Santo André 0 x 0 Ipatinga - Sem vitórias e na degola

Santo André, SP, 26 (AFI) – Mesmo jogando melhor boa parte do segundo tempo, o Santo André chegou a quarta partida sem vitórias no Campeonato Brasileiro da Série B. Na noite desta sexta-feira, o time do ABC Paulista empatou com o Ipatinga, por 0 a 0, no Estádio Bruno José Daniel, na Grande São Paulo, pela 32.ª rodada.

Com o resultado, os anfitriões seguem na zona de rebaixamento, ocupando o 17.º lugar, com 38 pontos. Por outro lado, os mineiros chegaram ao 52.º ponto e assumiram a vice-liderança. Para isto, contaram com a derrota da Portuguesa para o CRB, por 1 a 0, e levam vantagem no número de vitórias: 15 a 14.

O jogo ficou marcado pelo baixo nível técnico e poucas emoções. O Santo André, melhor, tentou criar com cobranças de falta do meia Marcelinho Carioca. Já o Ipatinga, fechado na defesa, chegou a assustar no começo, mas, depois, caiu de rendimento.
Deu até sono nas testemunhas
A primeira chance surgiu aos 11’. Beto bateu falta da esquerda e Henrique, livre, cabeceou. Atento, Neneca tocou para escanteio. Aos 13’, Diego Silva recebeu na pequena área e bateu girando, mas a zaga paulista tirou de baixo das metas. Depois disto, os mineiros sentiram muito a falta do meia Gerson Magrão, que está suspenso, e não conseguiam fazer a ligação do meio para o ataque.

As pretensões são distintas na competição, porém o objetivo era único: a busca por uma vitória. No entanto, na primeira etapa, as poucas testemunhas presentes ao Estádio Bruno José Daniel não viram muitas emoções e tiveram tempo de sobra para tirar um “cochilo”. No começo, o Ipatinga teve as melhores oportunidades e até assustou o goleiro Neneca. Já o Santo André, a partir de 15 minutos, passou a ter maior posse de bola e criou chances nas bolas paradas, batidas por Marcelinho Carioca.

Aproveitando, o Ramalhão cresceu, pois passou a ter maior posse de bola. Além disto, o meia Marcelinho Carioca resolveu fazer o que melhor sabe: bater faltas. Nas duas primeiras tentativas, a bola passou longe das traves do goleiro Fred. Mas, aos 37’, o jogador veterano cobrou falta da intermediária e a bola passou rente ao travessão. A bola ainda tocou por fora e entrou, fazendo com que alguns torcedores acreditassem que foi gol.
Fala Diego Silva
Ramalhão joga melhor, mas pára nas mãos de Fred
Os times voltaram do intervalo sem mudanças em suas formações. Entretanto, o panorama foi mantido. Os donos da casa mantiveram maior volume de jogo, tentando abrir o marcador nas bolas paradas e nos “pés-de-anjo” de Marcelinho Carioca. Recuados, os visitantes tentavam explorar erros adversários e, assim, partir nos contra-ataques.

Ao final do primeiro, o atacante Diego Silva, do Ipatinga, cobrou mais esforço de seus companheiros. “A gente tem que se esforçar ao máximo para conseguir sair de campo com um bom resultado”, avisou.

Aos 9, o Ramalhão conseguiu a primeira grande oportunidade. Aproveitando cobrança de escanteio da esquerda, Márcio Mixirica rolou para Marcelinho Carioca, que invadiu a grande área e chutou de perna esquerda. Aos 17’, Marcelinho Carioca cobrou escanteio com efeito e Márcio Mixirica bateu de voleio, mas a bola passou à esquerda de Fred. Desta forma, o Santo André seguiu pressionando, com jogadas criadas por Marcelinho Carioca. Mas, sem mudar sua postura em campo, os mineiros foram salvos pelo goleiro Fred.

No susto, Fred salvou o time mineiro. Aos 14’, novamente Fred salvou o Ipatinga. Jaílson bateu lateral pela esquerda e Márcio Mixirica virou em cima da zaga e chutou com força, mas parou nas mãos do arqueiro.

Depois de 35’, o técnico Sérgio Soares arriscou tudo e foi em busca da vitória. O comandante trocou o zagueiro Dedimar pelo experiente atacante Sandro Gaúcho. Assim, abriu Luciano Bebê e Sandro Gaúcho nas pontas, tendo Marcelinho Carioca e Márcio Mixirica entrando pelo meio-campo.48’, Alessandro tentou duas vezes. Na primeira, a bola bateu na trave e, na segunda, Neneca salvou de baixo das metas.

Os visitantes quase conseguiram sair com a vitória no finalzinho. Aos Próximos Jogos
Ficha TécnicaOs dois times voltam a campo na próxima terça-feira, às 20h30, pela 33ª rodada. O Santo André recebe o Fortaleza, em casa. Enquanto isso, o Ipatinga encara o Barueri, na Grande São Paulo.

Santo André 0 x 0 Ipatinga
Local: Estádio Bruno José Daniel, em Santo André – SPÁrbitro: Maurício Aparecido de Siqueira – MT
Cartões Amarelos: Jean, Henrique e Léo Oliveira (Ipatinga); Marcelinho Carioca e Dedimar (Santo André)

Renda: R$ 6.045,00
Público: 990 pagantes

Santo André
Neneca; Tiago Mathias, Luiz Henrique e Dedimar (Sandro Gaúcho); Pará, Fernando, Marcelinho Carioca, Juninho (Luciano Bebê) e Jaílson (Jeferson); Márcio Mixirica e Leandrinho.
Técnico: Sérgio Soares.
Ipatinga
Fred; Henrique, Léo Oliveira e Jean; Márcio Gabriel, Henrique, Augusto Recife, Leandro Salino, Tallys (Diego) e Beto (Leandro Soares); Diego Silva (Luciano Sorriso) e Alessandro.
Técnico: Émerson Ávila.