ABC 4 x 0 Vila Nova - Festa no Frasqueirão pela Série C
Natal, RN, 27 (AFI) – Contando com o apoio de sua fanática torcida, o ABC venceu o Vila Nova-GO, por 4 a 0, neste sábado à noite, no Estádio Frasqueirão, na capital potiguar. Este resultado deixou o time da casa, pelo menos provisoriamente, na liderança do Octogonal Final do Campeonato Brasileiro da Série C, com 10 pontos.
E agora torce contra seus concorrentes, neste domingo à tarde, quando será completada a quinta rodada. Mas pode ser alcançado pelo bragantino, vice-líder, com oito pontos, que recebe o lanterna Nacional-PB, em Bragança Paulista. O Vila Nova continua com quatro pontos, em sexto lugar, numa situação delicada na tabela de classificação.
Gol no começo
Contando com o apoio de sua torcida, o time potiguar começou o jogo a todo vapor. E abriu o placar logo aos três minutos, quando Wallyson teve liberdade para ajeitar a bola e soltar a bomba de perna esquerda, que morreu no canto esquerdo do goleiro Fabiano.
Mesmo em vantagem no placar, o time da casa tinha dificuldades no setor de meio-campo, dominado pela boa técnica do adversário, armado com dois volantes e dois meias habilidosos – Alex Oliveira e Élvis. Esta diferença também refletia no domínio goiano em campo.
Mas o ABC teve a chance de amplia o placar aos 28 minutos, quando o zagueiro Anderson deu um tranco ilegal, dentro da área, sobre Juninho Petrolina: pênalti. Na cobrança, o jovem atacante Wallyson vacilou, chutou fraco e facilitou a defesa do bom goleiro Fabiano. Nesta altura, já havia um equilíbrio em campo entre os dois times.
Recuperação rápidaO Vila Nova, no final, foi mesmo muito tímido. Só conseguiu assustar o goleiro Ranieri aos 44 minutos, num chute de longa distância de Alex Oliveira. Muito pouco para um time que sonha em voltar para a Série B do Brasileiro, em 2008.
Wallyson, porém, se redimiu do erro. Aos 45 minutos ele mostrou muita frieza e categoria para marcar o segundo gol, após receber lançamento milimétrico de Juninho Petrolina. Este foi seu 11º gol na Série C, mas antes disso recebeu o terceiro cartão amarelo ao receber uma falta e ser acusado pelo juiz de “enfeitar” a jogada. Wallyson tem apenas 19 anos.
Susto e outro gol
O Vila voltou para o segundo tempo sem o pipoqueiro Élvis, substituído por Paulo Ramos. E assustou, aos cinco minutos, quando o próprio Paulo Ramos acertou um chute na trave de Ranieri. Mas tudo não passou de um susto, porque o ABC voltou a comandar o jogo e o placar.
O terceiro gol saiu aos oito minutos. A jogada começou pelo lado direito com Nego, que fez o cruzamento visando o artilheiro Wallyson. Este fez o corta-luz e atrapalhou o zagueiro Anderson que, na ânsia, empurrou a bola contra suas próprias redes.
Aos 14 minutos, enfim, o artilheiro Túlio Maravilha deu um susto. Ele chutou a bola da marca do pênalti e acertou a trave de Ranieri, que teve sorte, porque a bola voltou para suas mãos. Na base do tudo ou nada, o Vila Nova ainda criou outras chances, com Alex Oliveira e até com uma bicicleta de Túlio.
Aos 42 minutos, o ABC ainda ampliou. Clênio foi dempurrado por Heleno pelas costas. No lance, o goleiro Fabiano também tentou aliviar o cruzamento, mas caiu forte com as costas tocando ao chão. ele tentou, mas não conseguiu continuar em campo. Só que o Vila Nova já tinha processado as três substituições e enquanto Fabiano deixava o gramado de maca, o meia Alex Oliveira pegava a camisa 12 e ia para o gol. Na cobrança, Clênio converteu, deslocando o goleiro improvisado: 4 a 0. Ele ganhou um aparelho MP3, como prêmio (oferecido pela Livraria Câmara Cascudo) por ter marcado o último gol do ABC e indicado pela Rádio Globo de Natal.
Próximos Jogos
Na quarta-feira, o ABC vai enfrentar o CRAC, em Itumbiara, no interior de Goiás. Na quinta-feira, portanto, no dia seguinte, o Vila Nova recebe o Barras, no Estádio Serra Dourada.
Ficha Técnica
ABC-RN 4 x 0 Vila Nova-GO
Local: Estádio Frasqueirão, em Natal-RN
Data: 27/10/2007 (sábado)
Renda: R$ 143.241,00
Público: 12.970 pagantes
Árbitro: Wagner dos Santos Rosa-RJ
Cartões amarelos: Wallyson e Adelmo (ABC); Anderson, Alex Oliveira (Vila Nova)
Gols: Wallyson, aos 3 e aos 45 minutos do 1.º tempo. Anderson, contra, aos 8 e Clênio, de pênalti, aos 42 minutos do 2.º tempo.
ABC-RN
Ranieri; Bruno Lourenço (Alysson), Ben-Hur e Fabiano; Nêgo, Adelmo, Joacir, Juninho Petrolina e Rogerinho; Wallyson (Clênio) e Ivan (Éder).
Técnico: Ferdinando Teixeira
Vila Nova-GO
Fabiano; Michel, Vítor, Anderson e Xavier; Heleno, Soares, Elvis (Paulo Ramos) e Alex Oliveira; Wando (Juninho) e Túlio Maravilha (Samuel).
Técnico: Artur Neto





































































































































