EXCLUSIVO! São Caetano pode ficar sem adversário na Copa BR

00003 200Campinas, SP, 9 (AFI) – O São Caetano corre risco de ficar sem adversário na primeira fase da Copa do Brasil. Até sexta-feira, o Maranhão Atlético Clube, atual campeão maranhão, vai dar um parecer sobre sua participação ou não na competição nacional. A decisão está estritamente ligada a uma possível parceria. E é para isso que o técnico Vinícius Saldanha está na região de Campinas. Ele, que ainda não acertou com o clube maranhense para ser o comandante em 2008, já conversou com Luxemburgo, do Palmeiras, e Roberval Davino, do Guarani, mas até o momento, o panorama não é animador.

“Acho difícil o Maranhão participar da Copa do Brasil. Preferimos ficar de fora a que ser goleado logo na estréia. A diretoria do Maranhão é séria e não vai deixar o clube passar vergonha, porém, também não vai cometer loucuras para participar da Copa do Brasil”, afirmou o treinador, que iniciou a carreira no Moto Clube-MA, em 2000, quando tinha apenas 32 anos.

As conversas entre Saldanha e Maranhão começaram na última semana. Somente a partir dessa data que parcerias começaram a serem procuradas. O curto espaço de tempo é, segundo Vinicius, o principal motivo para o fracasso nas negociações.

“Sem parceria não dá para participar, mas está muito em cima da hora e não podemos cobrar os outros clubes. Precisamos de uma resposta urgente e no futebol não é assim. As coisas precisam ser planejadas. Conversei com o Luxemburgo, com quem tenho bom relacionamento, e ele me disse que para daqui a 15 dias quem sabe pode dar certo, mas não posso ficar nessa dependência. Com o Roberval foi a mesma coisa. Infelizmente, está complicado”, comentou.

O possível futuro técnico do Maranhão – só vai assinar contrato caso o time confirme participação na Copa do Brasil:

“Será bom para os dois lados assim”, disse ele -, tem uma ligação muito forte com o atual comandante do Guarani: foi auxiliar-técnico de Davino no Gama, em 2004, no título do Remo na Série C de 2005 e no América-SP, em 2006. Dedicado e perfecionista, Vinícius Saldanha estagiou com Vanderlei Luxemburgo no Campeonato Brasileiro de 2006.

Natural de São Luís do Maranhão, Saldanha teve passagens pelas categorias de base do Atlético-MG quando atuava como jogador – meia. “Joguei em vários times do Maranhão, mas nunca obtive grande sucesso”, revelou. Outra revelação do treinador foi o motivo da atual situação do MAC de Maranhão. Como um time, que é o atual campeão estadual, pode ficar de fora da Copa do Brasil?

“Após a conquista do título, os jogadores se supervalorizaram e preferiram ganhar mais dinheiro em outros clubes. Quase 90% dos jogadores deixaram o clube, e a diretoria não ia fazer loucuras para mantê-los, não faz parte da nossa filosofia. Vamos tentar essa parceria até o fim, sempre mantendo a conduta séria da direção. Sexta-feira será o dia D”, finalizou.

Se o Maranhão participar da Copa do Brasil, o jogo de ida está marcado para o dia 12 de fevereiro, às 21h30, em Maranhão. O São Caetano e outros times do Maranhão que podem ficar com a vaga aguardam com ansiedade.