Criciúma 2 x 0 Santa Cruz - A Série C chegou ao Arruda!

Criciúma, SC, 17 (AFI) – Mesmo sem chances de conquistar o acesso o Criciúma foi decisivo na 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, pois o time catarinense venceu o Santa Cruz, por 2 a 0, e decretou o rebaixamento do time pernambucano. O primeiro gol da partida foi marcado aos 29 segundos de partida, que dava impressão de que seria uma goleada, mas ficou somente na visão inicial. O que não mudou foi a postura do Santa Cruz, que novamente jogou um futebol de pouco nível.

Com o resultado o Tigre chegou aos 53 pontos e ocupa a sexta colocação, pois perde no número de vitórias para o Marília: 17 a 15. O Santa Cruz não conseguiu deixar a zona de rebaixamento e caiu de divisão no nacional, pois soma 42 pontos e não alcança o Avaí, primeiro fora da degola, que soma 48.

Tigre impossível!
Jogando a última partida em casa pela Série B, o Criciúma começou disposto a decretar o rebaixamento do Santa. Não demorou nem um minuto para o primeiro gol acontecer. Aos 20 segundos, Mateus foi até a linha de fundo e cruzou na marca de pênalti, Odair subiu com estilo e testou de cabeça, no canto do goleiro Gottardi: 1 a 0.

O Tigre estava impossível no começo, aos quatro minutos, Kelson quase aumentou. William Amaral avançou pelo lado direito e arriscou de longe, no meio do caminho o atacante desviou, o goleiro Gottardi estava batido no lance, mas conseguiu tocar na bola, que bateu na trave e saiu pela linha de fundo. Aos oito, o zagueiro Cláudio Luiz cabeceou após escanteio e a bola explodiu no travessão.

O Santa Cruz pouco fazia para evitar a queda à Série C, pois somente o Criciúma atacava. Aos 16, Kelson tentou de primeira, mas acabou furando após cruzamento de Uendel. Aos 18, novamente o atacante tentou, mas chutou fraco e a bola ficou com Gottardi.

Tentou, mas…
O time de Pernambuco acordou somente aos 22 minutos. Nildo puxou contra-ataque pela esquerda e arriscou de longe, o goleiro Zé Carlos quase foi pego fora de posição, mas se recuperou e mandou para escanteio. Após o lance, o Coral ganhou moral e se recuperou na partida, criando mais algumas oportunidades de empate.

O Criciúma voltou a tentar o segundo gol somente aos 35 minutos, quando o zagueiro William Amaral apareceu e da entrada da área bateu forte, Gottardi conseguiu se esticar e fazer a defesa em dois tempos. Aos 46 minutos, o Tigre novamente quase aumentou, após cruzamento da direita, Odair tentou completar, mas a zaga afastou por baixo.

Olha o Tigre de novo…
Querendo repetir o bom começo que teve no primeiro tempo, o Criciúma quase marcou antes do primeiro minuto. Após cruzamento da direita, Kelson se esticou e bateu fechado, a bola explodiu na rede, mas pelo lado de fora, levantando o pequeno público no estádio.

O Santa não demorou tanto para chegar ao ataque. Aos cinco minutos, Nildo fez bola jogada pela direita e cruzou, o atacante Fábio Saci cabeceou colocado, mas Zé Carlos conseguiu evitar o gol de empate ao tirar com as pontas dos dedos e mandar para escanteio. O time da casa voltou a tentar aumentar a vantagem aos 10 minutos, quando Odair bateu de fora da área, mas o goleiro Gottardi segurou firme. O segundo gol estava amadurecendo. Aos 20 minutos, o atacante Kelson levou a bola pelo lado direito e bateu de fora da área, a bola passou por cima do gol, assustando o goleiro.

Que golaço!
Quem tanto tenta marca. Aos 27 minutos, o Criciúma chega ao segundo gol, mas um golaço de Odair. O atacante recebeu na entrada da área, deu um lindo drible no primeiro marcador, deixou o segundo e terceiro no chão e tocou com categoria na saída do goleiro. O Tigre marcou o terceiro em seguida, mas o árbitro tinha parado o jogo marcado impedimento do atacante Kelson.

Perto do final, o Santa Cruz ainda esboçou uma reação para diminuir o placar, mas parou no goleiro Zé Carlos. Aos 40 minutos, Kuki tentou de cabeça, mas o goleiro estava atento e segurou no canto. O Santa ainda tentou até o último minuto, mas não teve jeito e a Série C chegou ao Arruda.

Próximos Jogos!
Pela última rodada da competição nacional de acesso, o Criciúma encerra a participação diante da Portuguesa, no próximo sábado, às 16 horas, fora de casa, no Estádio do Canindé. O Santa Cruz fecha a participação em casa, no Estádio Arruda, diante do Coritiba, também no sábado, às 16 horas.

Ficha Técnica

Criciúma 2 x 0 Santa Cruz

Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma – SC
Árbitro: Djalma José Beltrami Teixeira – RJ – FIFA
Cartão amarelo: Carlinhos Paulista, Carlinhos Paraíba (Santa Cruz)
Gols: Odair 29seg/1T e aos 27’/2T (Criciúma)

Criciúma
Zé Carlos; Silvio Criciúma, William Amaral e Cláudio Luiz; Alex Sandro (Jael), Elizeu, Marcelo (Rogério), Mateus (Neném) e Uendel; Odair e Kelson.
Técnico: Luiz Gonzaga Miliolli

Santa Cruz
Gottardi; Carlinhos Paulista (Russo), Adriano, Josemar e Max (Fábio Saci); Amaral, Carlinhos Paraíba, Genalvo e Nildo; Kuki e Thomas Anderson (Thiago Almeida).
Técnico: Adriano (interino)