Grandes dominam cota de transmissão da TV neste Paulistão
Campinas, SP, 15 (AFI) – Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos, são, respectivamente, os clubes que mais terão jogos televisionados no Campeonato Paulista de 2008.
Os quatro são os clubes que despertam maior interesse comercial na mídia e, portanto, detêm índices maiores de direito de imagem dentre os clubes paulistas. Além de cada um deles receber R$ 7 milhões de imagem neste Paulistão 2008, as transmissões da Rede Globo e Sportv são dominadas pelos quatro grandes. Dos 19 jogos da primeira fase da competição, o Corinthians terá 14 jogos transmitidos, sendo 13 pela Globo e um pelo Sportv. O São Paulo terá 12 jogos televisionados, 10 na Globo e 2 no canal fechado.
O Palmeiras é o terceiro na preferência da TV, e contará com 7 exibições na Globo e 4 na Sportv. Já o Santos, que, segundo a Folha de S. Paulo, apresentou índices altos de audiência em TV aberta (somadas transmissões da Globo e Band) ano passado, com média de 29,9 pontos no IBOPE por partida, aparece apenas em quarto e terá menos transmissões da Globo neste paulistão, apenas 4 jogos, além de 12 na Sportv.
Os outros 16 clubes que disputam o Paulista este ano, tanto os do interior do estado, quanto os outros dois da capital, Portuguesa e Juventus, receberão de direito de imagem cerca de R$1,3 milhão cada. Porém, este valor é questionado pelos clubes do interior que exigem quantia maior da Federação Paulista de Futebol.
Um deles é a Ponte Preta, que, surpreendentemente, será o quinto clube a ter maior número de jogos televisionados. A Macaca terá 5,2% de suas partidas com transmissão ao vivo e 9,5% delas transmitidas em canal fechado. Serão 3 jogos transmitidos pela Globo e 6 pelo Sportv. Assim, a direção da Ponte pretende conseguir verbas de imagem maiores junto à Federação paulista.
Os torcedores dos demais clubes que quiserem acompanhar os jogos terão que aderir ao pacote pay-per-view, oferecido na Net e Sky.
A briga dos clubes por altos valores nestes direitos de imagem ajuda a negociar cotas de patrocínio, que podem crescer conforme exposição do clube na mídia. Para o consultor e professor de marketing e gestão no esporte Amir Somoggi, em entrevista ao blog http://craquedeblog.blogspot.com/, este retorno financeiro não reflete a realidade e deve ser usado para medir o retorno financeiro para as marcas corporativas e não para os clubes. Além disso, Amir acredita que os clubes e seus respectivos patrocinadores devem criar alternativas às cotas de TV utilizando-se de outras mídias como internet, telefonia móvel, games, entre outros.
O Paulistão 2008 começa nesta quarta-feira e o jogo transmitido pela Globo será Santos x Portuguesa às 21:45 hs, enquanto a Sportv trará Ponte Preta x Ituano às 19:20 hrs.





































































































































