Portuguesa 1 x 0 Gama – Tiago garante e Lusa é vice-líder

São Paulo, SP, 02 (AFI) – Com um gol de pênalti do goleiro Tiago, aos 19 minutos do primeiro tempo, a Portuguesa se reabilitou e reassumiu a vice-liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta sexta-feira, a Lusa venceu o Gama, por 1 a 0, no Estádio do Canindé, em São Paulo, pela 34.ª rodada.Com o resultado, os paulistanos, que não venciam há duas partidas, chegaram ao 56.º ponto e pularam da terceira para a segunda posição. Em contrapartida, os candangos seguem na décima colocação, com 45 pontos.

No primeiro tempo, a Portuguesa começou com tudo e logo saiu na frente. Depois, a chuva caiu e o jogo ficou truncado. No segundo, contudo, o Gama foi à frente, mas desperdiçou muitas oportunidades.

Bom futebol até sair gol
Mantendo o ritmo, aos 11’, Preto penetrou na grande área, pedalou, mas, na hora da finalização, bateu fraco e o goleiro René defendeu. A resposta do Gama somente foi acontecer aos 13’. Ralfh recebeu no meio-campo, girou e bateu de longe, passando por cima das metas de Tiago.

Como há muito não se via, o Estádio do Canindé contava com um bom público. A força vinda das arquibancadas parece ter animado a Lusa, que começou com tudo. Logo no primeiro minuto, Diogo apareceu pela ponta direita cruzou fechado, mas Rodrigo Ninja tirou da forma que pôde.

A Portuguesa aproveitou o bom momento e conseguiu chegar ao seu gol. Aos 18’, Diogo recebeu na grande área e, quando tentou cortar o goleiro René, foi derrubado. Na cobrança de pênalti, o goleiro-artilheiro Tiago bateu a meia altura no canto direito.
Temporal começa e futebol acaba
Os dois times passaram a truncar muitas jogadas no meio de campo. Os visitantes, até que de forma desordenada, tinham mais disposição de chegar ao ataque. Aos 38’, Ésley foi à linha de fundo pela direita e cruzou para Raúl, que bateu de primeira e espanou.

Depois do gol, o futebol caiu muito de rendimento e a culpa não foi somente dos 22 jogadores. A grande responsável foi a chuva, na verdade, um verdadeiro temporal que caiu na cidade de São Paulo. O árbitro Antônio Neuriclaudio do Rego Costa, do Acre, resolveu manter a bola rolando.

Os paulistanos responderam no finalzinho. Aos 45’, Diogo recebeu cruzamento da esquerda de Leonardo. Mesmo caindo, tocou com o pé direito e René, atento, salvou.Abram aspas
Ao final do primeiro tempo, o volante Rai pediu mais calma ao jogadores da Portuguesa. “Precisa ter um pouco mais de calma e tentar ficar ordenado. O que importa pra gente é a vitória”, disse. O zagueiro Bruno Rodrigo concordou com seu companheiro. “Segurar este resultado, pois assim está bom”, completou.

Chuva passa, Lusa recua, mas vitória aparece
A Lusa teve chance de ampliar. No contra-ataque, aos 11’, Vaguinho recebeu na frente, levou a melhor em cima da zaga e tocou à esquerda de René. O Gama respondeu aos 15’. Em rápida descida, Bebeto chutou de fora da área, mas Tiago salvou, colocando para escanteio.Na volta do intervalo, os treinadores de Portuguesa (Vágner Benazzi) e Gama (Vitor Hugo) não fizeram mudanças nas formações. A chuva continuou, porém em menor intensidade. Mais ofensivos, os visitantes tentavam chegar ao empate de qualquer forma e faziam muitas faltas.

Depois de 30 minutos, a partida virou defesa contra ataque. Os donos da casa, fechados, apostavam nos contra-ataques. Já os visitantes, com muito empenho e pouca organização, ficavam à frente do ataque e arriscavam.Expulsão do chefe e reclamação
O técnico do Gama, Vítor Hugo, foi expulso por reclamação com a arbitragem. Na saída de campo, o comandante mostrou indignação: “Não posso dar água ao meu jogador? Só isto que estava fazendo!”, desabafou.

Próximos Jogos
Pela 35.ª rodada, a Portuguesa novamente joga em casa, mas, desta vez, diante do Barueri, na próxima sexta-feira, às 20h30. No sábado, às 16 horas, o Gama recebe o Ipatinga, em Brasília.

Ficha Técnica
Portuguesa 1 x 0 Gama

Local: Estádio do Canindé, São Paulo/SP
Árbitro: Antônio Neuriclaudio do Rego Costa-AC
Renda: 70.500,00
Público: 5.000 pagantes
Cartões Amarelos: Marco Aurélio e Preto (Portuguesa); René, Naves e Fabrício (Gama)
Cartão Vermelho: Fabrício (Gama)
Gols: Tiago 19’/1T (Portuguesa)

Portuguesa
Tiago; Osmar (Halisson), Bruno Rodrigo, Marco Aurélio e Leonardo; Erick, Dias, Rai (Claudecir) e Preto (Válber); Diogo e Vaguinho.
Técnico: Vágner Benazzi.
Gama
René; Fabrício, Gilvan e Raúl (Dendel); Saulo, Ralfh, Naves, Ésley (Paulo Matos) e Rodrigo Ninja; Bebeto e Val Baiano.
Técnico: Vitor Hugo.