ABC-RN 1 x 0 Nacional-PB - Novo líder na Série C!
Natal, RN, 17 (AFI) – Em um jogo tenso e equilibrado, o ABC conseguiu vencer o Nacional-PB, por 1 a 0, pela 11ª rodada e chegar à liderança do Octogonal Final da Série C. O time de Natal contou com o apoio dos torcedores, mas encontrou dificuldades para transpor a defesa dos paraibanos e a noite inspirada do goleiro Ricardo. A única bola que o arqueiro não pegou foi o pênalti cobrado por Wallyson.
Com o placar, o Mais Querido assumiu a primeira colocação da fase final, pois soma 20 pontos, mesmo número de Bahia e Bragantino, mas leva vantagem em número de vitórias: 6 a 5. Já o Nacional segue na lanterna da fase final sem conquistar nenhuma vitória, tem apenas dois pontos.
Pressão, mas sem gols!
Jogando em casa, o ABC dominou os primeiros lances da partida, e aproveitou o recuou do time paraibano para tentar marcar no inicio. Aos cinco minutos, Adelmo dominou na intermediária, passou por toda a defesa e lançou para Wallyson, o atacante dominou, mas no momento do chute, o zagueiro Nunes apareceu para afastar. O jogo estava todo para o time da casa, que voltou a tentar aos nove, mas Lau não concluiu muito bem e a bola foi pela linha de fundo.
A pressão era toda do Alvinegro. Em boa jogada aos 13 minutos, Lau passou pelos marcadores e tocou para Wallyson, o atacante viu a passagem do zagueiro Ben-Hur e tocou. O jogador se livrou da marcação de Nunes e bateu forte, mas a bola bateu foi para fora. O Nacional não conseguia passar do meio-campo e ficava todo recuado, agüentando a pressão do time de Natal.
Mas a principal jogada de perigo aconteceu aos 15 minutos, quando Lau tocou para Wallyson que devolve para o jogador de meio-campo, após dominar este encontrou Rogerinho livre invadindo a área e tocou. O meio-campista dominou e bateu forte, o goleiro Ricardo deu rebote, mas o mesmo atleta tentou novamente, mas desta vez, o goleiro se recuperou e fez grande defesa.
O Nacional suportava bem a pressão e passou a movimentar com mais facilidade a bola nos meio de campo depois dos 20 minutos. Mas o ABC queria marcar o gol no lanterna, aos 32 minutos, Adelmo dominou e passou pela marcação de Mercinho, lançando para Rogerinho. O atleta bateu firme, mas a bola explodiu na trave de Ricardo. No rebote, Lau tocou para Wallyson, que devolveu para Rogerinho, mas a zaga afastou o perigo.
Muralha!
O goleiro do Nacional voltou a salvar o time de levar o primeiro gol novamente aos 42 minutos. Lau lançou de primeira para Ben-Hur, o zagueiro invadiu a área e entre os zagueiros bateu forte, mas Ricardo estava atento e realizou uma grande defesa. Antes do apito final do primeiro tempo, Rogerinho chutou entre os marcadores, a bola desviou em Mercinho, mas o goleiro do Nacional segurou sem perigo.
No retorno para a segunda etapa, o técnico Ferdinando Teixeira colocou o meio-campo Éder no lugar de Lau, para dar mais mobilidade nas jogadas de ataque, isso deu resultado. Aos cinco minutos, Éder lançou Rogerinho que recebe falta. Na cobrança, Nego bateu forte, mas a bola desviou na defesa e foi para escanteio. No levantamento, Ivan dominou batendo de primeira de fora da área, mas novamente ele, o goleiro. Ricardo fez uma defesa espetacular, jogando de novo a bola pela linha de fundo.
Mesmo com pressão, o Nacional encontrou um espaço para tentar i primeiro ataque na partida. Aos oito minutos, Marquinhos recebeu a bola e passou pela defesa alvinegra lançando para Tazinho, o jogador chutou e Ranieri fez uma defesa tranqüila. A primeira investida do time da Paraíba incendiou a torcida do Mais Querido, que começaram a gritar palavras de apoio para o time.
Ufa…
De tanto insistir, o ABC abre o placar. Aos 25 minutos, Bruno Lourenço lançou para Eder, que tocou rápido para Ivan. O atacante avançou com marcação cerrada de Nunes e dentro da área, acabou derrubado. O árbitro marcou pênalti. Wallyson cobrou no canto direito de Ricardo, que por pouco, quase defendeu a bola.
O Nacional ainda tentou o empate. Aos 36 minutos, Buick cobrou escanteio fechado e obrigou Ranieri a fazer uma boa defesa e colocar para escanteio. O ABC diminuiu o ritmo de jogo e trocou passes no campo defensivo. A torcida ficou em silêncio e aparentava desconfiança pelo desempenho do time, mas comemorou muito com o apito final do árbitro.
Próximos Jogos!
Pela 12ª rodada, o ABC entra em campo diante do Bahia, na próxima quinta-feira, às 20h30 (horário de Brasília), no Estádio da Fonte Nova, em Salvador. Já o time da Paraíba encara no mesmo dia e horário o Barras, no Estádio Ernani Sátiro, o Amigão, em Campina Grande.
Ficha Técnica
ABC-RN 1 x 0 Nacional-PB
Local: Estádio Frasqueirão, em Natal-RN
Árbitro: Wilson Souza de Mendonça-PE (FIFA)
Cartão amarelo: José Wilker e Paulinho Guerreiro (Nacional-PB)
Gols: Wallyson 25’/2T (ABC)
ABC-RN
Raniere; Ben-Hur, Bruno Lourenço e Alan; Nêgo, Adelmo, Lau (Éder), Juninho Petrolina (Rodriguinho) e Rogerinho; Wallyson e Ivan (Miro Bahia).
Técnico: Ferdinando Teixeira
Nacional-PB
Ricardo, Dinho, Nunes, Mercinho, Camilo, Raminho, Mimi, José Wilker, Tazinho Paulinho Guerreiro e Marquinhos (Buick)(Israel),
Técnico: Reginaldo Sousa





































































































































