixamento, duas equipes estão quase que em situação irreversível. O Ituano, lanterna com 25 pontos, está cotado em 99% para ser rebaixado. Tem de vencer seus próximos sete jogos. Chegaria a 46 pontos. Nem assim estaria garantido na Segunda Divisão de 2008. Já o Clube do Remo, que tem 29 pontos, está com 98% para cair. Também tem a missão quase impossível de ganhar suas sete últimas partidas. Chegaria a 50 pontos.
O Paulista, com 34 pontos, tem 84% de probabilidade de cair. O Santo André, com 37 pontes, tem 42% de chances de ser rebaixado. O São Caetano com 39 pontos, tem 27%. O Santa Cruz e CRB, com 40 e Avaí, com 41, estão no fio da navalha. Respectivamente 27, 10 e 5% de probabilidade de caírem.
Já o Gama e o Brasiliense, ambos com 42 pontos, estão no centro da balança. Matematicamente podem até sonharem com uma surpreendente classificação. Porém, também figuram muito perigosamente nas proximidades com a turma do rebaixamento. O Brasiliense tem 7% de chances para ser rebaixado. O Gama está cotado em 4%.





































































































































