Colômbia 2 x 1 Argentina - Adíos invencibilidade!

argentina 0001 250Bogotá, COL, 21 (AFI) – A Argentina deu adeus aos 100% de aproveitamento e a invencibilidade nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2010, na madrugada desta quarta-feira. Apresentando um futebol defensivo e sem criatividade, a os “Hermanos” perderam para a Colômbia, por 2 a 1, de virada, no Estádio El Campín, em Bogotá (COL), pela quarta rodada do torneio.

A seleção argentina entrou em campo com um esquema bastante defensivo e esteve longe de apresentar um bom futebol como nos jogos anteriores. A situação se complicou ainda mais após a expulsão de Tévez.

Mesmo sem qualidade nenhuma no setor de criação, os colombianos jogaram motivados por sua torcida e auxiliados pela altitude de 2.600 metros de sua capital, para chegar a virada na segunda etapa.

Apesar do revés, a Argentina continua liderando, pelo menos até o complemento da rodada, o torneio classificatório para a Copa da África do Sul, com nove pontos. A seleção colombiana, com a sua segunda vitória consecutiva, pulou para a vice-liderança provisória, com oito.

Messi: Craque que resolve!
O técnico argentino Alfio Basile surpreendeu a todos ao colocar em campo uma equipe bastante cautelosa. A Argentina começou a partida com três volantes: Gago centralizado, Mascherano pela direita e Cambiasso pela esquerda. Perante um adversário recuado, a Colômbia se soltou no início e tomou a iniciativa do jogo.

Apesar do domínio territorial, os colombianos pouco assustaram o goleiro Abbondanzieri e abusaram do “chuveirinho” sem sucesso. Nem mesmo a expulso do atacante Tévez aos 24 minutos – agrediu o lateral Bustos do Grêmio – mudou o desenho da partida. A seleção da casa demonstrou grande deficiência ofensiva.

Em uma partida fraca e com duas marcações fortes, saiu-se melhor aquele que tinha um craque para fazer a diferença. Mesmo com um a menos, os “Hermanos” abriram o placar aos 36, com Messi. Riquelme cobrou falta rápida pela direita, o atacante do Barca passou por três marcadores e tocou com categoria na saída de Julio.

O golaço da grande revelação Argentina foi um “balde de água fria” para a seleção colombiana. Abatidos, os donos da casa pouco fizeram e, por pouco, não foram para o intervalo com uma goleada nas costas. Isso porque Ibarra, aos 45, e Riquelme, um minuto depois, perderam dois gols feitos.

Recuou, dançou!
Depois de um primeiro tempo apático, o técnico colombiano Reinaldo Rueda decidiu sacar Castrillón e Ferreira para as entradas de Torres e Grisales. As modificações deram mais velocidade ao meio-campo da Colômbia, que voltou para a segunda etapa pressionando.

Acuada e com dez em campo, a Argentina limitava a se defender, com quatro defensores, três volante e apenas Riquelme e Messi mais à frente. A pressão foi tamanha que aos 17 minutos os donos da casa chegaram ao empate. O lateral Bustos, do Grêmio, cobrou falta com maestria no ângulo esquerdo e marcou seu segundo gol.

O gol despertou os “Hermanos”, que voltaram a tocar mais a bola para encontrar espaços na sólida defesa colombiana. Aos 21, por pouco, Riquelme não marcou o segundo. Ele soltou uma bomba de fora da área, mas Cambiasso não conseguiu aproveitar o rebote do goleiro.

As duas equipes continuaram alternando jogadas de ataque nos minutos seguintes, mas sem muita eficiência. Até que aos 37 minutos, a seleção colombiana aproveitou uma jogada de ataque para marcar o gol da virada. Dayro Moreno escapou em velocidade, tabelou com Rentería e só completou para o gol vazio.

Próximos Jogos
Agora, as seleções sul-americanas voltam a campo pelas Eliminatórias apenas nos dias 14 e 15 de junho de 2008. A Colômbia enfrentará o Peru, em Lima, enquanto a Argentina receberá o Equador, em Buenos Aires. Os dias e horários ainda serão confirmados pela Conmebol.

Ficha Técnica

Colômbia 2 x 1 Argentina

Local: Estádio El Campín, em Bogotá-COL
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Cartões Amarelos: Castrillón, Mosquera, Amaya, Rentería e Dayro Moreno (Colômbia); Demichelis, Gabri Milito e Riquelme (Argentina)
Cartão Vermelho: Tévez (Argentina)
Gols: Bustos aos 17’/2T e Dayro Moreno aos 37’/2T (Colômbia); Messi aos 36’/1T (Argentina)

Colômbia
Julio; Bustos, Moreno, Mosquera e Vélez; Sánchez, Amaya, Castrillón (Torres) e Ferreira (Grisales); Rentería e Tressor (Dayro Moreno).
Técnico: Reinaldo Rueda.

Argentina
Abbondanzieri; Ibarra, Demichelis, Gabri Milito e Zanetti; Gago, Mascherano, Cambiasso (Maxí Rodriguez) e Riquelme; Messi e Tévez.
Técnico: Alfio Basile.