Paulista A-3: Após cinco anos, Taubaté começa fora de casa

Taubaté, SP, 02 (AFI) – O Taubaté faz seu primeiro jogo no campeonato paulista da Série A-3 de 2008 no dia 27 de janeiro, fora de casa, contra o SEV/Biônico, na cidade de Hortolândia. Situação curiosa para uma torcida acostumada a recepcionar a competição no Estádio Joaquim de Morais Filho, o Joaquinzão.

A última estréia fora de casa do Burro da Central, em campeonatos paulistas, foi em 2002, também pela Série A-3 quando, curiosamente, a equipe era treinada por Márcio Ribeiro, atual técnico do clube. Na ocasião, vitória sobre o XV de Piracicaba, em pleno Barão da Serra Negra, por 1 a 0.

Em 2003, começou a saga de estréias do Taubaté jogando no Joaquinzão. Comandada pelo técnico Toninho Moura, hoje no rival São José, a equipe começou o campeonato batendo o Palmeiras B por 2 a 1. Nesse ano, o clube conquistou seu título mais recente: campeão da Série A-3.

Em 2004, ainda dirigido por Toninho Moura, o Taubaté estreou na A-2 com derrota no Joaquinzão para a Inter de Limeira (2 a 1). Apesar do revés, esse ano marcou o vice-campeonato conquistado pelo clube, com um time que ainda faz parte da memória do torcedor taubateano.

Embalado com o quase acesso do ano anterior, o Burro da Central não começou o ano de 2005 como todos imaginavam: derrota em casa para o Juventus da Mooca por 1 a 0. Após três temporadas, esse foi o último ano do técnico Toninho Moura à frente do clube.

Como é sempre bom começar vencendo no Joaquinzão, em 2006 o Taubaté bateu o Barbarense por 2 a 0, sob o comando do técnico Mauro Mânica, com dois gols do atacante Renato Santiago, destaque do time naquele ano, que escapou do rebaixamento na última rodada.

Já em 2007 não teve jeito. O time dirigido pelo técnico Pintado estreou com derrota em casa para o Bandeirante de Birigui, na época treinado por Márcio Ribeiro, por 2 a 1, e não conseguiu se recuperar no campeonato. Resultado: rebaixamento para a Série A-3.

Números à parte, o presidente do Taubaté, Elidemberg Nascimento, não acredita que a ordem dos jogos tenha influência no resultado do time.

“Não adianta ficar discutindo tabela. Temos que nos preocupar em montar um time forte e competitivo para fazer um bom campeonato”, disse.

Chance
A partir desta segunda-feira, o técnico Márcio Ribeiro avalia alguns jogadores que foram destaque no campeonato amador de Taubaté com o objetivo de observar se algum atleta tem condições de defender o Burro da Central na próxima temporada.