Série A2: União S. João completa mais um ano e sonha alto

Araras, SP, 15 (AFI) – Com 27 anos completados na última segunda-feira, o União São João está confiante no acesso para voltar à elite estadual. No próximo sábado, às 17 horas, contra o América, fora de casa, a Ararinha inicia a caminhada no Campeonato Paulista da Série A2.

A diretoria do clube de Araras contratou o técnico Luiz Carlos Ferreira, que tem vários acessos em seu currículo, além de 15 jogadores para a disputa do estadual. Outro ponto importante foi a parceria com o agente FIFA, Cláudio Matsumura, que está realizando a parte de consultoria do clube.

Parabéns
Fundado em 14 de janeiro de 1981, o União São João de Araras completou 27 anos de história. Atualmente disputando a Série A-2 do Campeonato Paulista, a Ararinha ficou conhecida por ser uma “fabrica” de talentos, o maior de todos é o lateral esquerdo Roberto Caros, ex-Real Madri e Seleção Brasileira e atualmente no futebol turco.

Criado na década de 60 por funcionários da Usina São João e com total apoio da família Ometto, a equipe levava o nome da empresa e disputava nos finais de semanas jogos no campo que ficava dentro da usina e onde – na era profissional – recebeu os jogos da equipe e leva o nome de estádio Engenho Grande.

Na década de 80, com o Sr. Gilberto Ometto (já falecido) a frente, a equipe se tornou totalmente profissional e entrou na briga pelos acessos chegando à Primeira Divisão do Futebol Paulista em 1987. Desde então, foram muitas glórias.

Histórico em competições
Em seu histórico de competições oficiais, o clube disputou a 3ª Divisão do Campeonato Paulista em 1981; 2ª Divisão do Paulista de 1982 a 1987 e 2006; 1ª Divisão do Campeonato Paulista de 1988 a 2005; a 3ª Divisão do Campeonato Brasileiro em 1988, 2004 e 2005; 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro em 1989, 1992, 1996, 1998 a 2003 e a1ª Divisão do Campeonato Brasileiro em 1993, 1994, 1995 e 1997.

Títulos
Apesar de ter apenas 27 anos, o União São João acumula vários títulos importantes como as conquistas do Campeonato Brasileiro da Série B em 1996 e o da Série C em 1988. Em 2002 foi vice-campeão Paulista da Série A-1 e Campeão da Série A-2 em 1987. Foi campeão da Copa Benedito Teixeira em 1991 em São José do Rio Preto e provando que as bases do clube sempre tiveram tradição acumula dois títulos da categoria Sub-20 do Paulista em 1996 e 2001.

Ranking
Atualmente a Ararinha ocupa a posição 61º no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com 267 pontos.

Estádio
O União São João possui estádio próprio, localizado na Zona Leste da cidade de Araras, além de um centro de treinamento e alojamentos localizados nas adjacências do estádio. O Estádio Dr.Hermínio Ometto tem capacidade para 22 mil pessoas, mas atualmente, com as novas normas de segurança nos estádios, não recebe público superior a 16 mil pessoas. Foi inaugurado em 18 de Maio de 1988 com o empate, por 1 a 1, entre o União São João e o Botafogo pelo Campeonato Paulista da Série A-1.

O estádio tem como seu recorde de público a partida União São João 1 x 1 Santos em 28 de Maio de 1995, quando 21.497 pessoas viram esta partida válida pelo Campeonato Paulista daquele ano.

Foi nesse estádio que Rogério Ceni, goleiro com maior número de gols da história do futebol, marcou seu primeiro gol, em 15 de fevereiro de 1997, na vitória do São Paulo Futebol Clube sobre o União São João por 2×0.