CBF anuncia mudanças no Ranking e radialista faz denúncia

virgilo FBA 130“Existem algumas injustiças que constatamos nos critérios de pontuação atuais. Então vamos estudar algumas mudanças para que isso não continue acontecendo”, comentou o dirigente.

Rio de Janeiro, RJ, 19 (AFI) – O diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Virgílio Elíseo (foto), declarou, nesta quarta-feira, que a entidade fará algumas alterações no Ranking de Clubes. De acordo com ele, alguns critérios de pontuação serão modificados no segundo semestre do ano que vem.

O atual campeão São Paulo é um exemplo claro da injustiça citada por Virgílio Elíseo. O time do Morumbi, ao lado do Flamengo, é o maior campeão brasileiro com cinco conquistas. O Tricolor, porém, ocupa apenas a quinta colocação no Ranking de Clubes da CBF.Isso acontece porque a diferença de pontos de um campeão brasileiro para uma equipe que termina em segundo lugar é de apenas um ponto. E assim acontece sucessivamente. Neste ano, por exemplo, somou apenas 19 pontos a mais que o lanterna América-RN.

O diretor de competições da CBF não divulgou quais deverão ser os novos critérios de pontuação. A alteração deve consistir, no entanto, no aumento da diferença de pontos para cada posição. (Radialista de Natal aponta erros
Além dos pontos falhos apontados por Virgílio Elíseo, o radialista da Rádio Clube de Natal e colaborador do Futebol Interior, Marcos Trindade, pesquisou e denunciou outros erros na somatória de pontos de alguns clubes do Rio Grande Norte.

Clique aqui e confira o critério atual!).

Segundo Trindade, o rebaixado América-RN está no 30º lugar do Ranking, com 651 pontos, mas deveria estar 32º, já que teria acumulado apenas 607. O mesmo se aplica a outros clubes potiguares. O ABC aparece com 317, mas para ele deveria ter 332. “Baseado nesses erros que encontrei, gostaria que a Confederação Brasileira de Futebol recontasse os pontos de forma precisa. Mas antes que ela faça isso, peço aos clubes que façam a mesma exigência, pois isso pode estar custando uma vaga na Copa do Brasil, principalmente, para Ponte Preta e Ceará”, completou.

“O Potiguar de Mossoró tem 39 e não 34 como aponta. O Alecrim surge com 31 e não apenas oito como a CBF lhe atribui. O Baraúnas obteve 30 em vez de 21. O Coríntians de Caicó não pode, nem deve ter mais que cinco pontos. E ela (CBF) afirma ter 23, nunca!”, declarou Trindade, que gostaria que outros clubes recontassem os pontos do Ranking.

Veja os clubes que garantiram vaga na Copa do Brasil pelo ranking:
2º. Corinthians P (SP)
3º. Vasco (RJ)
7º. Palmeiras (SP)
8º. Internacional (RS)
13º. Guarani (SP)
15º. Coritiba (PR)
17º. Portuguesa (SP)
19º. Atlético (PR)
21º. Santa Cruz (PE)
22º. Náutico (PE)

Para Trindade, veja as colocações clubes do RN corrigidas entre parenteses:
33º. América 607 (30º.)
52º. ABC 332 (53º.)
137º. Potiguar-M 39 (141º.)
152º. Alecrim 31 (219º.)
155º. Baraúnas 30 (175º.)
238º. Coríntians 05 (171º.)
255º. São Gonçalo 03 (255º.)
325º. Pauferrense 01 (325º.)