Depois de escapar do descenso, Ponte luta por Copa do Brasil

Campinas, SP, 17 (AFI) – Ponte Preta e Ceará empataram, por 1 a 1, neste sábado à tarde, no Estádio Moisés Lucarelli, pela 37.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Ambos ficaram livres do fantasma do rebaixamento, mas curiosamente, podem disputar na última rodada uma vaga para a Copa do Brasil de 2008.

Os rivais estão na expectativa de que o Palmeiras se classifique para a Taça Libertadores da América, o que vai acontecer se o Verdão terminar entre os quatro melhores do Campeonato Brasileiro. Neste caso, o time da capital não vai disputar, ao mesmo tempo, a Copa do Brasil, abrindo espaço para os primeiros colocados do ranking.

Os dois times estão bem próximos no Ranking da CBF: a Macaca é 24.ª colocada, com 907 pontos, e o Vovô ocupa a 25.ª posição, com 901 pontos. A conta que se faz é que o Ceará poderia passar a Ponte Preta caso terminasse sete posições na frente dentro da Série B. Mas parece ser uma situação difícil de acontecer. No momento, o Ceará, com 50 pontos, ocupa a 11.ª posição. Com 48 pontos, a Ponte Preta está em 13.º.

Dessa forma, ganham valor os jogos da última rodada. O Ceará vai receber o ameaçado Santo André, no Castelão, enquanto a Ponte Preta vai enfrentar o rebaixado Remo, em Belém, no Mangueirão.

Artilheiro de fora
Para a “decisão” em Belém, a Ponte Preta terá um importante desfalque: o atacante Alex Terra. O craque do Fluminense, que deve ganhar a liberdade contratual no final do ano, recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão automática. Ele é o artilheiro da Ponte na competição, com 19 gols.

A semana promete ser decisiva para a Ponte Preta, que planeja uma ampla reformulação no elenco para a temporada 2008. Mas tudo passa, em princípio, pela definição sobre o futuro da comissão técnica. Embora o técnico Paulo Comelli tenha contrato até dezembro de 2008, ele tem contra si os maus resultados no comando do time dentro da Série B. Em casa, ele ainda não venceu em sete jogos, com três derrotas e quatro empates.

”Infelizmente a transição do Nelsinho para a nova comissão técnica não deu certo mesmo. Não foi eu quem montou o time e, durante a competição, tivemos muitos problemas”, lamentou.