Gama 1 x 0 Vitória - De ressaca Leão garante Gama na Série B
Brasília, DF, 24 (AFI) – O Gama está confirmado no Campeonato Brasileiro da Série B de 2008. O time alviverde, entrou em campo com remotas chances de rebaixamento, fez a lição de casa e bateu o Vitória, por 1 a 0, na tarde deste sábado, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela última rodada da competição nacional.Com o resultado, a equipe candanga assumiu a 12.ª colocação, com 51 pontos e garantiu sua permanência na Série B do próximo ano. Enquanto isso, o Vitória, que já havia garantido o acesso com antecedência, termina a competição na quarta posição, com 59 pontos.
Que isso Val Baiano?
O Leão, entretanto, acabou provando do próprio veneno. Aos 13, o atacante Bebeto escapou em velocidade pela direita, passou pelo marcador e bateu cruzado, no ângulo direito do goleiro França. Mesmo em vantagem no marcador, o Alviverde continuou dominando as ações do jogo, enquanto os baianos continuavam muito recuados.
Como já era esperado, o Vitória entrou em campo com um time cheio de reservas – os titulares ganharam férias antecipadas após o acesso. Aproveitando a falta de ritmo do adversário, o Gama tomou a iniciativa da partida. Apesar do domínio territorial alviverde, porém, os visitantes encontravam espaços para os contra-ataques.
Aos 27 minutos, o time rubro-negro chegou com perigo em jogada de bola parada. O lateral-direito Alex Santos soltou uma bomba, em cobrança de falta da intermediária, mas o goleiro Renê conseguiu espalmar. Após o gol, o time candango diminuiu o ritmo e os reservas da equipe adversária pareciam ainda de ressaca, após a conquista do acesso.Nos instantes finais da primeira etapa, o Vitória apertou o cerco e começou a chegar ao ataque com mais freqüência. Aos 32, o atacante Índio recebeu livre pelo lado direito da grande área e, quase sem ângulo, bateu rasteiro, nas mãos do goleiro.
Aos 38, os donos da casa tiveram grande oportunidade de ampliar. Ésley caiu na área e o árbitro Élcio Paschoal Borborema assinalou um pênalti polêmico do zagueiro Anderson Martins. Na cobrança, o artilheiro Val Baiano bateu no canto esquerdo e França defendeu. O juiz mandou voltar, apontando que o arqueiro adiantou. Aos 40, Val Baiano bateu no mesmo canto e Renê pegou de novo.Só administrando
O Vitória começou o segundo tempo buscando mais o jogo, mas acabou prejudicado pela expulsão do volante Ramirez. O jogador recebeu amarelo por uma entrada em Digão e menos de um minuto depois levou o segundo amarelo após pegar o meia Ésley. Com um a mais, o Gama retomou o domínio do jogo e começou a chegar constantemente.
Aos 10, Bebeto quase marcou seu segundo gol no jogo. Ele invadiu a área pela direita e bateu com força para boa defesa de França, que jogou para escanteio. Com dez em campo, o Leão baiano lutou, mas não conseguiu encontrar espaços na defesa adversária. O Verdão, por sua vez, tratou de se fechar na defesa para se arriscar apenas nos contra-golpes. Nos minutos finais, o time do Distrito Federal tratou de tocar a bola para segurar o resultado. E mesmo sem muito esforço, os donos da casa chegaram mais perto de ampliar o marcador, do que sofrer o empate.
Ficha Técnica
Gama 1 x 0 Vitória
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília – DFGama
Renê; Saulo (Leandro Martins), Gilvan, Denis e Digão; Ralfh, Naves, Neto e Ésley (Ademir); Bebeto e Val Baiano (Dendel).
Técnico: Vitor Hugo
Árbitro: Élcio Paschoal Borborema – SPRenda: R$ 8.255,00
Público: 1.162 pagantes
Cartões Amarelos: Digão (Gama); Anderson Martins, Ramirez e França (Vitória)
Cartão Vermelho: Ramirez (Vitória)
Gol: Bebeto aos 13’/1T (Gama)
Vitória
França; Alex Santos, Wallace, Anderson Martins e Gustavo; Ramirez, Neto (Garrinchinha), Willians Santana e Marcos Antônio (Eucimar); Índio (Faioli) e Adriano.
Técnico: Vadão





































































































































