Opinião José Flávio Scavassa: Tigre e Sabino
Depois de 17 anos na divisão de elite do Campeonato Paulista, chegou a hora do Rio Branco de Americana encarar novamente a Série A-2 (2ª divisão). E está fazendo isso da pior maneira possível. Os cofres estão vazios, a cota paga pela Federação é drasticamente inferior a que recebia até o ano passado, as dívidas continuam altíssimas para um clube pequeno, os dirigentes demoraram demais para decidir como o futebol seria comandado e, consequentemente, as formações da comissão técnica e do elenco foram muito prejudicadas. Não bastasse tudo isso, ainda existem as habituais incertezas de uma eventual parceria.
A julgar pela triste experiência do vizinho União Barbarense, os torcedores do Tigre podem ir se preparando para o pior. O principal campeonato de acesso do Estado não costuma perdoar quem não entra bem preparado. Porém, como existem exceções, de repente o time pode ganhar corpo e começar a brigar pelo retorno à Série A-1 (1ª divisão). Não são poucos os casos de equipes montadas às pressas que acabam dando certo durante o campeonato. O que vai acontecer, só o tempo dirá, mas o fato é que ele passa rápido, muito rápido para quem está atrasado.
Aos ardorosos torcedores do Rio Branco, para que não fiquem muito ansiosos no último dia do ano, vale lembrar Fernando Sabino: “No fim tudo dá certo, se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim.”
Braçadas
Chuta aí, vai. Diga-me quanto você acha que ganha um nadador recordista continental dos 50 e dos 100 metros nado livre e que está classificado para a próxima Olimpíada com boas chances de conquistar medalha? Se você respondeu nada, acertou. Ao contrário do futebol onde qualquer boa promessa vale e ganha muito, em esportes como a natação atletas campeões como César Augusto Cielo Filho competem em troca de uma bolsa de estudos.
O nadador barbarense concedeu entrevista especial à Rádio Luzes na semana passada e disse que tem apoio material de patrocinadores, do pai e da universidade norte-americana onde cursa administração e espanhol. Não lhe falta nada, mas ele não recebe salário.
Para se ter uma idéia da disparidade que continua existindo entre o futebol e outros esportes, se jogasse bola, Cielo seria uma espécie de Kaká. Mas enquanto o ex-são-paulino ganha uma pequena fortuna por dia, o recordista nadador barbarense troca suas potentes braçadas pela formação educacional.
Não vai aqui nenhuma lamentação, até porque o próprio Cielo não lamenta nada disso. Ele faz o que gosta, faz muito bem e tem nos dado muita alegria nos últimos tempos. Apenas entendemos ser interessante refletir sobre o assunto, inclusive para entendermos porque existem tantos garotos deixando os estudos de lado para enveredar pelos caminhos do futebol.
Mural da Bola
() O União acumulou 19 partidas, entre oficiais e jogos-treino, sem vencer. A última vitória foi registrada na rodada derradeira do Campeonato Paulista, dia 22 de abril, nos 3 a 1 contra o União de Mogi das Cruzes.
() Faltam 20 dias para a estréia do Tigre no Campeonato Paulista da Série A-2 e faltam 26 dias para as estréia do Leão da 13 e do Lobo de Hortolândia na Série A-3 de 2008.
() Além da Rádio Azul Celeste com a Equipe Jovem de Roger Willians e Eder Henrique, também a Rádio Comunitária Vida Nova está prometendo transmitir os jogos do Tigre na Copa São Paulo de Juniores e no Campeonato Paulista da Série A-2. Carlos Kabela e Marcelo Hartman celebraram uma parceria para administrar o esporte da emissora do São Manoel. A TV TODODIA também deverá mostrar os jogos do Rio Branco.
Folha 01/02
“Tenho Dito”
“Estamos procurando um novo Gersinho. Se alguém souber de um, é favor avisar.” Reinaldo Brugnerotto, presidente do União Barbarense, brincando com o fato de o time ainda não ter conseguido se acertar nos jogos-treino que fez visando o próximo Campeonato Paulista de Futebol. O meio-campista Gersinho marcou época no Leão da 13 na década de 1980.
Troféu Apagão
Para os parlamentares que decidiram não investigar a origem e a legalidade do dinheiro colocado pela MSI no Corinthians em nome de preservar a imagem do Brasil e sua intenção de realizar a Copa do Mundo de Futebol de 2014.
Troféu Gol de Placa
Para você que nos acompanhou durante todo o ano, enviou mensagens, riu ou teve vontade de chorar com os assuntos que abordamos, concordou ou discordou das nossas opiniões, mas não deixou de abrir o caderno de esportes do TODODIA ou acessar nosso espaço na Internet em todas as segundas-feiras, inclusive na última do ano.
Seja bem-vindo 2008!
José Flávio Scavassa é coordenador da Equipe Líder da Rádio Luzes da Ribalta (AM 1360), emissora integrante da Rede Jovem Pan Sat, e escreve às segundas-feiras.
e-mail: [email protected]





































































































































