Campeão da Série C é o novo técnico do Guaratinguetá

Guaratinguetá, SP, 20 (AFI) – Depois de muito estudo, a diretoria do Guaratinguetá bateu o martelo e fechou a contratação do seu novo treinador para o Paulistão 2008. Trata-se do gaúcho Guilherme Macuglia, de 46 anos e que foi campeão do Campeonato Brasileiro da Série C do último ano, pelo Criciúma e responsável pela montagem do elenco que trouxe de volta o Coritiba à Série A deste ano.

Macuglia trabalhou em diversas equipes do Sul do Brasil, entre elas o Grêmio, Internacional, Ypiranga de Erechim, Brasil de Pelotas, Pelotas, Ulbra, XV de Campo Bom (sendo nesta equipe vice-campeão gaúcho), também no Joinvile e Criciúma (onde foi campeão Brasileiro da série C), além do Coritba.

Estudioso do futebol, o novo treinador é formado em Educação Física pela Universidade de Ijuí (UNIJUÌ) e conquistou títulos internacionais pela dupla Grenal.

A contratação de Guilherme Macuglia segue uma tendência no futebol paulista, em contratar técnicos da nova geração, vitoriosos, oriundos da região Sul do país. Equipes como Barueri (Gelson Silva) e São Caetano (Amauri Knevitz) já fizeram isso, e agora chegou à vez do Guaratinguetá.

“Trata-se de um treinador vencedor, equilibrado e com o perfil do Guaratinguetá”, resumiu Carlos Arini (o Carlito) satisfeito com a contratação.

“É um desejo de todo treinador trabalhar no Campeonato Paulista, que é a maior vitrine que existe com relação aos torneios estaduais. Fiquei muito tempo no Sul e agora estou buscando meu espaço no melhor futebol do Brasil. Conheço muito bem a estrutura que o Guará oferece. Tenho certeza que daremos muitas alegrias ao torcedor”, disse o treinador.

Outro detalhe importante é que Macuglia conhece muito bem o elenco do Tricolor do Vale que disputará o Paulistão. Além de ter acompanhado o campeonato passado, trabalhou com vários atletas que estarão voltando ou chegando ao elenco.

A maior prova de que o novo comandante é conhecedor do futebol paulista está na montagem do elenco “coxa branca”. Macuglia foi o responsável direto na contratação do goleiro Edson Bastos e do zagueiro Jéci, que foram peças fundamentais na ascensão da equipe paranaense.

“Montamos esse grupo que trouxe o Coritiba de volta à primeira divisão do Brasileirão. Acompanhando o Guará no Paulista, pedi a contratação do Edson Bastos e do Jéci. Fiquei muito impressionado com a qualidade do time do Guará, principalmente na etapa final quando conquistou o título de Campeão Paulista do Interior”, contou.

Fazendo um enorme sucesso e responsáveis pelo acesso do Coritiba, os atletas Edson Bastos e Jéci ficaram felizes com a contratação de Macuglia pela diretoria tricolor.

“É um treinador de muita personalidade, que se relaciona muito bem com os atletas, um verdadeiro trabalhador do futebol que sabe cobrar na hora certa, um técnico que não tem medo de jogar, tenho certeza que fará um grande trabalho no Guará”, declarou Bastos.

Jéci fez coro ao seu companheiro. “Um dos melhores treinadores com quem já trabalhei da nova geração. Amigo dos jogadores, alguém que tem sempre uma palavra amiga nos momentos mais complicados. Tenho certeza que conquistará seu espaço, estou feliz por ele estar indo para uma equipe de ponta como o Guaratinguetá”, completou.

Preparador Físico
Junto com o novo treinador chega também o preparador físico Márcio Corrêa, também do Rio Grande do Sul, com passagem por grandes equipes do continente como o Grêmio (onde trabalhou com o técnico Adilson Batista) e o Cerro Porteño do Paraguai (onde trabalhou com Valdir Espinosa).

Recentemente Corrêa trabalhou com o atacante do Milan e da Seleção Brasileira Alexandre Patto.

“Assim que o Alexandre Patto foi contratado pelo Milan, fui chamado pelo clube italiano para fazer um trabalho específico com o atleta, antes de sua ida definitiva, em setembro”, contou o novo preparado físico do Tricolor do Vale.

Sobre a oportunidade de trabalhar no Guaratinguetá, Corrêa mostrou-se animado com o novo desafio, “trabalhar em uma equipe que em pouco tempo conquistou grandes resultados será excelente para minha carreira, sei que o Guaratinguetá é um clube sério e que terei totais condições de realizar meu trabalho”.

A volta
Quem está voltando ao “Ninho da Garça” para trabalhar como auxiliar técnico é Luis Carlos Goiano que esteve na montagem da equipe de 2007.

Goiano deixou uma excelente impressão por parte da diretoria que sonhava em tê-lo de volta.

“É uma satisfação muito grande retornar, quando recebi o convite da diretoria fiquei muito feliz, será a oportunidade de recomeçar um trabalho já desenvolvido. Será uma grande honra voltar ao Guaratinguetá e trabalhar com o Macuglia e Corrêa”, disse Goiano.

Tudo pronto!
Guilherme Macuglia, Márcio Correa e Luis Carlos Goiano juntam-se ao treinador de goleiros Cacalo e o auxiliar de preparação física Rafael Cotta.

Apresentação
Os novos profissionais serão apresentados pelo Guaratinguetá na tarde desta sexta-feira, às 14h30 no “Ninho da Garça”.