ESPECIAL PALMEIRAS: Mais um ano na fila!

CaioJr 0006 200São Paulo, SP, 25 (AFI) – A temporada 2007 foi mais uma decepção para o Palmeiras. O clube alviverde ficou no quase e aumentou o jejum de títulos. A diretoria apostou em um técnico jovem e em um time sem estrelas. Resultado: não deu nada certo e o torcedor segue com o grito entalado na garganta.

A desilusão começou no Paulistão, quando o time sequer ficou entre os quatro melhores, passou pela vergonhosa eliminação na Copa do Brasil ainda na segunda fase e fechou no Brasileirão, quando o time nadou, nadou, morreu na praia e sem a Libertadores.

Paulistão: 11 anos sem título!
A temporada começou com a esperança em um jovem treinador, caio Júnior, e uma promessa, o então desconhecido chileno Valdívia. O time de Parque Antártica até que começou bem, mas aos poucos mostrou que com um técnico sem experiência e um time mediano não se faz um time campeão.

O Palmeiras lutou, mas foi eliminado pelo Bragantino e no saldo de gols. Enquanto o time de Bragança Paulista ficou com saldo de 18 tentos, o Verdão ficou com 14 na quinta colocação e não pôde disputar a semifinal. O Palmeiras acumulava seu 11º ano sem título Estadual.

Copa do Brasil: Virou moda ser humilhado
Desde a eliminação para o desconhecido ASA, de Arapiraca, que o Palmeiras não se dá bem na Copa do Brasil. A primeira fase foi fácil e iludiu o torcedor. O Verdão goleou o Operário-MT por 5 a 0 e eliminou a segunda partida.

Na segunda fase, o time paulista voltou a ter pesadelo. Apesar de pegar, o então desconhecido Ipatinga-MG, a derrota, por 2 a 0, foi inesperada. Mas a torcida apoiou e o no jogo de volta o Palmeiras devolveu a derrota pelo mesmo placar. Mas nos pênaltis a eliminação veio, assim como a ira da torcida.

O sonho de disputar a Libertadores acabou. O Palmeiras completou nove anos sem conquistar a Copa do Brasil. O primeiro e único título veio em 1998, ao bater o Crzueiro.

Brasileirão: nova decepção
valdivia 002 130Mesmo com estas duas desilusões, a diretoria do Palmeiras manteve o técnico Caio Júnior. O início não foi nada bom e a desconfiança chegou com força total. Caio Junior, porém, se manteve firme e forte.

Mas com a mágica do chileno Valdívia, a experiência de Edmundo e a segurança de Diego Cavalieri, o Palmeiras surpreendeu e começou a escalada. O time se manteve entre os primeiros boa parte do Nacional.

Na última rodada, o Palmeiras chegou dependendo apenas de suas forças. OVerdão precisava apenas vencer o Atlético-MG em casa para se classificar na Libertadores. Mas o fantasma do Parque Antártica apareceu. O time perdeu e ficou fora da América.

O Verdão ficou sem a tão sonhada vaga na Libertadores e mais uma vez não ergueu a taça. Sem contar o título da Série B em 2000, o Palmeiras não vence o Brasileirão desde a dobradinha 93/94. Desta vez, porém, caio Junior não suportou e caiu.

2008: O título deve chegar!
Demorou, mas o planejamento do Palmeiras para 2008 foi o melhor possível. O time acertou um grande patrocínio com a Fiat e de quebra contratou o melhor técnico do Brasil, Vanderlei Luxemburgo.

Com a experiência do treinador, o palmeirense pode esperar no mínio um título na próxima temporada. O Paulista é quase certeza, afinal o São Paulo se dedicará apenas na Libertadores, o Corinthians estará em formação e de olho na Série B, e o Santos retrocedeu ao levar Leão.

Destaques 2007:
1. Diego Cavalieri: Uma muralha em campo. Quando o torcedor começou a sentir falta de Marcos, lá estava Diego. Com grandes defesas foi o grande responsável por levar o Palmeiras tão longe. Pena que não existem 11 Diegos no Palmeiras.

Diego Cavalieri já merece há muito tempo uma vaga na Seleção Brasileira. Ainda mais com o frangueiro Doni segurando uma das vagas. Abre o olho Dunga, o técnico de primeira viagem.

2. Valdívia: No país do futebol, um chileno conseguiu um certo destaque. Habilidoso, Valdivia encheu os olhos dos palmeirenses. Ele foi o responsável pelo toque refinado e de ser o ‘cabeça’ na hora do desespero. Nem a atitude impensada de agredir um vascaíno deixou os palmeirense com ódio do chileno.

Decepções 2007:
1. Caio Junior: O jovem técnico mostrou que ainda não está preparado para assumir uma grande equipe. A diretoria do Verdão deu o que todos pedem aos treinadores: tempo. Mesmo assim Caio Junior nada fez.

Fez um Paulistão médio. Foi eliminado vergonhosamente da Copa do Brasil. E no Brasileirão…Bem…Só dependia de suas forças e decepcionou. Caio Junior ainda precisa comer muito arroz e feijão para se tornar um técnico.

2. Florentin: Muitos palmeirenses nem devem se lembrar deste gringo. Mas ele fez parte do elenco. O atacante, que não fazia gols, não agradou ninguém e pouco jogou. Veio como salvação e saiu como mais uma decepção.