Mundial Interclubes: Desconhecidos dão pontapé inicial

Toquio, JAP, 06 (AFI) – A quarta edição do Mundial Interclubes da Fifa terá o pontapé inicial, nesta sexta-feira, às 08h45 (horário de Brasília). Sepahan, do Irã, e Waitakere United, da Nova Zelândia, se enfrentam, no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão, pela repescagem para as quartas de final do torneio. Quem vencer enfrentará nas quartas-de-final o Urawa Red Diamonds, do Japão.O Sepahan chegou ao Mundial 2007 de forma muito curiosa. Vice-campeão da Copa dos Campeões da Ásia, o time iraniano só garantiu seu lugar, já que o campeão foi o japonês Urawa. Como a Fifa não permite dois clubes de um mesmo país na competição e teria de haver um representante do país-sede, acabou escolhido o vice asiáticos para a vaga dos donos da casa.

O Waitakere foi campeão da Liga da Oceania ao bater na final o Electrical Ba, das Ilhas Fiji. O time acabou beneficiado, já que os times australianos passaram, a partir deste ano, a disputar o torneio continental asiático. História
Essa será a segunda vez que times asiáticos e da Oceania se enfrentam em Mundiais Interclubes. No ano passado, o Auckland City, também da Oceania, perdeu para o Jeonbuk Hyundai, da Coréia do Sul, por 3 a 0, na disputa do quinto lugar.

Como o nível técnico da Oceania é menor, o time neo-zelandês disputa a respecagem contra, como era previsto no regulamento, o representante do país-sede – hoje representado pelo vice da Ásia.

A edição de 2007 também será a primeira em que não haverá participação brasileira. Nas três anteriores, clubes tupiniquins acabaram levantando a taça: Corinthians (2000), São Paulo (2005) e Internacional (2006).Europeus e sul-americanos
Times tradicionais, Milan-ITA e Boca Juniors-ARG iniciarão sua participação apenas nas semifinais. Os italianos enfrentarão os vencedores de Urawa Red Diamonds e o ganhador de Sepahan e Waitakere. Já os hermanos enfrentam quem ganhar de Pachuca-MEX e Etoile Sportive du Sahel, da Tunísia.