Empresa de telefonia quer crescer com times do interior

Campinas, SP, 18 (AFI) – A Embratel está patrocinando sete clubes de futebol do interior do Estado de São Paulo. A ação contempla os times: Bragantino, Noroeste, Barueri, Guaratinguetá, Rio Preto e Sertãozinho, na Série A1, e o XV de Jaú na Série A2.

Os clubes contarão com o patrocínio durante todo o Campeonato Paulista de 2008, que terá início em 16 de janeiro e término em 4 de maio. É a segunda vez que a Embratel realiza este tipo de ação, com o objetivo de valorizar ainda mais o interior do Estado de São Paulo, considerado um pólo de crescimento importante no País. Este ano, a novidade é incluir a logomarca do Livre, produto que tem se tornado cada vez mais um sucesso na Embratel e possui grande apelo nessas cidades.

O patrocínio inclui a exibição da logomarca do Livre nas camisas oficiais e de treino das equipes: Noroeste, Esporte Clube XV de Jaú, Barueri, Rio Preto e Sertãozinho. Já o código 21, da Embratel, estará presente nas camisas dos times: Bragantino e Guaratinguetá. Os jogadores estrearão o novo uniforme na segunda quinzena de janeiro, quando começará a disputa pelo título.Conheça um pouco sobre os times:

Bragantino
A trajetória como equipe profissional foi iniciada na Segunda Divisão do Paulista de 1949. Após disputar por 15 anos sem sucesso, o time conquistou o título de campeão da Segundona, em 1965. Contudo, foi rebaixado novamente, mas voltou para a Primeira Divisão com a conquista do título da Segunda Divisão, em 1988.

As principais conquistas foram o título paulista de 1990 e o vice-campeonato brasileiro de 1991, além da Copa Conmebol, em 1992. Após três anos, o time foi rebaixado e ficou 10 anos fora da elite do futebol paulista, voltando apenas no ano de 2006. Na última edição do Estadual, chegou até a semifinal, quando foi eliminado pelo Santos.

Noroeste
Fundado em setembro de 1910, com o nome de Sport Club Noroeste, o time, apelidado de Norusca, disputou seu primeiro campeonato da Segunda Divisão, em 1948.
Obteve o primeiro título em 1953. Em 1960, fez sua melhor campanha no Paulistão. Em 1966, foi rebaixado e só alcançou novamente a divisão principal do futebol paulista em 1970. Em 1978, o time disputou o Campeonato Brasileiro. Em 1999, a equipe caiu novamente para a série A3. Em 2004, conquistou o acesso à série A2. Em 2005, voltou à Primeira Divisão do Campeonato Paulista de Futebol, assegurando sua vaga no Brasileirão da série C, além de conquistar também o campeonato da Federação Paulista de Futebol, que levou o time à Copa do Brasil.

Barueri
O Grêmio Recreativo Barueri (GRB) foi fundado em março de 1989. Na categoria profissional, foi o terceiro colocado no Campeonato Paulista, na série B3, em 2002. Em 2003, foi Vice-Campeão Paulista, da série B2 e, em 2005, Campeão Paulista, série A3.
Apesar do pouco tempo de vida, o clube é uma das sensações do futebol paulista, ao alcançar acessos consecutivos a divisões superiores. Atualmente, além do Paulistão, o time de Barueri disputa a Série B do Brasileirão.

Guaratinguetá
O Guaratinguetá Esporte Clube, conhecido como Tricolor do Vale, foi fundado em outubro de 1998. Em 2000, o time alcançou a terceira colocação na Liga Rio de Janeiro – São Paulo e teve acesso à divisão B1. Em 2002, a equipe chegou à série A3 do Campeonato Paulista e, em 2004, teve acesso à série A2. No ano seguinte, o clube passou por uma reestruturação e, em 2006, o Guaratinguetá alcançou a série A1 do
Campeonato Paulista 2006/2007.
O clube é apontado como referência no futebol moderno, sendo um dos poucos realmente transformados em empresa, após a Lei Pelé. Na última edição, a equipe ganhou o título de campeã do interior.

Rio Preto
O Rio Preto F. C. foi fundado no dia 21 de abril de 1919 e sua primeira apresentação foi contra o Clube Atlético Imperial da cidade de Taquaritinga. Somente em 1963 veio o primeiro título, de campeão da Segunda Divisão de Profissionais da Federação Paulista de Futebol.

O título mais importante da história do clube veio em 1999, quando venceu a Série A3. Em 2006, o clube foi vice-campeão da Série A3 do Campeonato Paulista e pela primeira vez atingiu a Série A1 do futebol do Estado.

Sertãozinho
O time de futebol se profissionalizou em 1970 e, no ano de 2007, estreou na Primeira Divisão. Campeão da A3, subiu à A2 em 2004 (perdeu o título para o Barueri, que fez 4 a 0) e conquistou, em 2006, o direito de disputar a Primeira Divisão do Campeonato Paulista.

XV de Jaú
Conhecido também como Galo da Comarca, o XV de Jaú é um dos mais tradicionais times de São Paulo, com 82 anos de história. Desde sua fundação, acumulou títulos como Campeonato Paulista Primeira Divisão Categoria SUB-20/2005, Vice-Campeonato do Torneio Início do Paulistão/84, Campeonato Invicto da Fase Final da Primeira Divisão de 1976, reascendendo à antiga Divisão Especial.