Garotada: Força do Paulista vem da categoria de base

Jundiaí, SP, 19 (AFI) – No começo do ano os torcedores não os conheciam. Alguns, mais apaixonados, até poderia já ter ouvido falar de algum deles nas categorias de base do clube. Mas, depois da sobrevida que o Paulista teve no Campeonato Brasileiro da Série B, eles viraram referência para a torcida jundiaiense e estão impulsionando o Galo a permanecer na segundona. Trata-se do zagueiro Devas, do volante Jairo e do atacante Marcelo Toscano.Com a chegada do técnico Marcus Vinícius os jogadores formados nas categorias de base voltaram a ter valor no Paulista. E diante de todas as suspensões e contusões dos mais experientes, surgiu a chance para cada um mostrar o seu real valor.

“Todos os jogadores que eu coloquei em campo tem qualidade. A necessidade aperta, mas eu jamais escalaria alguém que não tivesse condições. E jogador de futebol tem que mostrar valor no momento que for acionado. Independente da pressão”, disse Marcus Vinícius.

E os três agüentaram firmes a pressão e ajudaram muito o Paulista. Devas estreou contra o Vitória e não decepcionou. Marcou firme os atacantes Joãozinho, Índio e Sorato e ajudou o Galo a vencer por 3 a 0.

“Procurei fazer aquilo que o professor pediu. Jogar no time de cima do Paulista sempre foi o meu sonho. Não seria agora que eu cheguei onde sempre quis que eu iria esmorecer”, disse Devas, cheio de personalidade.

A trajetória de Jairo no time profissional do Paulista começou um pouco antes. Preterido por Vágner Mancini que não gostava do seu estilo de jogo, Jairo foi tentar o sorte no Mirassol, na Série A-2 do Campeonato Paulista. Jogando um bom futebol, ajudou sua equipe a conquistar o acesso e voltou cheio de prestígio a Jayme Cintra. Com Marcelo Veiga, veio a primeira chance. Depois titularidade mantida com Waldemar Lemos e agora com Marcus Vinícius.

“Tive a felicidade em ser titular com os três treinadores. Agradeço a eles por me darem a chance de jogar essa Série B”, disse Jairo, que já tem data para deixar o Paulista. No ano que vem, ele se apresenta ao Atlético-PR. O Paulista fez uma permuta envolvendo os direitos federativos do volante e do atacante Neto Baiano. “Estou concentrado apenas no Paulista. Só vou pensar no Atlético-PR no ano que vem”, completou.

O último dos ‘três mosqueteiros’ do Paulista é Marcelo Toscano, 22 anos. Mais experiente que Jairo e Devas, Toscano já tem uma passagem pelo futebol de Israel.

“Fiquei o ano passado inteiro lá e foi muito bom. Amadureci bastante e acredito que retornei melhor do que quando fui”, diz. Marcelo Toscano foi trazido ao Paulista pelo vice-presidente Luiz Roberto Raymundo, o Pitico, que o viu jogando pelo Litoral, na quarta divisão estadual.

“Quando veio o convite para vir ao Paulista aceitei na hora. Sou muito feliz neste clube e espero retribuir todo o carinho que recebo em forma de gols e conquistas”, disse Marcelo Toscano que barrou os experientes Marcos Denner e Roberto Santos.

“Fico lisonjeado em ser titular, mas não me envaideço por isso. No futebol, um dia você está bem, no outro está mal. Há muitas fases. Tenho a consciência de que vai chegar um dia e eu não vou estar bem”, finalizou o jogador.

Perfil: Jairo, Marcelo Toscano e Devas

Devas:
Nome completo: Odevan Brito dos Santos
Idade: 19 anos
Naturalidade: Mundo Novo, BA
Escolaridade: 3º colegial (cursando)
Estado civil: (namora ou não): solteiro
Trajetória até chegar ao Paulista: União S. João (2005), Limeira FC (2005), XV de Jaú (2006) e Paulista desde março de 2006.
Vínculo com o Paulista até quando: 2010
Ídolo no futebol: Jairo (volante do Paulista) e Ronaldo (Fenômeno-Milan)
Música favorita: Sou bem eclético, escuto de tudo, menos rap.
Banda favorita: A banda do meu irmão, lá de Araras, se chama “Nacional Rock”, que toca um pouco de tudo.
Personalidade política: Não entendo muito disso, prefiro não opinar.
Melhor atriz e ator: Glória Pires e Tony Ramos
Programa de TV: Ultimamente não dá tempo de assistir com os treinos e a escola, mas eu gostava de “Malhação”
Hobby: Futebol, Música e estar com a minha família.
Sonho pessoal: Construir uma família e não deixar falta nada para eles.
Sonho profissional: Continuar o meu trabalho com muita seriedade e alcançar as melhores equipes do Brasil e quem sabe do mundo.
Conselho a quem está começando no futebol: Dedicação, seriedade, força de vontade e acima de tudo humildade. E também é importante nunca desistir do seu sonho.
Recado ao torcedor do Paulista: Podem ter certeza que vamos tirar o time dessa situação e no ano que vem, vamos trabalhar ainda mais para brigar de igual para igual no Campeonato Paulista e pelo acesso no Brasileiro.

Jairo
Nome completo: Jairo Luis Blumer
Idade: 20
Naturalidade: Campinas, SP
Escolaridade: 2º grau completo
Estado civil: (namora ou não): solteiro
Trajetória até chegar ao Paulista: União São João (2003), Primavera de Indaiatuba (2003), Paulista (desde 2004), mas estive emprestado ao Mirrassol no primeiro semestre de 2006 e 2007. E agora voltei para cá.
Vínculo com o Paulista até quando: dezembro de 2007.
Ídolo no futebol: Renato, que hoje está no Sevilla, além do Mineiro e do Josué.
Música favorita: sertanejo
Banda favorita: não tem uma especificamente. Gosto de várias.
Personalidade política: Fico a parte desse assunto.
Melhor atriz e ator: Glória Pires e Lima Duarte
Programa de TV: Pânico na TV
Hobby: descansar e aproveitar as férias
Sonho pessoal: Ver a minha família realizada.
Sonho profissional: O sonho de todo jogador, que é vestir a camisa de grandes clubes e depois chegar à Seleção Brasileira.
Conselho a quem está começando no futebol: A palavra é determinação.
Recado ao torcedor do Paulista: Que o torcedor esteja com a gente nessa reta final do campeonato e que a torcida possa ter maiores expectativas no ano que vem.

Marcelo Toscano
Nome completo: Marcelo Aparecido Toscano
Idade: 22 anos
Naturalidade: Areado, MG
Escolaridade: 1º grau completo.
Estado civil: (namora ou não): tenho uma noiva
Trajetória até chegar ao Paulista: Já passei por vários times. Passei pelo Santos (3 meses em 2004), São Vicente (2005, um ano), e cheguei no Paulista no final de 2005 no sub-20. Em agosto de 2006 fui para Israel (Ahi-Nazareth) e fiquei 9 meses lá, até dia 30 de maio.
Vínculo com o Paulista até quando: 2010.
Ídolo no futebol: Ronaldo (Fenômeno)
Música favorita: sertanejo
Banda favorita: Bruno e Marrone
Personalidade política: não me envolvo nessas coisas de política
Melhor atriz e ator: Glória Pires e Antonio Fagundes
Programa de TV: Tudo é Possível, da Eliana, na Record
Hobby: escutar música
Sonho pessoal: Ter a minha casa própria, sem depender de ninguém.
Sonho profissional: Seleção Brasileira
Conselho a quem está começando no futebol: Nunca desistir do seu sonho.Recado ao torcedor do Paulista: Nunca deixe de confiar na nossa equipe.