Opinião Ederaldo Poy: A lenda da Zóquinha

Araras, SP, 04 (AFI) –
Era domingo, e a tarde ia chegando ao seu final, estava perto de acontecer mais uma partida do pacato Campeonato da Zóquinha.

A lenda contava que Zóquinha era uma mulher muito bonita, que sempre aparecia na época da colheita do milho e ficava fazendo alguns gracejos para os lavradores em meio à plantação. Mas dizem que nunca ninguém chegou a tocá-la, até porque tinham medo de se aproximar, pois era a cara do ‘Seu’ Formoso, dono da fazenda, mas que sempre um dos trabalhadores acabará sumindo em suas aparições.

Devido às histórias que contavam com a aparição de Zóquinha, ‘Seu’ Formoso resolveu promover todo ano na época da colheita do milho, o campeonato que levava o nome da bendita. Isso por não acreditar nas histórias da aparição da Zóquinha e por viver debochando de todos aqueles que diziam ter conhecido
de perto a dita cuja.

O horário da partida era às 5 da tarde, isso porque os atletas tinham que pegar pesado na agricultura – mesmo sendo domingo.

Depois de um dia cansativo, vinha o futebolzinho para tirar o estresse da vida no campo – apesar de que na fazenda o estresse era chamado de ‘saco cheio’. Desafiando os buracos e as barbas de bodes que tinham no campo e a escuridão da noite que começava a cobrir o sol, as equipes tentavam se equilibrar e buscavam o gol a todo tempo, o placar era de 5 a 4 para os Bóias Frias sobre a equipe da Enxada. Numa vacilada do goleiro do Bóia Fria, o zagueirão
Torniquete foi obrigado a dar um chutão na bola para não sofrer o gol de empate, e a pelota foi parar no meio do milhará.

Quando Simplício – mulato alto e goleiro do Bóia – foi buscar a pelotinha, acabou se deparando com Zóquinha. No primeiro momento ficou completamente estaqueado, mudou de cor, ficou loiro. Seus olhos não fechavam, sua boca estava completamente aberta e os cabelos que eram enrolados, estavam em posição de sentido. Depois de alguns segundos – que na verdade parecia uma eternidade – Simplício criou coragem e perguntou – Éééééééééé voooooocccccê meeeeeesmo Zóquinha?

A revelação foi surpreendente.

– Sim Simplício, sou eu. E nisso foi se aproximando até agarrá-lo, fazendo por desvendar a lenda. Era Antonieta, a mulher do ‘Seu’ Formoso, louca por sexo em meio ao matagal.

Um forte abraço a todos e um Feliz 2.008 !!!