Burro em festa! Taubaté completa 93 anos. Confira!

Taubaté, SP, 01 (AFI) – Há exatos 93 anos surgia o Esporte Clube Taubaté, que foi definido após uma reunião prévia realizada em 25/10/1914, na residência do Dr. Francisco de Paula Pereira Barbosa serviu de sala de sessão com a presença de 48 sócios, reuniu a primeira Assembléia Geral definitiva do Sport Club Taubaté.

Presidida pelo Dr. Gastão da Câmara Leal e secretariada pelos Srnrs., Tito Barbosa e Ildefonso de Almeira, foi lido o termo de reunião da sessão prévia realizada em 25.10.1914, na qual foi escolhido para a sociedade que se fundava a denominação do Sport Club Taubaté.

Mas quais cores usar no novo clube? Simples, o azul, representando o infinito do céu e o branco a paz. Verdadeiros heróis ajudaram a construir a história do Taubaté, tão rica em detalhes e marcada por conquistas e importantes acontecimentos, impossíveis de serem apagados. Muito diferente da atual situação, na qual o clube se encontra na Série A-3, pois este ano realizou uma lamentável campanha na Série A-2, que culminou na queda para a divisão inferior.

O Burro!
O clube ganhou o carinhoso apelido de “Burro da Central” durante a disputa do campeonato da II Divisão de 1954. O apelido surgiu na Imprensa Paulista.

Diz a história que no dia 01/05/1954, o Taubaté enfrentou, e venceu, a equipe do Comercial, de Ribeirão Preto, pelo placar de 6 a 3, utilizando, nessa partida , o atacante Alcino, que estava com a situação irregular junto à FPF. Esse motivo fez com que a Federação Paulista de Futebol penalizasse o Esporte Clube Taubaté com a perda dos pontos ganhos nesse jogo. Mesmo com a pena, o E.C . Taubaté sagrou -se Campeão Paulista da Primeira Divisão de 54.

Desde então o nosso time é chamado, carinhosamente, de “Burro da Central”. Há alguns anos este apelido acabou pro criar o mascote do time, um simpático burrinho que esta estampado em bandeiras, camisas e adesivos dos torcedores do clube. Parabéns Taubaté, pela história dentro do futebol, mas que um dia possa voltar as tradições de início.