Atos de vandalismo: Bahia não vai escapar do STJD
Salvador, BA, 27 (AFI) – Não bastasse a tristeza pela morte de sete torcedores que caíram de uma altura de 20 metros após parte da arquibancada do anel superior da Fonte Nova ceder, o Bahia terá mais problemas ainda em relação ao empate sem gols com o Vila Nova, no último domingo, que garantiu o retorno do time à Série B.
Ao apito final, centenas de torcedores invadiram o gramado do estádio e praticaram verdadeiros atos de vandalismo. Alambrados, placas de publicidade, toldos dos bancos de reservas e carrinhos da maca foram depredados. Os jogadores, assustados com a fúria da torcida, correram para o vestiário, mas, mesmo assim, alguns tiveram suas camisas e shorts rasgados. Até alguns membros da imprensa sofreram com a invasão.
Tais cenas foram registradas por diversas câmeras e deverão remeter a uma punição severa ao Bahia, clube responsável pela organização do evento. O procurador do STJD, Paulo Schmitt, vai enquadrar o Tricolor baiano em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: o 211 – “deixar manter o local que tenha indicado para realização do evento com infraestrutura necessária a assegurar plena garantia a segurança para sua realização” – e 213 – “deixar de tomar providências capazes de prevenir ou reprimir desordens em sua praça de desportos”-.
“O Bahia deve ser punido severamente pelo que aconteceu. Já tínhamos alertado antes sobre isso, mas ninguém levou a sério. Devemos, inclusive, levar essa questão para além da área desportiva”, afirmou Schmitt, que vai também pedir a interdição da Fonte Nova em âmbito desportivo, uma vez que no civil o governador da Bahia, Jaques Wagner, já tratou de fazê-lo.
O jogo de domingo pode ter sido o último da história da Fonte Nova. O estádio deve ser demolido em breve, como chegou a declarar o próprio governador e o ministro dos esportes, Orlando Silva, em visita ao local, na última segunda-feira.





































































































































