Opinião Futebol Interior: FPF quer acabar com o Interior
O Portal Futebol Interior publica toda terça-feira a sua opinião no Jornal Agora, de São Paulo e com distribuição nacional. A mesma coluna é publicada em diversos jornais e sites do país. Confira!
A distribuição de verbas para o Campeonato Paulista de 2008 torna oficial o descaso da Federação Paulista de Futebol com todos os seus filiados, exceto os chamados quatro grandes: Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos. Enquanto estes times receberão R$ 7 milhões, as demais equipes, apenas R$ 1,3 milhão. O pior é que apenas o presidente da Portuguesa, Manuel da Lupa, teve coragem de fazer críticas. Os demais cartolas, ou por omissão, ou por subverniência ou por comprometimento, se calaram.
O presidente Marco Polo Del Nero não está fazendo questão de tornar pública sua política de elitização do futebol paulista. Na idéia da atual administração do futebol paulista, sobrarão apenas os times grandes e aqueles “bancados” por empresários de futebol ou patrocinados pelo Poder Público. Além da absurda diferença entre o que irão receber os times grandes e os pequenos, querer igualar Portuguesa, Ponte Preta e Guarani a Mirassol e Rio Preto, por exemplos, é mais injusto ainda.
Os prejudicados são justamente os times tradicionais do interior, que têm história e que hoje estão em dificuldades em razão da atual legislação esportiva e por gestões temerárias. Poucos estão conseguindo se recuperar e a idéia da FPF é levar estes clubes para insolvência. Tanto é que o valor que será destinado aos clubes que tomarão parte das divisões A-2 e A-3 é ridículo, não servindo nem para cobrir as despesas operacionais mínimas para o torneio.
Está na hora da cartolagem se rebelar e ela mesma começar a discutir diretamente com as emissoras de televisão suas cotas, tirando este encargo da FPF, até porque Marco Polo Del Nero e seus asseclas já provaram não terem capacidade para valorizar o futebol de São Paulo como ele merece.
Sorocaba quer subir
Os times que disputarão a A-2 e A-3 estão se movimentado para formação de seus elencos. Na A-2, o Atlético de Sorocaba, do técnico Paulo Roberto Santos (foto), é o que mais está investindo. Buzeto, goleiro que foi bem no Guarani, já está contratado, assim como vários outros jogadores.
Concorrência ruim
Mas os times do interior estão encontrando dificuldades para acertar os reforços, já que equipes de Goiás, Minas Gerais e Paraná estão buscando jogadores no interior paulista e, por mais incoerente que possa parecer, com propostas melhores que os times de São Paulo.
Pão de Açúcar no caminho
O clube Pão de açúcar, formado há apenas três anos, começa colher frutos de seu trabalho bem organizado. Vai decidir, neste mês, as finais do Infantil, contra o São Paulo, e juvenil contra o Corinthians. Parabéns à equipe de José Carlos Brunoro (foto).
Paulista e Santo André
Com o Ituano, Remo e Santa Cruz já rebaixados no Brasileiro da Série B, a torcida é para que Paulista e Santo André consigam se safar na última rodada. Mas a situação do time de Jundiaí é ruim. Tem que vencer o Ipatinga e torcer por combinações de resultados. Ao time do ABC, basta um empate em Fortaleza, contra o tranqüilo Ceará.
* Mande sua opinião para o e-mail: [email protected]
* Esta coluna é publicada toda terça-feira no Jornal Agora, de São Paulo, com distribuição nacional. E também nos seguintes órgãos de comunicação:
Jornais
Diário de Marília
Gazeta Bragantina
Folha de Mirassol
Tribuna de Taquaritinga
Notícia da Manhã, de Catanduva
Folha da Cidade, de Araraquara
Correio de Lins
O Debate, de Santa Cruz do Rio Pardo
O Progresso, de Ituverava
Tribuna de Ribeirão Preto
Correio de Lins
Portais
Valenet.tv (Vale do Paraíba)
Mais Interior (São Carlos)
Araras Virtual





































































































































