O Alviverde vai deixar saudades... Volta pro seu lugar Coxa!

Campinas, SP, 05 (AFI) – É com muito orgulho que a FBA (Futebol Brasil Associados) parabeniza o primeiro time a obter classificação matemática à Serie A, em 2008. Orgulho por ter tido em seu campeonato uma grandiosa equipe do sul do país, que ajudou a abrilhantar o Brasileiro da Série B por dois anos. E maior satisfação ainda por saber que a FBA fez parte do processo de reestruturação do futebol Coxa-Branca, ajudando no planejamento e na organização durante estas duas temporadas.

Mais do que um grande clube, o Coritiba conta com uma torcida diferente. Diferente por ser espetacular e cobrar demais de seus jogadores. O Couto Pereira sempre lotado e colorido de verde e branco justifica a fama de ser espetacular. Concomitante a isso, os torcedores mantiveram durante estes dois anos as faixas da arquibancada de cabeça para baixo, em protesto pela queda de rendimento do clube nos últimos anos. Era o recado certo para os jogadores. “Estamos aqui para apoiar sempre, mas não estamos satisfeitos! Somos o maior time do Paraná!”, era o que se podia entender no místico Alto da Glória, em toda e qualquer partida.

Pode desvirar as faixas, torcedor Coxa-Branca! Seu papel no Campeonato Brasileiro da Série B 2007 foi de fundamental importância. Foram vocês que carregaram o time no colo, empurrando os atletas para uma bela e histórica campanha. Volta pro seu lugar, torcedor Alviverde!

Comandados por um técnico que é um especialista em motivar grupos, o Coritiba teve a regularidade como característica principal neste ano. Na busca incessante pelos resultados positivos, o técnico Renê Simões não se deixava empolgar com placares elásticos a favor, nem se desesperava com um revês não programado. Seu misto de leveza e motivação encontrou a fórmula ideal para fazer o elenco superar as barreiras de uma competição bastante desgastante.

E mesmo após garantir a vaga entre os quatro melhores, Renê Simões dá mais uma prova de sua sobriedade, ao afirmar que não irá ficar satisfeito se não conquistar o título da Série B. Ah, pessoas assim deixam sempre saudades. Esperamos que Renê finque raízes no Brasil e continue a nos presentear com seus trabalhos por muito tempo. Não nos deixe com saudades, aqui é o seu lugar!

A proposta do Coritiba de mesclar os jovens talentos da base com jogadores experiente se mostrou muito eficaz. Em um campeonato como a Série B, é preciso a audácia e gana de vencer dos mais novos, porém há momentos em que uma maior vivência no futebol pode ajudar. Com muita disputa em jogo, a vitalidade de atletas mais novos decide muitos jogos. E as com as constantes viagens (quando ficam vários dias longe das famílias) e os próprios desgastes naturais durante a temporada, são contornados pelos jogadores com mais tempo de carreira.

A mesma 34ª rodada que confirmou o Coritiba na Série A em 2008, criou também um hiato inédito do G4 para com os demais concorrentes. Cinco pontos agora separam o grupo de elite dos times que vem logo abaixo. Em uma reta final, trata-se de uma vantagem considerável e que pode ser até mesmo decisiva.

É bem verdade que muitos nem notaram isso. Isto porque o noticiário de todo país se rendeu novamente ao tradicional clube paranaense. Clube que marcou o ano de 2007 pela sua persistência e competência, dentro e fora de campo. Time de jogadores que fizeram a torcida comparecer sempre em peso ao Couto Pereira. Torcida que lotava o belo estádio e empurrava seus jogadores rumo às diversas vitórias. Obrigado Coritiba, você vai deixar saudades. Volta pro seu lugar Coxa!

Críticas e sugestões para o e-mail [email protected].